CHEF REVELA CULINÁRIA TÍPICA DE COMUNIDADES ISOLADAS

 
Em série inédita, Jock Zonfrillo viaja a locais remotos em busca de sabores únicos e ingredientes exóticos para depois incorporá-los ao cardápio de seu restaurante
 
Jock Zonfrillo (direita) é o Chef Itinerante
 

Jock Zonfrillo é um chef australiano que passa a maior parte do tempo caçando, colhendo e coletando alimentos junto a povos nativos de comunidades isoladas – o objetivo é descobrir os sabores únicos que emergem das receitas e ingredientes elaborados por eles.

A nova série CHEF ITINERANTE (Nomad Chef) que o TLC estreia na terça-feira, 28 de outubro, às 23h10, acompanha Jock em uma viagem repleta de descobertas e situações perigosas. Em cada um dos dez episódios ele vai a um país diferente onde conhece novas técnicas culinárias executadas a partir de ingredientes exóticos.

Durante os trajeto, Jock revela comunidades muitas vezes esquecidas e aprende a cozinhar de acordo com os métodos locais. Depois, retorna à Austrália e elabora releituras utilizando as referências aprendidas. Assim, grande parte das iguarias é incorporada ao cardápio de seu próprio restaurante, o Orana, e Jock transporta uma parte valiosa de suas viagens aos pratos que assina.

Da caça de morcegos praticada no Pacífico Sul à coleta mariscos em um penhasco da Espanha, o chef sempre encontra aventura, ingredientes raros e deliciosos no caminho. Entre as opções para a apreciação dos visitantes do Orana estão um sorvete feito com formigas e uma torta que leva sangue de carneiro. O quão deliciosas são essas iguarias inspiradas nas experiências étnicas de Jock, só os frequentadores do restaurante podem dizer.

"Muitas tradições culinárias foram perdidas nesse mundo global em constante expansão. A série foi uma oportunidade de aprendizado e a mais emocionante viagem que fiz; tenho a honra de transmitir minhas experiências para os telespectadores com CHEF ITINERANTE", diz Jock.

Nascido na Escócia, Jock Zonfrillo mudou-se para a Austrália em 2000 e muitos atribuíram a ele o retorno da cidade de Adelaide de volta ao mapa gastronômico do país,  o que coincidiu com o surgimento do Orana. O restaurante aberto no final de 2013 tem cardápio inspirado no gosto por ingredientes exóticos, o respeito por diferentes culturas e sua paixão por mergulho e caça.

DESCRIÇÃO DOS EPISÓDIOS

Episódio 1 – Vanuatu 
Estreia: terça-feira, 28 de outubro, às 23h10
Jock Zonfrillo se aventura na ilha de Tanna, no Pacífico Sul, para descobrir como os moradores cozinham em um dos últimos lugares a serem impactados pela cultura ocidental. Lá ele é recebido pela aldeia Yakel, que virou as costas para a vida moderna para viver aos moldes de seus antepassados. Durante a estada, Jock se reúne com os melhores atiradores da tribo para caçar morcegos com arco e flecha, prepara frango cozido nas borbulhantes fontes termais de um vulcão e resolve uma disputa tribal cozinhando um porco em um forno de barro gigante. De volta ao restaurante, Jock se propõe a transformar a cozinha tradicional da tribo em uma experiência para seus clientes.

Episódio 2: Austrália 
Estreia: terça-feira, 4 de novembro, às 23h10
Jock Zonfrillo viaja até uma comunidade aborígene na costa australiana para aprender os segredos culinários de uma cultura ancestral ainda viva. Na ilha de Elcho ele é recebido pelo povo yolngu, os habitantes nativos de uma reserva com 97 mil quilômetros, uma das paisagens mais belas e perigosas do planeta. Jock pesca arraias venenosas nas águas infestadas de crocodilos, coleta formigas verdes para fazer um tônico com ervas medicinais e captura uma lagarta gigante com 30 centímetros de comprimento.

Episódio 3: Etiópia
Estreia: terça-feira, 11 de novembro, às 23h10
Jock Zonfrillo está nas terras planas da Etiópia para descobrir como uma das mais antigas comunidades agrícolas transformou a cultura e a tradição milenares em uma cozinha de dar inveja. Ali, no "berço da humanidade" onde viveram os primeiros ancestrais do homem, Jock experimenta a culinária etíope que inclui vísceras bovinas cruas, o berebere – uma rica mistura de especiarias – e prepara uma bebida alcoólica a partir de milho fermentado. De volta ao restaurante, ele se esforça para assar um pão típico  e enfrenta o enorme desafio de tornar a paixão etíope por carne crua em uma opção para seus convidados.

Episódio 4: China 
Estreia: terça-feira, 18 de novembro, às 23h10
Jock Zonfrillo viaja para a província de Yunnan, na China, para descobrir como a cidade desenvolveu um estilo único que combina o poder das tradições gastronômicas chinesas às do sudeste asiático. Na região de Xishuangbanna, próxima à fronteira com o Vietnã, Birmânia e Laos, Jock conhece novos ingredientes, sabores ácidos e estranhos, e experimenta pela primeira vez as delícias do musgo de rio,  da dilênia (uma planta típica da região), sangue de porco cru e peixe fermentado no bambu. De volta ao seu restaurante, ele coloca em prática o plano de emular as novas referências em oito pratos diferentes. Se os próprios funcionários relutam em experimentar o sangue de porco cru, quais reações virão dos clientes?

Episódio 5: Japão
Estreia: terça-feira, 25 de novembro, às 23h10
Jock Zonfrillo viaja para um dos últimos lugares selvagens do Japão para desvendar os segredos da antiga culinária local. Na remota ilha de Yakushima, na costa sul do país, ele descobre o que significa viver a partir da generosidade da Terra quando salta de um barco em alto mar para capturar um peixe. Depois, um mergulho para encontrar o delicioso e mortal baiacu. De volta ao restaurante, Jock espera implementar o conhecimento incorporado, servindo a seus clientes oito iguarias de uma forma tradicional. Mas será que ele consegue agradar os clientes com uma sobremesa feita com alho e um prato elaborado a partir de esperma de peixe cru?

Episódio 6: Filipinas 
Estreia: terça-feira, 2 de dezembro, às 23h10
Jock Zonfrillo vai para as montanhas filipinas para descobrir como as tradições culinárias de uma tribo isolada permaneceram intactas por dois milênios. Em meio aos terraços de arroz do povo Ayangan, Jock descobre segredos culinários escondidos na vesícula biliar de uma galinha,  encontra um saboroso lagarto com a ajuda de cães de caça e fabrica um arpão. De volta ao restaurante, Jock testa o apetite dos seus clientes servindo caracóis sobre suco de gramíneas e pedindo-lhes para cozinhar o frango cru em seus próprios pratos.

Episódio 7: Belize 
Estreia: terça-feira, 9 de dezembro, às 23h10
Jock Zonfrillo se aventura nas selvas de Belize para descobrir os segredos da culinária dos descendentes dos antigos maias. Na costa caribenha do país, uma refeição com um povo que reúne os únicos descendentes dos índios Arawak e escravos africanos. Ainda neste episódio, Jock mergulha em busca de frutos do mar e caça roedores. Difícil será trazer os sabores do Caribe para o seu restaurante – entre as experiências estão ceviche de cacau, tortilhas e coquetéis exóticos.

Episódio 8: Peru 
Estreia: terça-feira, 16 de dezembro, às 23h10
Jock Zonfrillo está na Amazônia peruana para descobrir como os moradores criaram uma cultura alimentar única, utilizando o rio e a floresta tropical como a sua "despensa" natural. Ao viajar da cidade de Iquitos para a aldeia ribeirinha de Puca Urquillo, Jock experimenta uma enguia elétrica monstruosa e descobre o sabor de insetos assados, cauda de lagarto e ensopado de formigas. De volta ao restaurante, Jock tenta recapitular os sabores impressionantes dos répteis amazônicos, elaborando um prato com crocodilo e sal de formiga. Ele conseguirá recriar a alimentação peculiar de uma tribo remota do outro lado do mundo em um alimento que seus clientes estejam dispostos a provar?
 
Episódio 9: Ilhas Faroé 
Estreia: terça-feira, 23 de dezembro, às 23h10
Jock Zonfrillos vai até as Ilhas Faroé, no Oceano Atlântico, para descobrir como os verdadeiros descendentes dos vikings criaram uma culinária que lhes permite sobreviver em um dos ambientes mais inóspitos do planeta. Neste arquipélago localizado na metade do caminho entre a Escócia e a Islândia, Jock celebra o solstício de verão caçando aves em um penhasco com 200 metros de altura, utilizando apenas uma rede gigante. Além disso, prepara morcela com sangue de ovelhas e cozinha uma grande refeição com cabeças de peixe fermentadas e gordura de baleia. De volta ao restaurante, Jock testa seus comensais, servindo uma ave marinha preparada com gordura de baleia artificial, e uma sobremesa desafiadora feita com sangue de carneiro.

Episódio 10: Espanha 
Estreia: terça-feira, 30 de dezembro, às 23h10
Jock Zonfrillo visita a Costa da Morte, na Galícia e os imponentes picos montanhosos das Astúrias para entender como as tradições celtas e romanas foram combinadas nesta paisagem costeira e moldaram a cozinha tradicional do norte da Espanha. Lá, arrisca sua vida ao tentar extrair mariscos de uma costa rochosa atingida por ondas fortes e enterra queijo tipo Gamoneu para defuma-lo a 15 metros de profundidade, em uma caverna nos Picos de Europa. De volta ao restaurante, Jock presta homenagem a uma cultura de pastoreio com dois milênios de idade.

SOBRE JOCK ZONFRILLO

Jock Zonfrillo nasceu na Escócia, embora parte de sua família seja de origem italiana. Seu avô era um fazendeiro e agricultor escocês que herdou de seus parentes na Itália a paixão por ingredientes de qualidade e pelos prazeres dos alimentos saborosos. Não é de se admirar, então, que Jock tenha crescido na cozinha. Desde criança, ele aprendeu a respeitar os valiosos segredos da gastronomia.

Depois de aprimorar suas habilidades em grandes hotéis em Escócia, Jock foi inevitavelmente atraído para as cozinhas exigentes de Londres, onde trabalhou com vários chefs de renome, entre eles Marco Pierre White.

A necessidade de lidar com ingredientes vindos diretamente da natureza fez Jock mudar-se para Kent, cidade conhecida como o "jardim da Inglaterra". Lá, ele trabalhou com David Cavalier no renomado restaurante Chapter One. Movido pelo desejo de ampliar seus conhecimentos e pela curiosidade sobre novas culturas culinárias, Jock decidiu passar um ano na Austrália.

Estar em um país do hemisfério sul causou um grande impacto na carreira de Jock, que depois de um ano retornou ao Reino Unido, conforme o planejado. Trabalhou novamente por Marco Pierre White no Les Saveurs e, mais tarde, uniu-se à nova equipe do The Pharmacy: inaugurado pelo artista Damien Hirst, o restaurante foi internacionalmente aclamado por sua cozinha inovadora. O desejo de se conectar com a natureza levou Jock a abrir um restaurante em um pequeno hotel na costa de Cornualha, Reino Unido.

Mas o ano que Jock passou Sydney o marcou profundamente. A Austrália foi, sem dúvida, seu lar espiritual. Em 2000 surgiu a oportunidade de voltar para lá como chefe de cozinha no Restaurante 41 e ele a aproveitou de imediato. Depois de um tempo em Sydney, ele trabalhou como consultor e mudou-se para a cidade de Adelaide para trabalhar como chef executivo do Magill Estate Restaurant. Atualmente ele ainda reside em Adelaide, onde trabalha como chef e proprietário dos restaurantes Street-ADL e Orana, seus empreendimentos pessoais.

SERVIÇO
CHEF ITINERANTE (Nomad Chef)
Estreia: terça-feira, 28 de outubro, às 23h10
Classificação Indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado