Entenda o que são as calorias dos alimentos e a melhor forma de queimá-las em The Truth About Calories, atração do canal BBC Earth, dia 22 de dezembro


 

 O médico britânico Dr. Chris Van Tulleken conversa com especialistas sobre 
o poder das calorias no aumento ou na perda de peso e 
compara formas mais eficientes de eliminá-las

 



Um dos momentos mais aguardados nas festas de final de ano é a ceia. Peru, pernil, castanhas e muitas sobremesas compõem as mesas nesta época. Muitas pessoas se preocupam com a quantidade de calorias a serem ingeridas nestes banquetes e também  com a possibilidade de ganho de peso. Mas de onde vêm as calorias? Como são calculados seus valores? E qual é a melhor forma de queimá-las? Será possível reduzir as calorias dos alimentos modificando a forma de preparo?

As respostas para estas e outras perguntas serão apresentadas pelo médico e pesquisador britânico Dr. Christoffer Van Tulleken no documentário The Truth about Calories, que vai ao ar no canal BBC Earth na terça-feira, 22 de dezembro, à meia-noite, com reapresentação dia 23, quinta-feira, às 12h25 e às 18h05.

The Truth About Calories revela que você não precisa comer menos se souber se alimentar de forma mais adequada. A regra de ouro é consumir apenas o que é necessário para ser gasto durante o dia. O britânico Dr. Jason Gill, especialista na queima de calorias da Universidade de Glasgow, explica estes números e como os tamanhos das pessoas e suas atividades influenciam na quantidade de energia consumida.

Dr. Gill é o consultor do divertido "Desafio da Caloria", uma disputa entre casais proposto pelo documentário.  Depois de consumir 600 calorias no café da manhã, cada um vai gastar a energia consumida de forma diferente: um casal vai à academia enquanto outro limpa a casa e o terceiro fica sentado no sofá durante toda manhã. Os resultados variados trazem explicações surpreendentes.

As calorias são a energia nos alimentos, como gorduras, proteínas e carboidratos. Visitando uma fazenda, o Dr. Van Tulleken ilustra como a energia da luz do sol é transformada nas calorias de alimentos como batatas e maçãs.  No mundo contemporâneo das dietas, dos planos de educação alimentar e das comidas prontas, calorias são os números que indicam se um alimento pode contribuir para a elevação do peso.

O documentário revela como as empresas calculam os números impressos nas embalagens e quantas calorias equivalem a um grama de carboidratos, proteínas e gorduras.  Mas os números estão corretos? Com o objetivo de responder a esta pergunta, Chris compra diferentes alimentos em diversos supermercados e leva todos para uma análise em um laboratório independente. A investigação mostra que pode existir uma grande diferença entre as calorias reais dos produtos e o que está escrito nas embalagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado