TELECINE CULT EXIBE ESPECIAL MADRUGADA FAROESTE


O Telecine Cult exibe no mês de abril o Especial Madrugada Faroeste, com uma seleção de 26 filmes com o melhor do gênero. A maratona acontece entre os dias 1º a 13 de abril, começando sempre na faixa da meia noite, com duas produções por dia.

O longa Escravo Do Ouro (1956), de Lesley Selander, abre o especial, às 23h55 do dia 1º de abril. A produção conta a história do assassinato de um rancheiro mexicano. O delegado auxiliar Frank Smeed (Howard Duff) começa uma investigação sobre o caso e acaba descobrindo que o culpado é um companheiro, que alega legítima defesa. O elenco conta ainda com Bill Williams e Lita Baron.

Em seguida, à 1h35, será exibido Caminhos Ásperos (1953), com John Wayne no papel do excêntrico Hondo. Dirigido por John Farrow, o longa mostra o hostil território Apache, com o perigo da iminente guerra entre as tribos nativas. Angie Lowe (Geraldine Page) se recusa a deixar sua propriedade antes do regresso do marido Ed (Leo Gordon). É quando o caubói Hondo (Wayne), capturado pelo chefe indígena diz ser o esposo desaparecido. O filme foi indicado ao Oscar de Atriz Coadjuvante e Roteiro.

O canal exibe Machado Sangrento (1954) no dia 2, às 23h55. O índio Adam (Rory Calhoun) e o guerreiro cheyenne Faca de Fogo (Lee Van Cleef) são grandes amigos. Essa amizade é posta à prova quando o capitão do exército Major Ives (Warner Anderson) ordena que todos os índios sejam mortos. O líder cheyenne não cede e dá início a uma guerra contra Ives, em nome de sua amizade.

Semeando o Ódio (1955) é a atração de 1h35, já na madrugada do dia 3. Um soldado americano mata um índio apache em Fort Yuma e inicia uma guerra sangrenta, mas um plano inteligente perpetrado pelos indígenas pode dar-lhes a vitória final. A direção é de Lesley Selander.

Às 23h45, do dia 3, é a vez do filme de Fritz Lang, Os Conquistadores (1941). O ex-pistoleiro Vance Shaw (Randolph Scott) tenta mudar de vida e consegue um emprego na companhia de telégrafos Western Union. Ele acaba enfrentando problemas quando seu irmão tenta sabotar a empresa para facilitar seus golpes.

O filme seguinte, na madrugada do dia 4, à 1h30, é o Mistério do Desfiladeiro(1943), de Alan James. Dois xerifes veteranos são contratados para investigar o sumiço de cavalos recém-comprados por um delegado. O jovem xerife Bob Tyler (Bob Baker) precisa desvendar o assalto dos animais que seriam usados na defesa da ferrovia.

Jake Grandão (1971), com John Wayne, é a atração do dia 4, às 23h50. Após 18 anos longe de casa, Jake (Wayne), que vive um xerife da velha guarda, retorna para enfrentar o terrível sequestro de seu neto, por um grupo de bandidos. Uma curiosidade é que Ethan Wayne, que interpreta o neto do Jake Grandão, é filho de John Wayne na vida real.

À 1h50, na madrugada do dia 5, tem Mato em Nome da Lei (1971), com direção de Michael Winner. O delegado Jared Maddox (Burt Lancaster) chega à cidade de Sabbath para prender todos os criadores de gado selvagem. O motivo é que, em uma celebração regada a muita bebedeira, homens disparam a esmo e acabam matando um lojista. Maddox pede ao xerife Cotton Ryan (Robert Ryan) que mande os assassinos para a cadeia, mas ele se confessa corrupto e diz não fará nada.

No dia 6, a 0h35, será exibido o clássico de George Stevens, Os Brutos Também Amam (1953). O filho de humildes rancheiros passa a idolatrar um gentil, mas muito hábil, pistoleiro. O rapaz defende a propriedade de seus pais de um grupo de capangas que está a serviço de um barão do gado. O filme ganhou o Oscar de Fotografia.

Em seguida, às 2h35, o canal exibe A Vingança (1977). Com direção de Joseph Manduke, o longa retrata a vida de Tom (Leif Garrett), que perdeu a família em uma emboscada violenta armada pelo criminoso McClain (Lee Van Cleef). Ele decide fazer vingança com as próprias armas, eliminando cada integrante da máfia. Mas, para concluir seu objetivo, contará com a ajuda do pistoleiro Isaque (Jim Brown).

Marcha de Heróis (1959) é a atração da madrugada do dia 7, à 0h10. Baseado em fatos reais e dirigido pelo grande mestre John Ford, o filme mostra o esforço de um coronel (John Wayne) e seu grupo para se infiltrar atrás das linhas inimigas e destruir uma ferrovia durante a Guerra de Secessão americana.

Às 2h20 vai ao ar O Pistoleiro Marcado (1969). O ex-xerife Ben Kane (Robert Mitchum) volta à ativa para caçar o homem que matou seu filho. Ele terá a ajuda do jovem Billy Young (Robert Walker Jr.), que foi abandonado pelo próprio parceiro e ainda será atraído por uma bela dançarina, que, mais tarde, contribuirá para o sucesso de seu plano. A direção é de Burt Kennedy.

Na madrugada do dia 8, à 0h25, é a vez de O Filho do Proscrito (1957), de Lesley Selander. Jeff Blaine (Ben Cooper) é uma criança órfã que vive na pequena cidade de Plainsville. Sua mãe já é falecida e o pai virou um fora da lei. Um dia, o patriarca malfeitor resolve aparecer e contar algumas coisas ao menino.

Em seguida, às 2h05, o canal exibe O Último Guerreiro (1953). Com direção de Charles Warren, o longa traz a história de Ed Bannon (Charlton Heston), que trabalha com a cavalaria em Fort Clark, no Texas. O exército americano está tentando fazer um tratado de paz com os apaches para movê-los para reservas na Flórida. Mas o retorno do filho dos Apaches vai mudar completamente a situação e a vida na região.

Sinistra Emboscada (1957) é a atração do dia 8, às 23h50. Na Guerra Civil americana, a disputa se acirra e o grupamento sulista é obrigado a deixar o forte. Só que eles não contavam com um ataque dos índios Sioux, que acabam colocando a cavalaria em apuros. Quando um mensageiro regressa solicitando ajuda ao major do Norte, ocorrerá um grande dilema.

À 1h15 do dia 9 será exibido Valente como Poucos (1956). Linus Quincannon (Tony Martin) é enviado pelo governo americano em missão a fim de descobrir quem é o responsável por vender rifles para a tribo de índios do cacique Lobo de Ferro (Edmund Hashim). Porém o que ele menos esperava era encontrar um velho amigo como principal suspeito.

No dia 10, às 0h05, o Telecine Cult exibe 100 Rifles (1969). Yaqui Joe (Burt Reynolds) rouba armas para ajudar na luta dos índios contra a opressão do governo, e um xerife sai em sua busca. Enquanto isso, uma mulher quer se vingar do general governante por ter matado seu pai. Os três acabam se tornando aliados na defesa da causa indígena.

A sessão seguinte, às 2h05, é a versão de 1972 de Má Companhia. Jake (Jeff Bridges) e Drew (Barry Brown) integram um grupo de jovens pré-recrutados para a Guerra Civil Americana. Como servir não faz parte dos planos, eles abandonam a tropa em busca de uma vida sem leis e sem obrigações. Mas ser criminoso não é tão fácil quanto pensavam e agora a dupla está envolvida em sérios conflitos.

Às 23h30 do dia 10, o longa exibido será O Parceiro do Diabo (1971). Clay Lomax (Gregory Peck) é um ladrão de banco que acabou de sair da cadeia após cumprir sentença de oito anos. Agora, ele está atrás de Sam Foley (James Gregory), o homem que o traiu. A situação se complica ainda mais quando Lomax descobre que sua ex-mulher está morta e deixou uma filha, que aparentemente é dele.

A Voz da Honra (1948) vem em seguida, à 1h15. O general Blackwell (Robert Warwick) foi acusado injustamente de conspirar com índios contra os fazendeiros de sua cidade. Mas os filhos Rufe (Glenn Langan) e Cash (Victor Mature) decidem lutar para provar a inocência do pai. Enquanto um utiliza métodos violentos, o outro busca uma abordagem mais sutil na procura pela verdade.

Na madrugada do dia 12, à 0h10, o encontro é com Charles Bronson no longa O Grande Búfalo Branco (1977). O astro vive Wild Bill Hickok, um pistoleiro no velho oeste que se junta a um chefe índio para que, juntos, eles possam combater um monstro que aterroriza o local e vive nos pesadelos de Bill: um búfalo branco gigante e raivoso. A direção é de J.Lee Thompson.

Às 2h é a vez de A Trilha da Amargura (1953), de Lesley Selander. Uma patrulha do exército é designada para entregar um tratado de paz a uma tribo indígena. Com o prazo curto, o desafio no Oeste se tornará ainda mais complicado ao precisarem enfrentar um índio que não deseja o acordo.

Premiado com um Oscar de Ator para John Wayne – o único que ganhou ao longo de sua carreira – a atração de 23h55 do dia 12 é Bravura Indômita (1969). Um velho xerife é contratado por uma garota para matar o assassino de seu pai. Ela, entretanto, faz questão de acompanhá-lo na perseguição ao criminoso, e isso o deixa contrariado. Mas eles devem ser ágeis, pois tem um caça-recompensas que quer botar a mão no assassino antes deles. O longa ganhou um remake feito pelos Irmãos Coen, em 2010.

A atração seguinte, às 2h15, é Chumbo Quente e Pé Frio (1978). Um pai rigoroso esta prestes a tomar controle de uma pequena cidade do Velho Oeste com a ajuda de seus filhos gêmeos: um deles pistoleiro, o outro um verdadeiro covarde. Para isso eles devem vencer uma pitoresca corrida e depois expulsar o prefeito corrupto.

O Estranho Sem Nome (1973), segundo longa dirigido por Clint Eastwood – o primeiro foi Perversa Paixão, é a atração do último dia da maratona Madrugada Faroeste, no dia 14, à 0h10. Nessa produção, Clint também atua, interpretando um pistoleiro misterioso que, apesar da violência e dos crimes que já cometeu, chega à cidade de Lago com a missão de protegê-la de criminosos. O que as autoridades locais não imaginam é que ele esconde um plano vingativo, capaz de destruir a vida do lugar.

Ned Kelly (1970) encerra o especial às 2h05. Quem encarna o personagem-título do filme é Mick Jagger, na pele do bandido australiano que a polícia tenta deter. Ao falhar em prendê-lo, os oficiais decidem ir atrás de sua mãe com uma acusação falsa. Ned, então, tenta se entregar no lugar dela, mas, ao ter sua proposta recusada, decide instaurar o caos nas cidades. O longa ganhou uma nova versão em 2003, com Heath Ledger no papel principal.


SERVIÇO:

Entre os dias 1º e 13 de abril, no Telecine Cult.

Dia 1º, às 23h55:
Escravo do Ouro 
(The Broken Star)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: Howard Duff, Bill Williams e Lita Baron.
EUA, 1956. Faroeste. 82 min. Livre.

Dia 2, às 01h35:
Caminhos Ásperos 
(Hondo)
Direção: John Farrow.
Elenco: Geraldine Page, John Wayne e Ward Bond.
EUA, 1953. Faroeste. 83 min. 14 anos.

Dia 2, às 23h55:
O Machado Sangrento 
(The Yellow Tomahawk)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: Lee Cleef, Rory Calhoun e Peggie Castle.
EUA, 1954. Faroeste. 82 min. 12 anos.

Dia 3, às 01h35:
Semeando o Ódio 
(Fort Yuma)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: John Hudson, Peter Graves e Joan Vohs.
EUA, 1955. Faroeste. 77 min. Livre.

Dia 3, às 23h45:
Os Conquistadores – 1941 
(Western Union)
Direção: Fritz Lang.
Elenco: Robert Young, Dean Jagger e Randolph Scott.
EUA, 1941. Faroeste. 95 min. 12 anos.

Dia 4, às 01h30:
Mistério do Desfiladeiro 
(Wild Horse Stampede)
Direção: Alan James.
Elenco: Hoot Gibson, Ken Maynard e Betty Miles.
EUA, 1943. Faroeste. 59 min. 12 anos.

Dia 4, às 23h50:
Jake Grandão 
(Big Jake)
Direção: George Sherman.
Elenco: John Wayne, Richard Boone e Maureen O`hara.
EUA, 1971. Faroeste. 110 min. 14 anos.

Dia 5, às 01h50:
Mato em Nome da Lei 
(Lawman)
Direção: Michael Winner.
Elenco: Burt Lancaster, Robert Ryan e Lee J. Cobb.
EUA, 1971. Faroeste. 98 min. 12 anos.

Dia 6, às 00h25:
Os Brutos Também Amam 
(Shane)
Direção: George Stevens.
Elenco: Alan Ladd, Van Heflin e Jean Arthur.
EUA, 1953. Faroeste. 117 min. Livre.

Dia 6, às 02h35:
A Vingança 
(Kid Vengeance)
Direção: Joseph Manduke.
Elenco: Leif Garrett, Lee Cleef e Jim Brown.
ISR, EUA, 1977. Faroeste. 94 min. 12 anos.

Dia 7, às 00h10:
Marcha de Heróis 
(The Horse Soldiers)
Direção: John Ford.
Elenco: William Holden, John Wayne e Constance Towers.
EUA, 1959. Faroeste. 119 min. 12 anos.

Dia 7, às 02h20:
O Pistoleiro Marcado 
(Young Billy Young)
Direção: Burt Kennedy.
Elenco: Robert Mitchum, Angie Dickinson e David Carradino.
EUA, 1969. Faroeste. 89 min. 12 anos.

Dia 8, às 00h25:
O Filho do Proscrito 
(Outlaw’s Son)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: Lori Nelson, Ben Cooper e Dane Clark.
EUA, 1957. Faroeste. 88 min. Livre.

Dia 8, às 02h05:
O Último Guerreiro 
(Arrowhead)
Direção: Charles Warren.
Elenco: Jack Palance, Charlton Heston e Katy Jurado.
EUA, 1953. Faroeste. 105 min. 12 anos.

Dia 8, às 23h50:
Sinistra Emboscada 
(Revolt at Fort Laramie)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: Gregg Palmer, John Dehner e Frances Helm.
EUA, 1957. Faroeste. 73 min. 12 anos.

Dia 9, às 01h15:
Valente Como Poucos 
(Quincannon, Frontier Scout)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: Peggie Castle, John Bromfield e Tony Martin.
EUA, 1956. Faroeste. 84 min. 12 anos.

Dia 10, às 00h05:
100 Rifles 
(100 Rifles)
Direção: Tom Gries.
Elenco: Raquel Welch, Burt Reynolds e Jim Brown.
EUA, 1969. Faroeste. 109 min. 16 anos.

Dia 10, às 02h05:
Má Companhia 
(Bad Company)
Direção: Robert Benton.
Elenco: Jeff Bridges, Barry Brown e Jim Davis.
EUA, 1972. Faroeste. 92 min. 12 anos.

Dia 10, às 23h30:
O Parceiro do Diabo 
(Shoot Out)
Direção: Henry Hathaway.
Elenco: Gregory Peck, Patrícia Quinn e Robert F. Lyons.
EUA, 1971. Faroeste. 94 min. 14 anos.

Dia 11, às 01h15:
A Voz da Honra 
(Fury At Furnace Creek)
Direção: H. Bruce Humberstone.
Elenco: Coleen Gray, Victor Mature e Glenn Langan.
EUA, 1948. Faroeste. 87 min. 14 anos.

Dia 12, às 00h10:
O Grande Búffalo Branco 
(The White Buffalo)
Direção: J.Lee Thompson.
Elenco: Charles Bronson, Jack Warden e Will Sampson.
EUA, 1977. Faroeste. 97 min. 12 anos.

Dia 12, às 02h:
A Trilha da Amargura 
(War Paint)
Direção: Lesley Selander.
Elenco: Robert Stack, Joan Taylor e Charles McGraw.
EUA, 1953. Faroeste. 85 min. 12 anos.

Dia 12, às 23h55:
Bravura Indômita – 1969 
(True Grit – 1969
Direção: Henry Hathaway.
Elenco: Kim Darby, John Wayne e Glen Campbell.
EUA, 1969. Faroeste. 127 min. 14 anos.

Dia 13, às 02h15:
Chumbo Quente e Pé Frio 
(Hot Lead and Cold Feet
Direção: Robert Butler.
Elenco: Darren McGavin, Jim Dale e Karen Valentine.
EUA, 1978. Faroeste. 89 min. 14 anos.

Dia 14, às 00h10:
O Estranho Sem Nome 
(High Plains Drifter
Direção: Clint Eastwood.
Elenco: Verna Bloom, Clint Eastwood e Marianna Hill.
EUA, 1973. Faroeste. 104 min. 18 anos.

Dia 13, às 02h10:
Ned Kelly 
(Ned Kelly)
Direção: Tony Richardson.
Elenco: Mick Jagger, Clarissa Kaye e Mark McManus.
ING, 1970. Faroeste. 103 min. 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado