Guto Guerra leva “Música na Mochila” para o BIS

 

Produtor viaja em busca de curiosidades da cena musical de diferentes países

 

Que tal conhecer o estúdio na Jamaica onde Bob Marley gravou os seus grandes clássicos? Ou compor uma música com uma das bandas mais conhecidas da cena indie rock mundial? E ainda tocar com músicos aborígenes? Guto Guerra vai mostrar essas e outras experiências no "Música na Mochila", novo programa do BIS que estreia dia 6/02, às 19h. Durante os 13 episódios o produtor passou pela Turquia, Romênia, Austrália, África do Sul, México, Jamaica e Porto Rico para mostrar o melhor da música dessas regiões. Quem assina a produção é a GOMUS.

 

A aventura começou pela Turquia. Guto conheceu Mustafá Ceceli, um famoso cantor do país, e compôs uma música com ele. O apresentador ainda visitou um estúdio e entrevistou Ozan Çolakoğlu, famoso por misturar pop e outros estilos de música do Oriente Médio. O destino seguinte foi a Romênia onde Guto visitou cantores ciganos e fez uma jam session com eles tocando seu cavaquinho.

 

Já na Austrália o produtor descobriu a música aborígene. "Um vendedor me ensinou a tocar digeridoo (instrumento nativo australiano) e comprei um. Logo em seguida encontrei um músico de rua e fizemos um som com meu cavaquinho e ele com digeridoo", lembra Guto. Ele ainda conheceu o DJ Chistian Luke, famoso pelo remix de "Use Somebody", do Kings of Lion, e se arriscou ao se apresentar em um casa noturna de Melbourne.

 

O produtor ainda passou pela África do Sul onde participou do ensaio da banda Freshlyground - que cantou a música oficial da Copa do Mundo da África do Sul. Na Jamaica, ele visitou o Tuff Going, estúdio do Bob e levou um som com Half Pit, famoso cantor de reggae do país. "Durante as pesquisas para encontrar esses músicos, nos aprofundamos na cultura musical dos países e fomo buscar as grandes referências desses lugares.", explica o produtor. Já no México, o brasileiro visitou o ensaio da banda Los de Abajo, um dos grupos mais politizados e importantes na cena de rock mexicano.

 

A última parada foi em Porto Rico com a volta aos palcos da banda Calle, que havia sido censurada pelo governo local. Guto também tocou com Tego Calderon, conhecido artista de reggaeton do país; e com o maestro e trombonista Willian Cepeda, que tocava com James Brown e Mirian Makeba. "Conseguimos cobrir um pouquinho de cada cena, em cada país, sem deixar nenhum estilo de fora", afirma Guto.

 

 

 

 

ESTREIA: Quarta-feira, dia 6 de fevereiro, às 19h, no BIS.

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado