Plebe Rude fala sobre a música brega no palco do Showlivre.com
O programa também recebe as bandas Scalene, Stop Play Moon e Pure. Inédita, a atração vai ao ar neste sábado (26/9), às 23h, na TV Cultura
São Paulo, 25 de setembro de 2015 – O próximo Showlivre.com, que vai ao ar neste sábado (26/9), às 22h, na TV Cultura, abre espaço para a música brega e bandas influenciadas por ela. Para falar sobre o gênero, os apresentadores Clemente Nascimento e João Vicente Seno recebem as bandas Plebe Rude e Slade. Também participam da atração inédita os grupos Scalene, Stop Play Moon e Pure.
O brega, parte da cultura Kitsch, inicialmente era caracterizado como músicas melosas e sem arranjos elaborados, supostamente "cafonas" ou de mau gosto. No entanto, a falta de características específicas fizeram com que o brega se tornasse objeto de discussão entre especialistas e profissionais. Há quem diga, inclusive, que ele é mais um adjetivo do que propriamente um gênero. Seguindo essa linha, os apresentadores refletem sobre a questão ao longo do programa e mostram que a breguice é algo totalmente subjetivo.
Os grupos Plebe Rude e Slade, que já foram consideradas representantes do estilo musical, participam doShowlivre.com e batem um papo com Clemente e João. Já as bandas Scalene, Stop Play Moon e Pure ficam responsáveis por fazer a antítese ao gênero.
O programa ainda mostra diversos artistas influenciados pelo brega, como Wander Wildner, criador do punk brega; Felipe Cordeiro, que transformou o brega em objeto de culto; Raimundos; e Daniel Groove. Outros artistas retratados são Miro de Melo e a bandas Bregapunks, SambaBen, Cheiro de Calcinha e Hell Oh!.
Comentários