Festival Música em Trancoso 2013 inaugura anfiteatro permanente, de concepção inédita no País




  • O novo espaço, integrado à paradisíaca paisagem da região, terá capacidade para 1.100 pessoas e funcionará também como Centro Cultural
  • Inteiramente gratuito, o festival reunirá no mesmo palco virtuoses internacionais e nacionais e orquestras jovens brasileiras de prestígio internacional
  • Com relevante função socioeducativa, oferecerá aulas de música e masterclasses, ministradas por músicos do festival

Lançado com sucesso em 2012, como iniciativa pioneira no País, por sua localização, abrangência sociocultural e qualidade da programação musical, o Música em Trancoso 2013 chega à segunda edição (23/2 a 2/3) com a inauguração do seu grande símbolo da sustentabilidade: um anfiteatro definitivo, construído no alto do canyon do litoral de Trancoso, sul da Bahia, em perfeita harmonia com a paisagem, um dos cenários mais deslumbrantes da costa brasileira.


Em uma arrojada construção, o anfiteatro tem uma superposição de plateias, de 1.100 lugares cada, e se transformará em um Centro Cultural, com atividades artísticas e socioeducativas abertas à comunidade, na baixa temporada.


A grande aceitação do público na primeira edição, que lotou a plateia todas as noites, e o impacto na comunidade da região, presente aos espetáculos e demais atividades do festival, levaram os idealizadores do Música em Trancoso a apostar numa ação ainda mais ousada: a  construção de um anfiteatro permanente de grandes proporções, decisão tomada imediatamente após o término do festival de 2012.  "O público, os artistas e a comunidade de Trancoso pediram isso, nos dando a certeza que o evento reunia condições de ser uma ação sustentável", afirma Carlo Lovatelli, presidente do Música em Trancoso, e um de seus idealizadores.


Em 2012, um público estimado em sete mil pessoas, entre integrantes da comunidade e visitantes, assistiu aos oito dias de concertos em um anfiteatro montado junto às falésias, então com capacidade para 800 lugares. Os ingressos se esgotaram rapidamente. E cerca de 700 alunos de escolas públicas da região tiveram diariamente aulas de música com integrantes da Neojiba (Orquestra Juvenil da Bahia) – diante do interesse despertado entre crianças e jovens, alguns músicos continuaram com as aulas por dois meses seguintes. Para 2013, a expectativa é reunir 10 mil pessoas, um crescimento de público de 53%, comparado ao ano anterior, além de aumentar significativamente a participação dos alunos de escolas da região e de estudantes de música de todo o País.



Desenvolvimento e Cultura

Sabine Lovatelli, diretora artística da instituição e uma das principais idealizadores do projeto, afirma que, em 2013, o envolvimento da comunidade também será mais abrangente, com maior utilização da estrutura local de hospedagem e transporte. Hoje, mais de 200 profissionais locais trabalham na organização do evento, em sua infraestrutura e logística. "A comunidade tinha essa expectativa em relação ao festival e iremos corresponder, gerando oportunidades de negócios e trabalho e oferecendo os meios para despertar o interesse pela música entre crianças e jovens da região", afirma a executiva.


Outra prova de sucesso do festival e que irá ser ampliada em 2013, segundo Sabine, é sua função educacional: "muitos músicos ficaram tão entusiasmados com a experiência que pediram para voltar, se apresentar ao público e dar aulas. Alguns dos alunos de escolas públicas, que participaram das aulas em 2012, descobriram afinidade com um instrumento musical e estão evoluindo no aprendizado. E acrescenta: "um dos principais objetivos do Música em Trancoso é justamente despertar o interesse pela música entre os jovens da região, matéria obrigatória nas escolas, e contribuir para o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País".


O caráter de permanência e continuidade representado pelo novo anfiteatro reforça o perfil institucional do  Música em Trancoso, projeto  criado e estruturado para concretizar objetivos culturais, socioeducativos e econômicos, com múltiplos benefícios para toda a comunidade. Tem ainda como meta ser um polo gerador de emprego e negócios, nos meses de baixo movimento turístico, contribuindo, por meio de atividades artísticas, para o desenvolvimento sustentável em Trancoso e região de Porto Seguro - proposta que ganha novo impulso com a inauguração do Centro Cultural.


Música em Trancoso é a consolidação de um ideal compartilhado por um grupo de amigos, apaixonados por Trancoso e pela música clássica, entre eles Sabine Lovatelli, fundadora do Mozarteum Brasileiro, Carlos Eduardo Bittencourt (Calé), empresário da região e ativo integrante da comunidade local, Reinold Geiger, empresário internacional, representando a Fundação L'Occitane, e François Valentiny, arquiteto luxemburguês idealizador dos dois projetos do anfiteatro. Em sua nova estrutura, é presidido pelo empresário Carlo Lovatelli.


Acústica perfeita e beleza plástica deslumbrante formam a cena para apresentação de talentosos músicos brasileiros e internacionais

O novo anfiteatro do Música em Trancoso está sendo construído em tempo recorde, em  área do campo de golfe Terravista. Foi idealizado pelo arquiteto luxemburguês, François Valentiny internacionalmente conhecido por aclamados projetos de teatros e espaços culturais, entre eles o Concert Hall de Wroclaw (Polônia) e o Concert Hall Saarbrucken (Alemanha). A obra prevê, em sua etapa final, dois palcos e duas plateias superpostas com 1.100 lugares cada, uma a céu aberto e outra coberta, para uso alternado. A engenharia acústica é assinada por Nicholas Edwards, aclamado mundialmente pelos trabalhos no Symphony Hall de Birmingham (Inglaterra) e o Morton H. Meyerson Symphony Center de Dallas (EUA).


Serão oito dias de muita música, emoção e encantamento, com concertos de música erudita, apresentações de jazz, bossa nova e jam session, que irão começar sempre ao por do sol, momento de rara beleza no litoral da região. No palco, prestigiados solistas da Europa e Estados Unidos se apresentarão ao lado da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, regida por Cláudio Cruz, e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), conduzida pelo maestro Ricardo Castro, instituições reconhecidas internacionalmente. Entre os convidados internacionais, Walter Küssner (viola), Rüdiger Liebermann (violino), Benoit Fromanger (flauta), David Gazarov Trio (Jazz), Leonard Elschenbroich (violoncelo), Martin Snell (barítono) e Kathrin Hildebrandt (soprano). Cesar Camargo Mariano virá ao País especialmente para comandar, mais uma vez, as noites dedicadas à bossa nova, que terá Leny Andrade como convidada especial, e jam session.


A seleção das composições que serão apresentadas durante o festival, a exemplo da primeira edição, visa difundir a música clássica e contribuir para a formação de plateia.


Paralelamente aos concertos, solistas ministrarão diariamente clínicas de técnica e interpretação (masterclasses), de instrumentos e canto, para estudantes avançados de música de todo o País, gratuitamente, e os integrantes das orquestras jovens, aulas básicas de música para alunos de escolas públicas. As inscrições para as masterclasses poderão ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.com.br, onde constam também os pré-requisitos, a programação das aulas e os professores convidados. Os alunos da região podem se inscrever na própria escola.


Desenvolvimento e cultura


O ANFITEATRO – Concepção única

Com oito mil metros quadrados de área construída e todo em concreto, a obra do novo e permanente anfiteatro do Música em Trancoso está sendo executada em duas etapas. A primeira será concluída em início de janeiro e a segunda, em setembro de 2013. O projeto de linhas arrojadas, que seguem a plasticidade do anterior, prevê dois diferentes espaços para as plateias, com dois palcos, em uma superposição considerada única no Brasil.


Cada espaço terá 1.100 lugares, sendo que um deles coberto, sob o principal, foi idealizado para receber concertos em dias impróprios a eventos a céu aberto. O anfiteatro atenderá fundamentalmente aos objetivos socioeducativos do Música em Trancoso, tornando-se um Centro Cultural de uso múltiplo, como apresentações de peças de teatro, exposições, festivais de cinema, dança e música etc... Em sete salas, localizadas em um anexo junto a outras instalações, como bar lounge, salas de reunião e banheiros, serão realizados ensaio, masterclasses, aulas de músicas e outras atividades abertas à comunidade.


O espaço prevê ainda, facilidades de acesso para deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção.


PROGRAMAÇÃO
23 e 24.2Concerto com ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA - regência de RICARDO CASTRO.
Solistas:
RÜDIGER LIEBERMANN, violino
WALTER KÜSSNER, viola
WALTER SEYFARTH, clarineta
EDICSON RUIZ, contrabaixo
LEONARD ELSCHENBROICH – violoncelo
MARTIN SNELL, baixo barítono
KATHRIN HILDEBRANDT, mezzo-soprano

25.2 – Bossa Nova com
CESAR CAMARGO MARIANO, piano
SIZÃO MACHADO, contrabaixo
THIAGO RABELLO, bateria
NAILOR PROVETA, saxofone
WALMIR GIL, trompete
ROMERO LUBAMBO, violão acústico
LENY ANDRADE, voz

26.2Jazz com DAVID GAZAROV TRIO
DAVID GAZAROV, piano
ROCKY KNAUER, contrabaixo
GUIDO MAY, bateria

27.2Música de Câmara
Músicos a confirmar

28.2Jam Session

01 e 02.3Concerto com ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO sob a regência de CLAUDIO CRUZ. Solistas:
RÜDIGER LIEBERMANN, violino
WALTER KÜSSNER, viola
LEONARD ELSCHENBROICH, violoncelo
BENOIT FROMANGER, flauta
LEONARD ELSCHENBROICH – violoncelo
CESAR CAMARGO MARIANO, piano
FAUSTO REINHART, tenor
MELINDA PARSONS, soprano


BIOGRAFIAS (documento em anexo)

MASTERCLASSES – (horários a definir)

Instrumentos
23, 24, 26, 27, 28.2 e 1.3: violino, viola, contrabaixo, flauta, clarineta e piano

26, 27, 28.02 e 1.3: violoncelo
Violino - Rüdiger Liebermann
Viola - Walter Küssner
Contrabaixo - Edicson Ruiz
Clarinete - Walter Seyfarth
Flauta - Benoit Fromanger
Piano - David Gazarov
Violoncelo - Leonard lschenbroich

Canto
23.2 – Martin Snell, baixo-barítono
24.2 – Kathrin Hildebrandt, mezzo-soprano
26.2 – Fausto Reinhardt, tenor
27.2 – Melinda Parsons, soprano

Iniciação musical – 14 músicos da Orquestra Juvenil da Bahia darão aulas de iniciação musical nas escolas, sendo quatro instituições de Trancoso e três de Arraial D'Ajuda. As aulas serão de 25.2 a 28.2, no período da manhã.



Reservas de ingresso (de até quatro por pessoa para até quatro apresentações, que deverão ser escolhidas em apenas um dos dois períodos – de 23 a 26/02 ou de 27/02 a 02/03) e as inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado