Episódio inédito da série “Super Libris” desvenda a literatura fantástica


 

Eduardo Spohr aborda o tema no dia 28/12, segunda, às 21h, no SescTV

 Eduardo Spohr. Foto: Divulgação.

 

SescTV apresenta A Fantasia Faz o Carnaval, que discute a literatura fantástica no Brasil e no mundo. O episódio é inédito e integra a série Super Libris. Com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, o programa vai ao ar no dia 28/12, segunda, às 21h, no SescTV e apresenta entrevista com o escritor Eduardo Spohr, que comenta as principais características desse gênero da literatura.

 

Para Spohr, o que torna a literatura fantástica interessante é sua relação com o mundo real. "É poder levar a gente para fora do mundo, mas que também possua metáforas que se comuniquem com o mundo real", diz. Autor dos livros A Batalha do Apocalipse e Filhos de Éden, Eduardo também comenta que além das metáforas, muitos leitores conseguem se identificar com os personagens, pois, para ele, dentro de nós coexistem vilões, heróis e outros arquétipos da literatura.

 

O escritor explica que a fantasia pode ser relacionada não somente aos contos de fadas, mas também à mitologia. E por isso é errado dizer que esta é um privilégio somente das crianças. "A fantasia te permite sonhar. E acho que todo mundo deve continuar sonhando sempre". Eduardo ainda relaciona a importância da mitologia à elaboração das histórias, dizendo que um dos fatores positivos do Brasil para um romancista é a incorporação de diferentes mitologias do mundo. "No Brasil há uma facilidade em relacionar-se com outras culturas", comenta.

 

A possibilidade de brincar com a realidade é, para Eduardo, um dos maiores prazeres em escrever livros de fantasia. Recriar suas regras e seus conceitos é um grande desafio, mas também uma grande satisfação. "Você tem a possibilidade de trabalhar com as regras e os conceitos que criou para o livro", diz. O escritor também discute o futuro da literatura fantástica.

O escritor participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual fala sobre ambiente e processo de trabalho e porque o faz, e doPrimeira impressão, onde sugere os livros de Robert E. Howard, famoso pelo personagem Conan, o Bárbaro. Além desses, o episódio apresenta os quadros: Orelhas, sobre os escritores Isaac Asimov e Aldous Huxley; Prefácio, com a pesquisadora do Laboratório de Educação Sandra Medrano, que indica o livro História sem Fim, de Michael Ende; e Quarta Capa, no qual a internauta Verônica Valadares comenta o livro O Hobbit, de J. R. R. Tolkien.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado