Documentários inéditos, realizados durante o Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos, estreiam no SescTV
As produções traçam panorama da cena teatral contemporânea na América Latina e em países europeus, como Espanha e Portugal, a partir do dia 09 de setembro
A partir do dia 09 deste mês, o canal exibe documentários inéditos gravados durante duas edições (2010 e 2012) do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas da cidade de Santos, no litoral paulista, com realização do Sesc São Paulo. Os programas abordam as produções teatrais que estão sendo feitas na América Latina e em países europeus, como Espanha e Portugal, e a influência da realidade social, cultural, política, econômica e histórica das companhias em seus trabalhos. Depoimentos de nomes relevantes do teatro ibero-americano, como diretores, atores, e especialistas, pontuam os documentários.
No dia 09/09, segunda, às 20h, entram no ar os documentários Teatro Ibero-americano e Suas Fronteiras, dirigido por Alê Primo e produzido pela Santa TV, eOlhar Jovem, com direção coletiva e produzido pelo Sesc Santos e Instituto Querô (Organização Não Governamental que estimula talentos por meio do audiovisual, promovendo a inclusão cultural de jovens). Permeados por trechos de espetáculos de diversas companhias brasileiras e ibero-americanas, estes programas foram gravados durante a segunda edição do Mirada.
O documentário Teatro Ibero-americano e Suas Fronteiras questiona, entre outros temas, a existência do teatro ibero-americano e se há fronteiras nessa arte. Também fala sobre as companhias fundamentais do teatro do México, país homenageado nesta edição do festival, e a importância do Miradas - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas para mostrar como o teatro é realizado em diferentes países e regiões, além de reunir profissionais da dramaturgia.
Entre os entrevistados deste documentário estão: Mauricio Garcia Lozano, diretor do Teatro Del Farlullero, do México; Mariana Percovich, diretora da Complot Cia de Artes Escénicas Contemporáneas, do Uruguai; Pepe Bablé, diretor artístico do Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz, da Espanha; Ileana Diéguez, pesquisadora teatral, de Cuba; Mario Espinoza, diretor da Compañia Nacional de Teatro (CNT), do México; e Mario Moutinho, diretor artístico do Festival Internacional de Expressão Ibérica (FITE), de Portugal.
Na sequência, às 20h30, vai ao ar o documentário Olhar Jovem, resultado do trabalho de dez jovens convidados pelo Sesc Santos para registrar suas experiências culturais e humanas durante o Mirada 2012. Esses garotos e garotas participaram de uma oficina de documentário oferecida pelo Instituto Querô durante esta edição do festival. Todos os jovens participantes do projeto dirigiram o curta, que mostra o olhar destes jovens sobre os espetáculos, além de trazer entrevistas que eles fizeram com diretores e atores das companhias brasileiras e ibero-americanas.
Ainda em setembro, sempre às 20h, outros documentários gravados durante o Mirada serão exibidos no canal. São eles: Continente Teatral Ibero-Americano, nodia 13, sexta; Teatro do Eu Profundo, dia 16/09, segunda; A Dança dos Paradigmas, dia 20/09, sexta; Quando o Teatro Rompe Suas Fronteiras, no dia 23/09, segunda; e Poéticas Políticas Contemporâneas, dia 27/09, sexta. Todos estes tem a direção assinada por Amilcar M. Claro.
Comentários