Jose Junior comanda nova temporada de “Conexões Urbanas” no Multishow

AfroReggae grava os conflitos e transformações sociais na luta pela igualdade

 

O "Conexões Urbanas" - programa de TV que é a mostra televisiva de um movimento social - comemora cinco anos com a estreia da quinta temporada dia 02/09, às 22h, no Multishow. Nos novos episódios, Jose Júnior sai em busca da evolução da igualdade em diferentes temas: a realidade nas fronteiras brasileiras; a rotina de diferentes classes sociais que trabalham lado a lado; e o exemplo de bairros que conseguiram boas condições para seus moradores apesar de serem populosos. Produzido pelo AfroReggae, o programa Conexões tem direção de Jose Junior e Jefferson Oliveira "Don", apresentação e produção executiva do coordenador executivo do AfroReggae, Jose Junior, e fotografia de J.Vitorino (Celino) e Alesandro Rocha (Chechena).

Durante os 15 episódios, a série retrata a criação de elos de conhecimento, cultura e afetividade entre os diversos guetos em que a sociedade se divide, como ricos e pobres e brancos e negros. Numa abordagem inédita, o programa traz a realidade de diferentes núcleos sociais, pontos de vista distintos e passíveis de reflexão. O público vai poder se conectar com pensamentos contemporâneos sobre tecnologia social, cidadania e, principalmente, paz.

Episódios:

FRONTEIRAS

São quatro episódios que retratam a realidade nas fronteiras do Brasil. Abordam violência (drogas, armas, contrabando), cultura, religião, economia, tecnologia, suas carências, e outras particularidades, baseados em sua maioria, no trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, mas com a participação de outras forças de segurança do Brasil e de outros países incluídos nos programas.  As gravações foram feitas nas tríplices fronteiras Brasil-Paraguai-Argentina (Foz do Iguaçu-PR, Cidade do Leste e Porto Iguaçu), Brasil-Colômbia-Peru (Tabatinga-AM, Letícia e Santa Rosa) e também na fronteira do Brasil com a Bolívia (Corumbá-MS, Porto Quijarro). Nestes episódios, o público vai conhecer a história do juiz federal Odilon de Oliveira. Conhecido por atuar no combate ao tráfico de drogas na região da fronteira com o Paraguai, ele vive em Campo Grande-MS, cercado por seguranças 24h por dia.

 

ESCUDEIRO DA LUZ

No episódio, que tem o nome do livro escrito pelo jornalista Manoel Soares em parceria com o escritor Marco Cena - "O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra", os temas crack e outras drogas são abordados de forma lúdica na cidade de Porto Alegre. O trabalho contribuiu para prevenção ao uso de drogas criada com o Circuito Papo Reto de palestras interativas que abordam: prevenção ao envolvimento direto e indireto com drogas, relação entre pais, filhos, professores e demais autoridades, consciência política, sexualidade, violência, direitos e deveres.

 

FORA DO EIXO

José Júnior visita uma rede de trabalhos criada por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, no final de 2005. No episódio, os produtores mostram como estimularam a circulação de bandas locais, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota. O resultado desse esforço é o crescimento da rede e das relações de mercado, tornando-as mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música.

 

TATUAGEM

O programa foi pensado para ponderar a história da arte milenar, que por muito tempo foi marco de sociedades marginalizadas. Mas, atualmente, vem sendo cada vez mais, parte de realidades que eram marcadas por tradições convencionais, como as do judiciário, das forças armadas e dos policiais, dentre outras. Foram filmados o museu da tatuagem em São Paulo e um estúdio na Galeria River (RJ), onde José Júnior aproveitou para fazer uma nova tattoo. O preconceito deu lugar à moda. Entre os tatuados, um chefe de cozinha, um juiz de direito e a primeira mulher tatuadora do país, entre outros.

 

PRESÍDIO CENTRAL

A série visita a prisão eleita como uma das piores do país segundo a CPI do Sistema Carcerário, atualmente com 4,6 mil presos (aproximadamente) espalhados por seis pavilhões. O programa mostra as diferentes gangues que cumprem pena, e acompanha o trabalho de ressocialização desenvolvido na penitenciária.

 

LUTA PELA PAZ

No episódio, o espectador se envolve com a vida do antropólogo inglês Luke Dowdney e seus estudos referentes à realidade das crianças e adolescentes envolvidos com o tráfico no Rio de Janeiro. Seus esboços deram origem, em 2000 ao "Luta Pela Paz", um projeto baseado em diversas lutas marciais para atender à população do Complexo da Maré, conjunto formado por dezenas de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro com baixos indicadores de desenvolvimento social. A ideia já formou alguns campeões e milhares de cidadãos através do esporte e educação.

 

À MARGEM

Outros dois capítulos desta temporada que pretendem mostrar as subsociedades coexistindo dentro da sociedade, a partir da exploração de histórias, conflitos e ações de baloeiros, pichadores e torcidas organizadas, em busca de identidade, pelo pertencimento coletivo. Aborda ainda seus respectivos desdobramentos que, muita das vezes, os tornam marginalizados, mas será o telespectador o responsável por este "julgamento" e análises.

ELES FAZEM A DIFERENÇA

O episódio carrega a história de pessoas de classes sociais distintas que se envolvem em causas e ações sociais isoladas em prol de mudanças positivas no país, em atitudes altruístas, sem o intuito de promoção pessoal. Na grande maioria dos personagens abordados, estas ações são anônimas, ou pelo eram, antes da exibição do programa.

 

RESTINGA

"Restinga", que dá nome a um dos maiores bairros da capital gaúcha, mostra a realidade do local. Com população três vezes maior do que a pensada inicialmente, e apesar de todos os problemas estruturais que dificultaram a vida de seus primeiros moradores, foi através do empenho de sua comunidade que o bairro tornou-se oficial, e conta com sistema de transporte, telefones, posto de saúde e instituições de ensino, e com a TV Restinga. Este episódio mostrará alguns projetos sociais desenvolvidos na comunidade, alguns com apoio do jogador de futebol Tinga e o ex-técnico da seleção brasileira, Dunga.

 

QUANDO A IMPRENSA VIRA NOTÍCIA

O capítulo exalta os prêmios e ações sociais concebidos e também recebidos por diversos veículos de comunicação e seus respectivos profissionais em reconhecimento a diversos trabalhos, pesquisas e, principalmente pessoas que se destacaram nas suas respectivas áreas de atuação.

 

O HOMEM POR TRÁS DO MARTELO

Este programa vai mostrar um pouco da vida do juiz titular da vara de execuções penais do Rio, Carlos Eduardo de Figueiredo, um cara jovem, que luta boxe e jiu-jitsu, malha e que curiosamente também foi jogador profissional de futebol. Ele é a autoridade que cuida da parte jurídica de todos os presos do sistema penitenciário do Rio - cerca de 23 mil - e seus respectivos benefícios e punições. O juiz é um dos maiores incentivadores aos projetos de ressocialização do Rio.

 

 

 

FICHA TÉCNICA:

Apresentação e Produção Executiva: José Junior

Direção – Jose Junior e Jefferson Oliveira (Don)

Assistente de Direção: Eduardo Dorneles "BR"

Produção - Etilaine Andrade e Rafael Ruas

Direção de Fotografia: Alesandro Rocha (Chechena) e J.Vitorino (Celino)

Operadores de Áudio: Aroldo Araújo e Marcos Coutinho

Edição: Jefferson "Don" Oliveira e Thiago Conceição

Assistente de Edição: Fábio Soares

Pós – Produção: Afinal Filmes

 

CONEXÕES URBANAS – Quinta Temporada

Estreia: Domingo, dia 2 de setembro, às 22h, no Multishow.

Horários alternativos: terça-feira, às 16h; quarta-feira, às 13h30 e sexta-feira, às 14h30.

Classificação Indicativa: Isento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado