O ÚLTIMO EXORCISMO – PARTE II: fatos interessantes a respeito do exorcismo
· 42% dos norte-americanos acreditam na possessão pelo demônio.
· O arcebispo de Calcutá ordenou que fosse feito um exorcismo na Madre Teresa antes que ela morresse.
· A Igreja Católica tem pelo menos 10 exorcistas oficiais nos EUA.
· Seguindo estimativas conservadoras, existem pelo menos 500 ou 600 ministérios evangélicos especializados em exorcismo em operação nos dias de hoje.
· Existem, nos Evangelhos, dezenas de referências a Jesus exorcizando demônios.
· A palavra "exorcismo" é derivada do grego "exorkizein", que quer dizer "criar vínculo por meio de juramento".
· O exorcismo católico começa assim: "Adjure te, spiritus nequissime, per Deum omnipotentem". A expressão em latim quer dizer "Conjuro-te, espírito maléfico, em nome de Deus Todo-Poderoso".
· Nos anos 1980, o maior seminário interdenominacional do mundo – o Pasadena's Fuller Theological – oferecia um curso de como fazer um exorcismo para futuros pastores.
· A possessão por espíritos maléficos (Jinn), pelo diabo (Shaitan) e o exorcismo seriam parte do Islã desde o começo. Acredita-se que os Jinn possam ganhar controle sobre aqueles que não permaneçam verdadeiros diante de Deus.
· Ao longo dos anos 1980, o exorcismo foi mantido vivo dentro do cristianismo evangélico, especialmente no que diz respeito ao pentecostalismo.
· Em uma pesquisa realizada com 1.600 cristãos, 57% afirmaram que aqueles que acreditam têm o poder de mandar demônios embora, em nome de Jesus.
· O filme mais influente do gênero (e também aquele que começou tudo) foi "O Exorcista", de 1973, dirigido por William Friedkin – que afirmava ser baseado em uma história real.
· O sucesso do filme reavivou o interesse na figura do Diabo dentro da teologia cristã e criou uma verdadeira indústria de livros sobre satanismo, magia negra e assuntos relacionados.
· A Igreja Católica da Alemanha, no entanto, estabeleceu uma série de barreiras para a realização do ritual do exorcismo depois da morte, em 1973, de Anneliese Michel, garota de 23 anos que foi submetida a um exorcismo mesmo que os responsáveis soubessem que ela tinha tido seu primeiro episódio psiquiátrico aos 16 anos. Aparentemente, a jovem sofria de depressão, ataques epilépticos e alucinações frequentes.
· Nenhum exorcismo poderia acontecer sem a permissão explícita de um bispo diocesano – e sem que qualquer doença física ou mental possa de fato ser excluída.
· Uma versão secular do exorcismo é praticada por alguns terapeutas que se especializam em revelar e livrar seus pacientes de "entidades" que, acreditam os terapeutas, são a causa dos problemas do paciente. Estes terapeutas se envolvem neste trabalho mesmo sabendo que existem tantas evidências sobre estas "entidades" quanto existem a respeito dos demônios exorcizados pelos padres católicos e pastores evangélicos/protestantes.
· O exorcismo se tornou, de alguma forma, institucionalizado nas igrejas carismáticas, nas quais passou a ser chamado de "guerra espiritual".
Compilado por Dr. Ysamur M. Flores-Peña
Professor Associado
Departmento de Artes e Ciências Liberais
Otis College of Art and Design
Los Angeles, CA.
O ÚLTIMO EXORCISMO – PARTE II estreia em circuito nacional no dia 10 de maio.
Sinopse: Continuando exatamente de onde o primeiro filme parou, a adolescente Nell Sweetzer é encontrada suja e aterrorizada na floresta depois de escapar do ritual no qual um culto a ajudou a dar a luz a um bebê-demoníaco. Confusa, Nell é examinada por uma equipe médica, mas não se lembra de muita coisa dos meses anteriores – a não ser de que sua família está toda morta. Ela se muda para uma cidadezinha chamada Davreaux, onde começa a namorar um rapaz chamado Chris e até arruma um trabalho em um hotel local. É hora de tentar recomeçar. Mas algo não está certo. Ela começa a ser perseguida pelo mesmo demônio de outrora. Só que o seu objetivo é bem diferente desta vez...
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=N4t2Xmc01BY&feature=share&list=UUlUreBFbqRa3M0o3isRASGA
Comentários