‘ATRAVÉS DO VÉU: SOBREVIVENDO À IGREJA A LUZ DO MUNDO’, SÉRIE DOCUMENTAL ORIGINAL DA HBO ESTREIA NO DIA 6 DE DEZEMBRO


 

A série é um olhar assustador sobre os abusos dentro da mega-igreja mexicana
 


 

ATRÁS DO VÉU: SOBREVIVENDO À IGREJA A LUZ DO MUNDO, a série documental original da HBO está chegando em breve na HBO e HBO Max. Com três episódios, a produção foi dirigida pela premiada cineasta Jennifer Teixeira ("P.S. Burn This Letter Please") e produzida por Alex Gibney Jigsaw Productions em associação com Law & Crime Productions, estreará os dois primeiros episódios na terça-feira, 6 de dezembro, e o terceiro chegando em 7 de dezembro na HBO. Todos os três episódios da série estarão disponíveis para transmissão na HBO Max em 6 de dezembro, em conjunto com a estréia da televisão.
 

A série documental explora a terrível, mas relativamente desconhecida, história da Igreja Cristã da Luz do Mundo (LLDM) e o abuso sexual que dezenas de membros, muitos deles menores, afirmam ter sofrido nas mãos de seus sucessivos líderes, conhecidos como os "Apóstolos".
 

Contada do ponto de vista dos sobreviventes, que se reuniram em Reddit para compartilhar suas histórias de abuso, a série conta a história de um dos mais poderosos grupos religiosos não apenas no México - onde foi fundada - mas também nos Estados Unidos, enquanto dá voz aos homens e mulheres que tiveram a coragem de se levantar e denunciar os crimes hediondos.
 

Sob o pretexto de ser a única verdadeira igreja que oferece salvação eterna, LLDM - que afirma ter congregações em mais de 50 países e mais de cinco milhões de seguidores - foi fundada em 1926 por Aaron Joaquin Gonzalez. Joaquín González foi sucedido por seu filho e depois por seu neto, daí o nome dos três apóstolos que afirmam ter sido nomeados por "revelação divina".
 

Agora, dezenas de ex-membros se apresentaram para descrever como os Apóstolos construíram e mantiveram um sistema de recrutamento e aliciamento de crianças para abusos. A série culmina com os eventos que levaram à prisão do atual Apóstolo, Naasson Joaquín García, em 2019, e seu contínuo julgamento, lançando luz sobre uma história que foi praticamente ignorada pela grande mídia, e ilustrando o poder positivo da mídia social para unir e dar agência aos sobreviventes.
 

ATRÁS DO VÉU: SOBREVIVENDO À IGREJA A LUZ DO MUNDO desdobra-se através de uma combinação de entrevistas emocionantes com sobreviventes e outros ex-membros do LLDM - muitos dos quais estão falando pela primeira vez - e filmagens nunca antes vistas, enquanto revela uma verdade íntima, atual, através de declarações desoladoras do tribunal das vítimas durante a sentença.
 

Veja sinopses dos episódios:

 

Capítulo 1: "Escuridão na Luz do Mundo".
Data de estreia: TERÇA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO

 

Em 2017, ex-membros da LLDM formaram uma comunidade online na Reddit para compartilhar histórias de abuso nas mãos dos venerados "Apóstolos" da igreja. Educados como crianças e psicologicamente presos dentro de uma sociedade de culto, através de doutrinação, pressões familiares e dogmas religiosos estritos, eles foram ensinados a entregar seu livre arbítrio (mente, corpo e alma) em troca da salvação eterna. A comunidade de sobreviventes se expande e aumenta a conscientização à medida que a igreja cresce em proeminência e se espalha globalmente.

 

Capítulo 2: "Incondicional".
Data de estreia: TERÇA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO

 

Apesar da expansão do poder e da influência da igreja, os premiados jornalistas de investigação Rhonda Schwartz e Brian Ross conseguiram relatar o escândalo de décadas atrás. Como resultado, a polícia começou a tomar consciência. Arriscando sua própria segurança, ex-membros da LLDM se apresentam para falar enquanto a igreja planeja construir uma comunidade fundamentalista na Geórgia, EUA.

 

Capítulo 3: "Luta pela Justiça".
Data de estréia: QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO

 

Em 2019, o "apóstolo" titular da LLDM, Naasón Joaquín García, é preso junto com duas de suas supostas servas e acusado de crimes relacionados a cinco mulheres não identificadas. Em uma dolorosa reviravolta para as vítimas de Joaquin Garcia, os promotores inesperadamente lhe oferecem um acordo que priva as vítimas de seu dia no tribunal. Embora Joaquin Garcia seja condenado a apenas 16 anos e oito meses de prisão, os sobreviventes estão determinados a continuar lutando pela justiça enquanto lidam com seu trauma.

 

HBO Documentary Films apresenta ATRÁS DO VÉU: SOBREVIVENDO À IGREJA A LUZ DO MUNDO. A série documental é dirigida por Jennifer Teixeira, sob a produção de John Jordan. É também produzido por Stacey Hoffman, Richard Perello, Rhonda Schwartz, Brian Ross, Evan Lerner e Alex Lowry. Do lado da HBO, com produção executiva por Nancy Abraham, Lisa Heller e Sara Rodriguez.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado