Debate entre indústria e pecuaristas no Canal do Boi
O Canal do Boi transmite nesta sexta-feira (16/08), às 18h30 no programa "Mercado Aberto" o debate "Carne bovina de qualidade: vale a pena produzir sem remuneração digna da indústria?"
Vale a pena produzir carne de qualidade no Brasil?
Esse é o tema de debate que o Canal do Boi transmite nesta sexta-feira ás 18h30
O Canal do Boi transmite nesta sexta-feira (16/08), às 18h30 no programa "Mercado Aberto" o debate "Carne bovina de qualidade: vale a pena produzir sem remuneração digna da indústria?". Entre os debatedores estão o diretor da JBS para as relações com os pecuaristas, Eduardo Pedroso, o pecuarista Rubens Catenacci, da Fazenda 3R, de Figueirão(MS), o analista de mercado pecuário da Rural Business, Júlio Brissac, e o deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), que é pecuarista e titular da marca Nelore Beka.
Atualmente, há muitas propriedades no Brasil que conquistaram excelência na produção de carne. Um produto de qualidade é originado de um animal jovem, criado em condições saudáveis, em uma propriedade onde são observados o respeito ao trabalhador e ao meio ambiente na fazenda. A carcaça do animal precisa ter bom acabamento de gordura, que vai garantir a preservação das características da carne em resfriamento na câmera frigorífica.
Cumprir essas exigências requer tecnologia, bom gerenciamento e material genético que garanta a produtividade do rebanho. Segundo os pecuaristas, isso custa caro. Para eles, é necessária a contrapartida da indústria - grande interessada em matéria prima de padrão internacional -, o que não acontece de maneira satisfatória, segundo o produtor.
Os grandes frigoríficos, por outro lado, alegam que dispõem de programas de bonificação ao pecuarista que atenda as exigências de mercado.
A JBS, cujo pelo diretor para as relações com os pecuaristas, Eduardo Pedroso, confirmou presença no debate, lançou recentemente o programa "Boi no Ponto", que inclui uma bonificação de até R$ 8,00 por arroba. Um dos questionamentos que será feito é se esse valor é suficiente.
Também está confirmada a presença do pecuarista Rubens Catenacci, da Fazenda 3R, de Figueirão(MS). Ele é um dos produtores tecnificados, que mostrou ser possível abater animais nelore aos dez meses de idade, peso de 14 arrobas, e cobertura de gordura padrão internacional.
Dos estúdios do SBA em Uberaba, participará o deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), que é pecuarista e titular da marca Nelore Beka.
O público poderá participar, enviando perguntas e questionamentos para o email mercadodocampo@sba1.com
Canal do Boi - transmissões
Analógico-Satélite Star One C2, Polarização Horizontal Frequência 1280 e
Digital - Satélite Star One C2 Polarização Horizontal Frequência 3947 S/R 7200
Comentários