Série “Teatro e Circunstância”, do SescTV, marca presença no Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos
Episódios da série e um debate com Sebastião Milaré e
Amilcar M. Claro integram o festival
De 09 a 15/09, às 16h
Em sua segunda edição, o Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos, realizado pela Sesc São Paulo com apoio da Prefeitura de Santos, acontece entre os dias 5 e 15 de setembro, e tem como objetivo traçar um panorama das produções teatrais contemporâneas de países de língua espanhola e portuguesa.
Neste ano, o evento contempla a participação do SescTV com a exibição de sete episódios da série Teatro e Circunstância, que aborda diferentes aspectos do teatro contemporâneo e vai ao ar no canal todas as terças, às 22h. Os programas integram o ciclo de documentários Cenas do Teatro Paulista e podem ser apreciados na Arena SESC entre os dias 09 e 15/09, às 16h. No primeiro dia, após o episódio, vai haver um debate com o Sebastião Milaré, crítico de teatro, pesquisador e roteirista da série, e Amilcar M. Claro, cineasta e diretor da série.
As exibições abrem com A Ideologia da Rua, no dia 09, domingo, episódio inédito, que só estreia no SescTV no dia 11/9, terça quando novos programas da série começam a ser exibidos. Este episódio expõe o trabalho de três relevantes grupos de teatro de rua, criados nos anos 1970 e 1980, que ainda atuam tanto na rua quanto em espaços fechados. São eles: Tá na Rua, do Rio de Janeiro; Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre; e Grupo Galpão, de Belo Horizonte.
No dia 10/9, segunda, o episódio Transgressões tem o crítico Jefferson Del Rios narrando a mudança de conceitos na cena teatral a partir da encenação de O Balcão, de Jean Genet. Rastros da História: TBC e Teatro de Arena, mostra, no dia 11/9, terça, os tempos áureos do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a busca pela temática nacional na dramaturgia do Teatro de Arena, que culminou no grande sucesso Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri.
No dia 12, quarta, Teatr(o) Oficina Usyna Uzona destaca a carreira do grupo Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, responsável por montagens como Os Sertões, de 2001, e O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, censurada em 1967 pelo regime militar. Já A Vida em Barão Geraldo revela o trabalho de pesquisa teatral de grupos saídos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, como Grupo Lume, Barracão de Teatro, Seres de Luz e Boa Companhia, no dia 13, quinta.
Dialética da História: Prêt-à-porter mostra, no dia 14, sexta, o método para o ator desenvolvido por Antunes Filho no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc de São Paulo, expondo por meio de sua síntese presente em "Prêt-à-porter". E fechando o ciclo, no dia 15, Agitação na Praça Roosevelt coloca em cena as transformações dessa praça e os grupos teatrais que lá se fixaram nos anos 1990, com breve histórico das trupes e impressões de pessoas que residem ou trabalham na região sobre a repercussão deste fenômeno no dia a dia.
Sobre a série Teatro e Circunstância:
Constituída por temporadas temáticas, a série aborda o teatro contemporâneo por meio de diferentes aspectos, como a relação dessa arte com a cidade; as técnicas interpretativas; as diferentes arquiteturas teatrais ou as exclusões delas; e o espaço para a celebração dramática.
Sobre o SescTV:
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
SERVIÇO:
Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos
Participação do SescTV com episódios da série Teatro e Circunstância
De 09 a 15/09, às 16h
Dia 09/09, domingo
A Ideologia da Rua
Na sequência, debate com Sebastião Milaré, crítico de teatro, pesquisador e roteirista da série, e Amilcar M. Claro, cineasta e diretor da série.
Dia 10/09, segunda
Transgressões
Dia 11/09, terça
Rastros da História: TBC e Teatro de Arena
Dia 12/09, quarta
Teatr(o) Oficina Usyna Uzona
Dia 13/09, quinta
A Vida em Barão Geraldo
Dia 14/09, sexta
Dialética da História: Prêt-à-porter
Dia 15/09, sábado
Agitação na Praça Roosevelt
Comentários