TV Brasil estreia série "O Brasil de Darcy Ribeiro"


A emissora exibe, a partir do dia 2 de abril, série inédita sobre Darcy Ribeiro, antropólogo, educador e político que contribuiu fortemente para a construção da identidade nacional

A TV Brasil estreia no dia 2 de abril, quarta-feira, às 20h, a série O Brasil de Darcy Ribeiro. Com cinco episódios de 52 minutos cada, que serão exibidos toda quarta-feira até o dia 30 de abril, a série tem direção da cineasta Ana Maria Magalhães e apresenta as diversas facetas do antropólogo, educador, escritor e político que se tornou personalidade histórica brasileira. O programa vai mostrar como o menino destinado a ser um fazendeiro, em Minas Gerais, acabou se tornando um dos principais atores da construção da identidade nacional, com suas múltiplas atuações. A atração aborda também o seu período de exílio na América Latina.


“Darcy Ribeiro foi um intérprete do Brasil. Dedicou-se a entendê-lo e a transformar o seu projeto de nação em realidade. A pesquisa que empreendi para a realização de “O Brasil de Darcy Ribeiro” me ajudou a elucidar e transmitir a admiração que a minha geração sempre teve por ele, sua produção intelectual, pensamento, vida e ações, tudo junto e misturado à criatividade e à liberdade com que se movimentava. Durante as gravações, a equipe vibrou com os depoimentos de amigos e colaboradores, e na edição, com as falas dele sobre si mesmo e sua trajetória. Realizar a série sobre Darcy Ribeiro, o Brasil em que viveu e o que sonhou, foi emocionante e instrutivo para todos os que participaram dessa jornada”, comenta a diretora da série Ana Maria Magalhães.


A narrativa de O Brasil de Darcy Ribeiro é construída a partir de materiais de arquivo histórico e político, principalmente com entrevistas que o próprio Darcy Ribeiro concedeu ao longo de sua vida. Antropólogos, educadores, políticos, amigos e colaboradores contribuíram com depoimentos para a série. O primeiro episódio, no dia 2 de abril, retrata a personalidade, a formação e o ambiente familiar de Darcy Ribeiro desde Montes Claros (MG). Com depoimentos de amigos e profissionais da área, o telespectador poderá descobrir como a II Guerra Mundial influenciou sua definição política no meio universitário.


Também se destaca, logo no primeiro episódio, o despertar para a literatura em Belo Horizonte e a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado