Documentário coloca em pauta os esforços de tribo indígena para preservar suas tradições culturais.

No Canal Futura, dia 4/2, segunda-feira

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira – 14h30

Reprises – 21h, exceto às terças-feiras

 

04/02 - segunda-feira - Kagwahiva - Pelos caminhos dos Parintintin

Direção: Davilson Brasileiro

Segundo o atlas da UNESCO 2011, o Brasil possui cerca de 40 culturas e línguas indígenas que correm o risco de desaparecer. Uma delas está na tribo Parintintin, que numa reserva no sul do Amazonas entre os rios Madeira e Tapajós. O Sala de Notícias "Kagwahiva - Pelos caminhos dos Parintintin" mostra o esforço dessa tribo pela valorização de suas tradições e a preservação da oralidade indígena. As lideranças mais jovens da aldeia estão sendo capacitadas para o uso de meios audiovisuais. O objetivo é que eles utilizem a tecnologia e a educação para melhoria da qualidade de vida na tribo, podendo fazer um monitoramento mais efetivo do ciclo da chuva, demarcação das terras e acompanhamento da temporada das cheias.

 

05/02 – terça-feira – Costura-se

Direção: Chiarina Maria Beloto do Nascimento

Olinda tem tradição em costura artesanal, uma história que vem dos tempos em que não havia grifes e shopping. Ainda hoje, muitas pessoas sobrevivem do que desenham e costuram: fantasias, roupas e artefatos de couro, entre outros. E há pessoas desse mundo da costura que se tornaram verdadeiros personagens da cidade, em particular do sítio histórico: dona Zefinha cozinha e desenha modelos impossíveis; Mestre Chico vira e revira cintos de couro; Dona Carmen faz consertos que "desconsertam". E a roupa na medida, especial, se mistura com o desenho do lugar, Olinda de cores vivas e diversas.

 

06/02 - quarta-feira – Memórias do Haiti

Direção: André Pupo

No início de 2010, um terremoto de consequências catastróficas atingiu o Haiti e deixou um milhão e trezentas mil pessoas sem casa. No dia seguinte, em São Paulo, o cirurgião geral Dr. Milton Steinman recebeu um telefonema do Hospital Albert Einstein, um dos mais renomados do Brasil. Milton foi convocado para ir ao Haiti levar ajuda humanitária. O desafio foi aceito na hora, e, logo depois, ele embarcou para a República Dominicana, único acesso ao país devastado pelo terremoto. Este documentário revela o sentimento de quem entrou em contato com uma das maiores catástrofes da História e tentou, de alguma forma, amenizar o sofrimento das pessoas que estavam no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010.

 

07/02 – quinta-feira – Tijolinho Aparente

Direção: Cristianne Kiefer Villanova Machado

A pequena vila Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira, está vivendo um período de crescimento urbano,  depois que foi redescoberta, na década de 1970, pelos ecoturistas que frequentam o Parque Estadual de Ibitipoca. Para evitar que o vilarejo perca suas características originais, os moradores se organizaram e lutam para que esse crescimento aconteça de forma ordenada e dentro de um padrão já estabelecido pelo Plano Diretor do distrito.

 

08/02 - sexta-feira – Comissão da Verdade

Direção: Erica Vieira                      

Para refletir sobre os Direitos Humanos e a memória política, a reportagem "Construções de Memórias: a Comissão da Verdade no Brasil" pretende levar ao público uma visão panorâmica sobre os regimes militares instaurados no Brasil e na América Latina, suas consequências sociais e afetivas, e o novo cenário que surge com a instalação da Comissão da Verdade no Brasil em 2012.A Comissão analisará casos de violações contra os Direitos Humanos ocorridos entre 1946 e 1988. O Brasil é o último país da América Latina a criar esse mecanismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado