Episódios inéditos da série “Entrevista” enfocam o cenário da educação no Brasil e suas múltiplas linguagens


Apresentada pelo jornalista Antônio Gois, a nova temporada do programa debate os principais desafios do ensino no país a partir da visão de especialistas. Estreia dia 19 de agosto no Canal Futura.

 

Gestão escolar, alfabetização, formação do professor e escola integral são alguns dos temas que ganham profundidade na nova temporada da série "Entrevista", exibida a partir do dia 19 de agosto (segunda-feira), às 21h, no Canal Futura.

 

Em 26 episódios, com 15 minutos de duração cada, o jornalista Antônio Gois recebe especialistas da área de educação para analisar os principais desafios da educação no Brasil. O objetivo do programa é ampliar o debate sobre a temática, além de apontar caminhos para a melhoria da qualidade do ensino no país. As entrevistas estarão disponíveis também no site do Futura e no YouTube.

 

Na estreia, dia 19/8, às 21h, Gois conversa com a educadora da Universidade Federal de Minas Gerais Magda Soares acerca dos métodos de alfabetização utilizados atualmente nas escolas brasileiras. De um lado, há quem defenda a metodologia com ênfase na associação entre letras e sons, mesmo que sejam usadas cartilhas feitas exclusivamente para este fim. No outro extremo, educadores condenam esse tipo de abordagem por não considerar o contexto social do aluno e o conhecimento que ele já possui sobre leitura e escrita.

Hoje, dados nacionais evidenciam o atraso educacional no Brasil, que possui uma taxa de 10% de analfabetos adultos e aprendizado inadequado de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental.

 

Nos episódios seguintes, sempre às segundas e quartas-feiras, participam do "Entrevista" a coordenadora pedagógica Iraneide Santana, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista e Oliveira, o diretor de arte e educação da Casa Daros, Eugenio Valdès Figueroa, a gerente de educação e avaliação da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, a coordenadora da área de Avaliação do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras, a diretora da Fundação SM, Maria do Pilar Lacerda, a diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, entre outros convidados.

 

ENTREVISTA

Apresentação: Antônio Gois

Estreia: 19 de agosto de 2013

Exibição: segundas e quartas-feiras, 21h

Reprises: terças e quintas-feiras, 4h30

Duração: 15 minutos

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado