Canal Brasil exibe programação especial em homenagem a Adoniran Barbosa na data que marca os 100 anos de sua morte


Sequência de filmes será exibida dia 23 de novembro a partir das 18h

 

Cena de "Adoniran - Meu nome é João Rubinato" - Crédito: Divulgação

 

O compositor, cantor, comediante e ator brasileiro João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, será homenageado pelo Canal Brasil na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, data que marca o centenário de sua morte. Será exibida uma dobradinha de filmes dirigidos por Pedro Serrano, a partir das 18h, com o documentário "Adoniran - Meu nome é João Rubinato", seguido de "Dá Licença de Contar", às 19h35.

 

Em "Adoniran - Meu nome é João Rubinato", o artista e sua obra são revisitados através de imagens de arquivo de seus shows e entrevistas dele e de outros artistas, além de ter como pano de fundo a cidade de São Paulo, que inspirou fortemente a obra de Adoniran. No curta "Dá Licença de Contar", o diretor cria uma brincadeira ao colocar Adoniran dentro do contexto de suas obras, em pontos de São Paulo nos anos 1950 que inspiraram suas canções.

 

A obra de Adoniran Barbosa firmou sua importância no samba a partir do momento em que o compositor trouxe o samba paulistano para a cena nacional. Ele inovou e trouxe o vocabulário e os sotaques misturados dos operários imigrantes e deu luz e voz para questões relevantes sociais vividas por eles na cidade, naquela época. Sua música ficou conhecida ao ser gravada pelos Demônios da Garoa, nos anos 1950, e um tempo depois por Elis Regina, que popularizou a canção "Tiro ao Álvaro".

 

Adoniran, Meu Nome É João Rubinato (2018) (92')

[Maratona Adoniran Barbosa]

Horário: Quarta, 23/11, às 18h

Classificação: 12 Anos

Direção: Pedro Serrano

Sinopse: Adoniran Barbosa carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. Descubra um personagem multifacetado, que retratou a sua São Paulo em canções e personagens de rádio.

 

Adoniran, Meu Nome É João Rubinato (2015) (17')

[Maratona Adoniran Barbosa]

Horário: Quarta, 23/11, às 19h35

Classificação: Livre

Direção: Pedro Serrano

Sinopse: O filme é baseado na letra do famoso compositor de samba brasileiro Adoniran Barbosa, seguindo a estética de seu tempo. Fatos e personagens notáveis de suas canções nos levam através da história, um retrato da cidade de São Paulo na década de 50, um lugar cheio de música, histórias de amor e gentrificação (pessoas pobres sendo despejadas de seus lugares para construir grandes edifícios), temas frequentemente explorados na obra de Adoniran, sempre com um bom toque de humor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio