ESPECIAL INÉDITO REGISTRA INTERAÇÃO ENTRE HOMENS E ELEFANTES

 
 
 
 Tratador de zoológico desenvolveu vínculos com os animais a ponto de ajudar no nascimento dos filhotes
  
 
 
 

Elefantes são dotados de inteligência proporcional ao tamanho. Sociáveis, estes animais são capazes de demonstrar emoções parecidas às humanas e desenvolver vínculos. No especial O ENCANTADOR DE ELEFANTES (Elefamilia), o Animal Planet acompanha a equipe do zoológico de Pittsburg e, em especial, de Willie Theison – responsável pela área dos elefantes, ele desenvolveu um grau impressionante de interação com estes animais.

A produção estreia no domingo, 22 de junho, às 21h, e registra os esforços de Willie e de toda a equipe para proteger a espécie. Do nascimentos dos filhotes ao treinamento dos tratadores, as câmeras captam iniciativas que asseguram a preservação da espécie e momentos em que as afinidades entre homem e animal são evidentes.

Garantir que os elefantes do zoológico tenham a mesma qualidade de vida oferecida pelo habitat natural incluiu diversos desafios. O primeiro deles é formar um grupo coeso, uma vez que cada um dos adultos veio de um local diferente. Depois de muito trabalho, as fêmeas Tasha, mais velha e dominante, Nan e Moja, adultas, parecem entrosadas – elas vivem há quase uma década juntas e as duas mais jovens estão no final da gestação de filhotes muito aguardados.

A reprodução em cativeiro é uma etapa importante do trabalho de Willie e ele opta por manter as fêmeas acordadas e livres durante o parto. A decisão é arriscada, sobretudo porque há casos em que a mãe fere e mata o filhote logo após o nascimento. Entretanto, depois de acompanhar os dois anos de gestação, Willie está confiante e pondera que há mais pontos positivos na escolha pelo parto natural.

"É preciso ter sempre em mente que este é um trabalho arriscado", afirma Willie antes de contar o acidente ocorrido no zoológico. Moja, o indivíduo mais inteligente e subordinado do grupo, reagiu pela primeira com agressividade e matou um dos tratadores. Desde então, ela aprendeu que a força física é um caminho e, por isso, a reação dela no momento do parto preocupa a todos da equipe.

Os primeiros dias dos filhotes são críticos e Willie está determinado a não intervir na dinâmica do grupo – os bebês precisam lidar com o ciúme dos mais novos da turma, e com o incômodo gerado na fêmea dominante, que deixou de ser o centro das atenções e não está nada contente com isso.

O especial também revela detalhes sobre a capacitação dos funcionários. Com o auxílio de treinadores especializados e de cavalos utilizados especificamente para esta finalidade, os tratadores aprendem a utilizar a linguagem corporal e a estabelecer comunicação e vínculo com os animais. Os elefantes precisam confiar nos humanos que os cercam e isso exige que as pessoas estabeleçam uma relação de liderança tranquila, como um indivíduo que naturalmente assume a frente de um grupo do qual faz parte.

Ao longo especial, O ENCANTADOR DE ELEFANTES demonstra o quão apaixonantes podem ser estes gigantes e o esforço contínuo de Willie e sua equipe para se reconectarem com a natureza selvagem, instintiva e intuitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado