TV Cultura terá programação especial sobre os 50 anos do golpe militar

Atrações serão exibidas durante toda a semana, a partir desta segunda-feira (31/3)

 

 

Na próxima semana, a TV Cultura leva ao ar uma série de programas especiais que relembram os 50 anos do golpe militar no Brasil e a ditadura. Entre as atrações estão o Provocaçõescom o filho do ex-Presidente João Goulart, o Roda Viva com Almino Afonso, o filme Cara ou Coroa, de Ugo Giorgetti, e o documentário Tempo de Resistência.   

 

Na segunda-feira (31/3) será exibido, às 22h, o Roda Viva com o ex-ministro Almino Afonso, que falará sobre o golpe de estado, juntamente com os entrevistadores Marco Antonio Villa (historiador e autor do livro Ditadura à brasileira), Daniel Aarão Reis (professor de História na Universidade Federal Fluminense e ex-integrante da luta armada contra a ditadura militar), Eliane Cantanhêde (jornalista e colunista do jornal Folha de S. Paulo) e Ricardo Kotscho (comentarista da Rede Record, repórter da Revista Brasileiros e editor do Blog Balaio do Kotscho). O programa conta ainda com a participação do cartunista Paulo Caruso..

 

Na terça (1º/4)João Vicente Goulart, filho do ex-Presidente João Goulart, deposto do governo em 1964, participa do Provocações com Antônio Abujamra, a partir das 23h30. Ele fala, entre outros assuntos, sobre seu pai e o fatídico ano de 1964, do exílio no Uruguai e do esforço que o Instituto João Goulart, presidido por ele, vem fazendo para apurar as condições em que Jango morreu.

 

 

Na quarta (2), também às 23h30, será levado ao ar o documentário Tempo de Resistência, de André Ristum.  A partir do depoimento de mais de 30 pessoas diretamente envolvidas na resistência à ditadura, e impactantes imagens de arquivos, o filme, baseado no livro Tempo de Resistência, de Leopoldo Paulino, revela a história deste longo e nebuloso período, que se estendeu por mais de 20 anos, levando conhecimento e consciência aos jovens em particular. Embalado pelas músicas de Chico Buarque, Francis Hime e Geraldo Vandré, Tempo de Resistênciarevela todo o processo do golpe militar, desde o comício do Presidente João Goulart até o dia da Anistia. Um relato completo sobre o período da ditadura militar no país, visto e contado por quem viveu na pele as consequências da repressão e do autoritarismo, como Aloysio Nunes, Franklin Martins, Leopoldo Paulino, Denize Crispim, entre outros militantes da época.

 

Na quinta-feira (3), às 22h30, a Cultura apresenta o filme Cara ou Coroa, de Ugo Giorgetti. Na história, que se passa em São Paulo, em 1971, João Pedro (Emílio de Mello) é um diretor de teatro que divide seu tempo entre os ensaios de uma peça, discussões com a ex-mulher e jogos de azar. Depois de ser abordado por um integrante do Partido Comunista, que financia seu espetáculo mesmo sem achá-lo enquadrado nos ditames esquerdistas, João Pedro acaba colocando o irmão, Getúlio (Geraldo Rodrigues), em uma missão complicada: encontrar um local para esconder dois perseguidos políticos. A opção viável é a casa de um respeitável militar da reserva (Walmor Chagas), avô de Lílian (Lulia Ianina), namorada de Getúlio. Afinal, quem se lembraria de procurar subversivos na casa de um general do exército brasileiro? A escolha leva os personagens a refletir sobre o engajamento político e suas implicações no dia a dia. Em seguida, à 00h30, o público confere um debate sobre o longa com Sergio Mamberti, Marco Antônio Villa e José Alvaro Moises, mediado pelo jornalista e apresentador do Jornal da Cultura, Willian Corrêa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado