Rádio Cultura Brasil: Programação de 6 a 12/12

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil

Domingo, 06 de dezembro de 2009, às 14h

Apresentação: Solano Ribeiro

Produção: Eduardo Weber

 

Samba que não parece samba, mas é samba

 

Samba que não é samba. Músico que é filho de músico. Elogio de quem quando novo era elogiado a quem aguarda o estrelato. A previsão do sambista para o futuro do samba. É assim essa edição idealizada e apresentada por Solano Ribeiro.

 

O músico carioca Edu Krieger faz a profecia que "em seis ou sete anos a Lapa, reduto de resistência dos sambistas, estará às moscas. O cavaco, o pandeiro e o tamborim serão instrumentos fora de moda". Certo ou errado? O certo é que ele está presente com sua voz e seu violão de sete cordas em seu novo trabalho solo, Correnteza, que você vai conhecer em detalhes.

 

Caetano Veloso afirmou: "Ela parece que já nasceu com a música. A primeira coisa que sua voz faz é produzir a nota. Isso é bom. Traz felicidade para quem está ouvindo. Uma das mais belas vozes femininas". Caetano Veloso fala de Márcia Lopes, que a conheceu em São Paulo, no Baretto. Agora é a vez de você conhecer a cantora, saber mais do CD Bonita.

 

O músico que é filho de músico nesta edição é o Rafa Barreto. Filho de Vicente Barreto (de "Morena Tropicana"), Rafa Barreto já trabalhou com Chico César e o Quinteto em Branco e Preto. Agora lança seu primeiro disco solo, Entre Becos, com repertório assinado por ele e seus parceiros, como Vinicius Calderon e Fábio Barros.

 

Chorume é o título do CD da banda Numismata. O grupo diz ter criado o "krautrock". É uma mescla de samba e rock, mas dizem que não é samba-rock, com temperos psicodélicos e latinos.

 

 

78 R.P.M

Domingo, 6 de dezembro de 2009, às 20h

Apresentação: Biancamaria Binazzi

 

Descobrindo Tom em 78 r.p.m.

 

Lembrando os 15 anos da morte de Tom Jobim, que serão completados no próximo dia 8 de dezembro, a Rádio Cultura Brasil vai apresentar alguns registros do início da carreira do compositor, dos tempos em que assinava os arranjos da gravadora Continental, também acompanhando os músicos ao piano.

 

O programa tem como ponto central o período entre 1954 e 1958, em que a música brasileira vivia a transição do Samba Canção para a Bossa Nova. Nesta edição, você vai poder ouvir canções celebrizadas por João Gilberto e Nara Leão, entoadas a plenos pulmões por Vicente Celestino, Carlos Augusto e Diana Montez.

 

A homenagem a Antonio Brasileiro teve como fonte principal a coleção Tom Jobim Raros Compassos, lançada pela Revivendo. Entre os registros recuperados, uma versão sertaneja para Eu não existo sem você, interpretada pela dupla Mara e Cota. O programa revela a real identidade das cantoras, que não tinham nada de caipiras, e participaram ativamente do lançamento da Bossa Nova.Tereza da Praia, um dos primeiros grandes sucessos de Tom Jobim, será apresentada em sua gravação original de 1955, por Dick Farney e Lucio Alves, com arranjo do próprio compositor.

 

Turma do Gramofone, representada por Mario Reis, Orlando Silva e Isaura Garcia, também presta sua homenagem a Tom Jobim em registros tardios dos anos 1960. Encerrando o programa, a célebre gravação de Chega de Saudade, por João Gilberto, em 78 rotações. Nas palavras de Ruy Castro "um minuto e cinqüuenta e nove segundos que mudaram tudo!".

 

 

Veredas

Segunda-feira, 07 de dezembro, às 20h

Produção e apresentação: Julio de Paula

 

Rumos da tradição

 

A compilação Rumos Música, do Itaú Cultural, é tema desta edição do Veredas. Dos 228 selecionados pelo projeto entre 2007 e 2009, o produtor e apresentador Julio de Paula traz uma seleção de artistas brasileiros. Dona Maria do Horto (lavadeira cearense do Crato), Alessandra Leão (cantora da cena pernambucana), além das guitarradas do La Pupunha (Pará) integram o programa.

_________________________________________________________________________________________________________

 

Programa do Estudante

Sábado, 12 de dezembro de 2009, às 10h

Apresentação: Fabiana Ferraz

Coordenação: Eduardo Weber

 

Em dia com a saúde

 

Programa do Estudante leva ao público o que antes só era ouvido em sala de aula. Nesta edição, duas reportagens especiais ilustram o que se passa nos grandes hospitais de São Paulo. E ainda um feature, programa especial sobre o uso de máscaras sociais que mistura várias linguagens.

 

A batalha diária dos profissionais de saúde pública de São Paulo - (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – São Paulo (SP).

A realidade enfrentada pelos profissionais de saúde, que muitas vezes são taxados de culpados pelo deficitário serviço oferecido na saúde pública paulista, é o que procuram relatar estudantes de jornalismo.

 

Especial Hospital das Clínicas – (Escola de Comunicações e Artes - USP) – São Paulo (SP)

Especial sobre o HC, da Faculdade de Medicina da USP. As reportagens abordam a história do hospital, seus problemas, relatos de pessoas que passam pelos seus corredores e curiosidades.

 

Máscaras sociais, o contraste entre o que você é e o que você aparenta ser - (Faculdade Cásper Líbero) – São Paulo (SP).

Feature realizado por alunos de rádio e TV. Discute o uso de máscaras sociais, baseado na vida de duquesa de Devonhire, Georgina Cavendish. Conta com depoimentos do cientista social Luís Mauro Sá Martino.

 

Rádio Cultura Brasil – Site: www.radioculturabrasil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado