‘Família no Papel’ será exibido sábado no GNT

Documentário brasileiro que aborda a adoção por casais homoafetivos vai ao ar às 22h30

Foto: Cláudia Alcântara (esq.) e Mônica Figueiredo com os dois filhos adotados / Divulgação GNT (Para salvar em alta resolução, clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione "Salvar imagem como...")

Neste sábado (14/06), vai ao ar às 22h30 no GNT o documentário brasileiro "Família no Papel". O filme, dirigido pelas jornalistas Fernanda Friedrich e Bruna Wagner, mostra as dificuldades diárias e o preconceito que casais homossexuais enfrentam com relação à adoção. O Brasil tem 60 mil casais homoafetivos declarados e 4.400 crianças na fila para serem adotadas, no entanto, 51% da população é contrária à adoção por parceiros homossexuais.

Mônica Figueiredo e Cláudia Alcântara adotaram dois irmãos, Patrick e Leonardo, que sofriam maus-tratos da mãe e foram levados para um abrigo. Mônica conta o primeiro empecilho que surgiu durante o processo na Justiça: "Uma assistente social perguntou: 'E se elas separarem?' Respondemos: 'os heteros também separam'. E esse foi o gancho para conseguirmos a adoção".

Sobre o preconceito, Mônica afirma que os filhos foram aprendendo sozinhos a lidar com o problema: "Quando Leonardo tinha uns dez anos, um menino falou para ele na escola: 'sua mãe é sapatão'. Ele falou: 'E daí? Você outro dia disse que sua mãe traiu o seu pai. A minha família é amor'".

Os parceiros Toni Reis e David Harrad tentam desde 2005, sem sucesso, adotar uma criança. Segundo eles, todos os casais que entraram com um pedido na mesma época já conseguiram adotar. "Nós não temos direitos iguais no Brasil. Hoje, comparado a um casal hetero, um casal gay tem 78 direitos negados," afirma Toni.

O documentário rodado em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, conta a história de sete famílias.

Um dia após a exibição na TV, "Família no Papel" também estará disponível para o assinante a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta acessar o GNT Play, - gntplay.com.br - página específica do GNT no Globosat Play, serviço de vídeo sob demanda da Globosat. É possível assistir à atracão tanto em computadores, como por aplicativos para tablets e smartphones com sistema iOS ou Android. Para ter acesso ao conteúdo diretamente da televisão, os assinantes NET podem usar o serviço NOW.

 

Título: "Família no Papel "  

Dia e Horário:  14 de junho (sábado), às 22h30

Classificação: 14 anos

Direção: Fernanda Friedrich e Bruna Wagner

Duração: 1h

Ano: 2012

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado