CineSesc exibe documentários que integram o projeto Cores do Futebol e promove encontro com os diretores


 

As produções são: "Futebol é Pai", de Lina Chamie; "Comercial F.C. – A Equipe Fantasma", de Ugo Giorgetti, e "O Poeta Americano", 
de Lírio Ferreira 


                                                                                                                    

                                                                                                                                                       &nb! sp;&nbsp ;    Curta: Comercial F.C. – A Equipe Fantasma. Foto Divulgação.


CineSesc exibe, no dia 16/06, segunda, às 20h30,  três documentários em curta-metragem, realizados pelo Sesc, com 10' cada, que integram o projetoCores do Futebol. São eles: Futebol é Pai, com direção de Lina Chamie; Comercial F.C. – A Equipe Fantasma, com direção de Ugo Giorgetti, e O Poeta Americano, com direção de Lírio Ferreira. Na sequência, haverá um encontro com os diretores. Os documentários também estrearão no SescTV no dia 10/07, quinta, às 21h.

 

Com iniciativa da TAL – Televisão América Latina e apoio da Glomex - Global Media Exchange, o projeto tem como objetivo a produção de uma série de documentários em curta-metragem sobre o futebol, por TVs públicas, educativas e culturais com finalidade pública de países nos cinco continentes. O SescTV, canal do Sesc São Paulo, responsabiliza-se pela produção dos três curtas-metragens.

 

Entre os temas recorrentes nos filmes estão a paixão pelo futebol; como esse esporte interfere nas relações culturais e sociais em um mundo contemporâneo e globalizado; e como os sentimentos dos torcedores são capazes de formar verdadeiras nações.

 

O documentário Futebol é Pai mostra a paixão de um garoto pelo Santos Futebol Clube. A produção acompanha o pequeno torcedor ao estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos, no litoral paulista, para assistir, pela primeira vez sem seus pais, uma partida do seu time.

 

Já o documentário Comercial F.C. – a Equipe Fantasma narra, a partir de seus principais personagens, a trajetória histórica desse time que integrou a Federação Paulista de Futebol quando foi fundada. O Comercial, já extinto, disputou campeonatos da Primeira Divisão até 1962. O curta traz depoimento de Dino Sani, ex-jogador do Comercial, que atuou na Seleção Brasileira de Futebol campeã do mundo em 1958; foi campeão europeu pelo Milan, da Itália; e jogou no Palmeiras, São Paulo, Boca Júniors, da Argentina, e Corinthians Paulista. Neste, depois de jogar por três anos, tornou-se técnico.

 

O curta O Poeta Americano, de forma poética e experimental, discorre sobre a paixão do escritor pernambucano João de Melo Neto pelo América Futebol Clube, fundado em 12 de abril de 1914, em Recife – PE. O poeta dedicou várias linhas de sua obra ao seu time de coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado