Documentário sobre o artista plástico René Magritte chega à TV brasileira com estreia no Canal Curta!

No dia 2 de junho, o Canal Curta! estreia "Magritte, Noite e Dia", documentário inédito na TV brasileira, que traça um panorama sobre a vida do artista belga René Magritte. O longa tem direção de Henri Gerlache e é um retrato da trajetória pessoal e profissional do pintor, que foi um dos maiores nomes do surrealismo. A produção evidencia as contradições e os mistérios que rondam o trabalho de Magritte e aborda suas características marcantes, como a representação de objetos reais com atribuições incomuns. A atração vai ao ar na Terça das Artes, às 23h.

A Segunda da Música apresenta o auge e a decadência de um dos maiores nomes da música brasileira, Humberto Teixeira. Dirigido por Lírio Ferreira, "O Homem que engarrafava nuvens" conta a história do baião ao narrar a trajetória do músico que assina a autoria de clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô". A produção acompanha Denise Dummont, filha de Teixeira, em uma viagem em busca de mais informações sobre a vida do pai. Sucesso na década de 50, ele ficou marcado como o criador do baião, mas teve sua ascensão meteórica ofuscada pelo parceiro Luís Gonzaga, que eternizou com sua voz as canções do compositor.

Com direção de Bruno Nuytten e Serge July, "O Último Tango em Paris" é a atração da série "Filmes que Marcaram Época", na Quarta do Cinema, dia 3 de junho. Com entrevista do diretor Bernardo Bertolucci, o episódio conta os bastidores do longa erótico de 1972 e analisa a polêmica na imprensa internacional e a censura imposta em alguns países devido ao conteúdo considerado impróprio. No mesmo dia, o A Vida É Curta! estreia "Macau, do jeito que sua alma entende", do diretor Daniel Tupinambá, um registro sobre o lançamento do primeiro disco de Macau, com participação de Sandra de Sá, que deu voz à principal canção do músico, "Olhos Coloridos".

Já o programa "Livros que Amei" traz o compositor e escritor Fausto Fawcett, que revela um pouco sobre suas obras literárias preferidas. O filósofo José Thomaz Brum e o escritor Luiz Carlos Maciel contextualizam as escolhas do jornalista, que elegeu como preferidas as obras "Eu", de Augusto dos Anjos, "Trópico de Capricórnio", de Henry Miller, e "Breviário de Decomposição", de Cioran. O episódio será exibido na Quinta do Pensamento, dia 4 de junho.

Antes de ascender como líder nazista, Hitler tinha uma relação com a arte e até produziu gravuras que foram usadas como modelos arquitetônicos. Ao chegar ao poder, essa ligação se manteve, sendo a arte uma das principais ferramentas da propaganda política do governo. No período entre guerras, a arte moderna foi considerada ameaça e associada ao bolchevismo e aos judeus. No dia 5 de junho, o Canal Curta! exibe a primeira parte de "Arquitetura da Destruição", premiado documentário que mostra como a arte serviu a Hitler e a seu ideal de limpeza social. Ainda na Sexta da Sociedade, vai ao ar o primeiro episódio da série "Tempos de Rebeldia: As Origens da Rebeldia Cultural". O diretor Kevin Alexander traz à tona o início do pensamento contestador, usando marcos históricos como referências, como os tempos de boemia, o romantismo europeu do século XIX e o movimento punk.

SEGUNDA DA MÚSICA
"O Homem que engarrafava nuvens" (documentário)
A história do baião através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o "doutor do baião". Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 50, mas foi sempre eclipsado por seu parceiro Luiz Gonzaga. Na década seguinte, com o surgimento da bossa nova, o baião caiu na obscuridade.
Diretor: Lírio Ferreira
Duração: 106 min. Ano: 2008
Exibição: 1º de junho, segunda-feira, às 21h
Horários alternativos: Dia 2 de junho, terça-feira, à 1h e às 15h/ Dia 3 de junho, quarta-feira, às 9h/ Dia 6 de junho, sábado, às 22h/ Dia 7 de junho, domingo, às 10h
Classificação: Livre

TERÇA DAS ARTES
"Magritte, Noite e Dia" (documentário)
As memórias e os lugares que o artista visitou são evocados nesse documentário, que traz uma visão geral da vida pessoal e artística de Magritte.
Diretor: Henri de Gerlache
Duração: 53 min. Ano: 2012
Estreia: 2 de junho, terça-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 3 de junho, quarta-feira, às 3h e às 17h / Dia 4 de junho, quinta-feira, às 11h / Dia 7 de junho, domingo, às 23h/ Dia 30 de junho, às 23h
Classificação: Livre

QUARTA DO CINEMA
Filmes que Marcaram Época - "O Último Tango em Paris" (documentário)
Depois de "O Conformista", Bernardo Bertolucci filmou em Paris, em 1972, um homem e uma mulher sozinhos em um apartamento vazio, uma fábula da libertação sexual e a queda de um homem que não deixa de ter semelhanças com Marlon Brando. Ninguém escapa ileso dos excessos da filmagem: nem o diretor, nem o ator principal americano, nem Maria Schneider, que sofreria com o sucesso internacional e os escândalos que o acompanhariam. Retrato da era dos incandescentes anos de libertação de todas as sexualidades, ao ritmo da Guerra do Vietnã, do terrorismo palestino e do declínio das políticas esquerdistas na França.
Diretor: Bruno Nuytten e Serge July
Duração: 52 min. Ano: 2013
Exibição: Dia 3 de junho, quarta-feira, às 21h
Horários alternativos: Dia 4 de junho, quinta-feira, à 1h e às 15h/ Dia 5 de junho, sexta-feira, às 9h/ Dia 6 de junho, sexta-feira, às 19h/ Dia 7 de junho, às 7h
Classificação: 10 anos

A VIDA É CURTA! – "Macau, do jeito que sua alma entende" (estreia), "Viva Volta" e "Conversa de Botequim
Com o tema groove, o A Vida É Curta! desta semana estreia "Macau, do jeito que sua alma entende", no dia 3 de junho, com direção de Daniel Tupinambá. O documentário registra o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção "Olhos Coloridos", imortalizada na voz de Sandra de Sá, que também faz uma participação no filme. Na sequência, "Viva Volta", da diretora Heloísa Passos, reúne Raul de Souza, Maria Bethânia e Jaime Alem para relembrar a produção de 1969, "Saravah", dirigido por Pierre Barouth. "Conversa de Botequim", de Luiz Carlos Lacerda, fecha o programa, com um retrato de João da Baiana, sambista brasileiro que conta a história do samba, desde o começo, ao lado de pioneiros como Donga e Pixinguinha.
Exibição: Dia 3 de junho, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 4 de junho, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 5 de junho, sexta-feira, às 8h/ Dia 6 de junho, sábado, às 6h/ Dia 7 de junho, domingo, à 1h

QUINTA DO PENSAMENTO
Livros que amei: Fausto Fawcett (Documentário)
O compositor e escritor Fausto Fawcett apresenta suas escolhas para a série Livros que Amei: "Eu", de Augusto dos Anjos "Trópico de Capricórnio", de Henry Miller e "Breviário de Decomposição", de Cioran. José Thomaz Brum, filósofo, e Luiz Carlos Maciel, escritor, ajudam a contextualizar as obras escolhidas.
Diretor: Suzana Macedo
Duração: 27 min. Ano: 2013
Exibição: Dia 4 de junho, quinta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 5 de junho, sexta-feira, à 0h e às 14h / Dia 6 de junho, sábado, às 21h30m / Dia 7 de junho, domingo, às 9h30m/ Dia 8 de junho, segunda-feira, às 8h
Classificação: Livre
CURTA! RELÂMPAGO: "O Tigre e a Gazela" (documentário)
As fisionomias, os gestos e as falas de mendigos, pedintes, loucos e foliões que passam pelas ruas de São Paulo. Os sons e imagens são ilustrados com extratos de Frantz Fanon.
Diretor: Aloysio Raulino
Duração: 15 min. Ano: 1976
Exibição: Dia 4 de junho, quinta-feira, às 23h30m
Horários alternativos: Dia 5 de junho, sexta-feira, às 3h30m e às 17h30m / Dia 8 de junho, segunda-feira, às 11h30m
Classificação: 14 anos

SEXTA DA SOCIEDADE
"Arquitetura da Destruição" (Documentário)
"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e, na verdade, representavam as deformações genéticas existentes na sociedade, em oposição ao ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.
Diretor: Peter Cohen
Duração: 35 min. Ano: 1989
Exibição: Dia 5 de junho, sexta-feira, às 18h
Classificação: 14 anos
"Tempos de Rebeldia: As Origens da Rebeldia Cultural" (documentário)
Dos tempos da boemia ao romantismo europeu do século XIX, o documentário busca compreender as raízes do pensamento contestador.
Diretor: Kevin Alexander
Duração: 50 min. Ano: 1998
Exibição: Dia 5 de junho, sexta-feira, às 19h20m
Horários alternativos: Dia 6 de junho, sábado, às 13h/ Dia 7 de junho, domingo, às 5h/ Dia 8 de junho, segunda-feira, às 12h50m/ Dia 9 de junho, terça-feira, às 6h50m
Classificação: 14 anos
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado