Philos estreia série de documentários sobre a história do cinema

"A História do Cinema: Uma Odisseia" é uma das novidades de setembro no Philos; estreias trazem ainda produções sobre Fidel Castro, o racismo e a arte da Espanha

Novos conteúdos chegam em setembro ao Philos, serviço devideo on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade. Entre os destaques estão "A História do Cinema: Uma Odisseia", série de quinze capítulos sobre a história do cinema; "Fidel Castro: O Homem e O Mito", retrato sobre um dos líderes mais controversos da humanidade; "A Arte da Espanha", programa sobre as principais obras de arte da Espanha; e "Anatomia do Preconceito", documentário polêmico que expõe a realidade do racismo no ser humano.

O crítico de cinema irlandês Mark Cousins dirige e narra a série "A História do Cinema: Uma Odisseia", baseado em seu livro homônimo de 2004. Dividida em 15 episódios, a produção relata a história do cinema desde o seu nascimento com as primeiras câmeras filmadoras, passando pelas principais transições até chegar ao cinema atual. Cousins destaca em sua obra os cineastas pioneiros, responsáveis por modificar e evoluir o cinema como forma de arte. Entre os principais cineastas abordados estão Louis Lumière, Georges Méliès, Luis Buñuel, Orson Welles, Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, Martin Scorsese, Steven Spielberg e Stanley Kubrick, entre outros.

"Anatomia do Preconceito" é uma produção conduzida pela educadora e ativista antirracismo norte-americana Jane Elliot, que gerou muita polêmica por seu método controverso. A ex-professora realiza neste documentário um exercício psicológico com 30 voluntários para mostrar que o racismo se esconde dentro de todos, e como diferentes pessoas respondem a situações de preconceito. Jane elabora um experimento que simula as segregações dos regimes da época do apartheid, separando os voluntários de acordo com a cor dos olhos e forçando a cada grupo a exercer um papel sobre o outro. Aos poucos as pessoas vão experimentando o que é realmente ser vítima do preconceito e como isso afeta as relações interpessoais. O resultado é surpreendente.

"Fidel Castro: O Homem e O Mito" é um retrato íntimo de um dos líderes políticos mais polêmicos da história contemporânea. O homem que libertou Cuba de um regime esmagador e viveu um sonho comunista, enfrentou a condenação americana e internacional e ainda vive até hoje. Sem dúvida, uma figura lendária, a imagem de Fidel também é cheia de contradições - alguns o veem como herói, outros como um cruel ditador. O filme segue o líder cubano em suas rotinas diárias e combina fotos raras de arquivo com entrevistas exclusivas de amigos, aliados, inimigos e familiares, incluindo a filha de Castro e a filha de Che Guevara, a fim de responder a pergunta: quem é Fidel Castro?

Em "A Arte da Espanha", o historiador e crítico de arte Andrew Graham-Dixon viaja de norte a sul da Espanha para contar a história de algumas das obras mais emocionantes e importantes do país, e consequentemente da Europa. O historiador aborda a influência política e cultural muçulmana ao viajar de Córdoba a Granada, vendo edifícios clássicos, como a Grande Mesquita de Córdoba, o Alcazar de Sevilha e do Alhambra, em Granada. Com visitas às joias arquitetônicas de Toledo e à história majestosa de Madrid, Graham-Dixon joga luzes sobre a ascensão e queda do império espanhol, a conquista brutal do Novo Mundo e a loucura religiosa da Inquisição para descobrir como uma história tão violenta foi capaz de contribuir para a produção de algumas das mais belas obras de arte criadas pelo homem.

Outras estreias do Philos em setembro:

BBC Proms 2011: Noite de Abertura (concerto)
 - Mais um capítulo do programa especial realizado pela BBC com concertos de música clássica e outros eventos realizados anualmente, predominantemente no Royal Albert Hall, em Londres.

Da Vinci - O Tesouro Perdido (documentário) - Leonardo da Vinci é considerado por muitos como um dos maiores artistas que já viveu. No entanto, sua reputação repousa sobre apenas um punhado de pinturas. Neste documentário, Fiona Bruce viaja para Florença, Milão, Paris e Varsóvia para descobrir a história deste gênio enigmático - e para Nova York, onde ela verá em primeira mão a descoberta de um novo quadro de Leonardo Da Vinci. 

O Mundo Maravilhoso de Albert Kahn (documentário)- Em 1908, o banqueiro e filantropo francês Albert Kahn lançou um dos projetos mais ambiciosos da história da fotografia. Um idealista, Kahn decidiu usar sua fortuna pessoal para melhorar a compreensão entre as nações do mundo. Para isso, durante duas décadas, ele despachou fotógrafos profissionais para documentar a vida cotidiana das pessoas em mais de 50 países de todo o mundo. O objetivo era criar o que ele chamou de Arquivo do Planeta.

A Maldição da Mona Lisa (documentário) - Premiado documentário produzido pelo crítico de arte Robert Hughes, que examina como o quadro Mona Lisa, a pintura mais famosa do mundo criada por Leonardo da Vinci, influenciou o mundo da arte. Com seu estilo marcante, Hughes explora como museus, a produção de arte e a maneira como o homem experimenta a arte mudaram radicalmente nos últimos 50 anos. 

Dust Bowl: As Tempestades Negras (série) - Os quatro episódios do documentário dirigido por Ken Burns narram um dos piores desastres ecológicos causados pelo homem na história dos Estados Unidos. Repleto de entrevistas com sobreviventes desse avassalador desastre, combinadas com fotografias raramente vistas, o programa traz histórias de vida dramáticas e de perseverança. É também um conto moral sobre a relação do homem com a terra e uma lição que não pode ser ignorada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado