Film&Arts - destaques de 15 a 21 de dezembro




Noel Rosa “roqueiro” é destaque em documentário exibido no Film&Arts

Film&Arts exibe, no dia 15/12, segunda-feira, às 19hA Alma Roqueira de Noel Rosa, um documentário sobre o carioca Noel Rosa, uma lenda do samba brasileiro.

O título, inusitadamente, inclui o termo “roqueiro” porque a produção foi idealizada pelo músico Paulo Miklos, da banda Titãs. Ele faz uma homenagem ao centenário de Noel, ao promover um grande encontro do rock com o samba de raiz. Um dos grandes méritos do filme é conseguir interligar o sambista dos anos 1920 a Miklos, integrante de uma das mais importantes bandas de rock do Brasil. Um casamento, que poderia parecer muito inusitado, provoca um efeito inesperado e agrada em cheio ao espectador. O titã aparece fazendo a barba diante de um espelho, enquanto se prepara para um de seus shows, contando como entrou em contato com os sambistas paulistas do Quinteto em Branco e Preto e qual foi a sensação de frequentar rodas de samba em São Paulo e no Rio.
A produção faz um verdadeiro resgate da importância de Noel, e mostra as visitas de Miklos à Velha Guarda da Vila Isabel e ao Samba da Vela, a parceria com o Quinteto em Branco e Preto e encontros com importantes sambistas, como Oswaldinho da Cuíca e Fabiana Cozza. Destaque também para as participações do rapper e apresentador Rappin’ Hood e da cantora Malu Magalhães.


Quanto Mais Quente Melhor é o tema de série que desvenda filmes clássicos, no Film&Arts

Obras cinematográficas são documentos notáveis que dão testemunhos de seu tempo. Um dos paradoxos da arte é que grandes obras são atemporais, ao mesmo tempo em que estão profundamente arraigadas em sua época.
O episódio desta semana da série A História Oculta de, que desconstrói grandes filmes, apresenta os bastidores deQuanto Mais Quente Melhor, considerada uma das melhores comédias do cinema em todos os tempos, no dia 16/12, terça-feira, às 18h. Lançado em 1959 e protagonizado por Jack Lemmon, Tony Curtis e Marilyn Monroe, o filme é uma paródia burlesca focada na confusão de gêneros e de sentimentos e foi conduzido com maestria por um dos maiores diretores do cinema norte-americano, Billy Wilder – também responsável por sucessos como Crepúsculo dos Deuses(1950), Sabrina (1954) e Se Meu Apartamento Falasse (1960). Wilder, originalmente nascido na Polônia, construiu uma prolífica carreira em Hollywood como diretor, roteirista e produtor, e foi indicado 21 vezes ao Oscar, tendo levado seis estatuetas para a casa.
O diretor, de forma iconoclasta, utilizou clichês devastadores e elegeu Marilyn Monroe – que já havia dirigido na comédia de sucesso O Pecado Mora ao Lado (1955) – como protagonista de Quanto Mais Quente Melhor. Wilder estava convencido de que, apesar da ansiedade e da dependência de drogas, Marilyn poderia se transformar em “um verdadeiro gênio como atriz cômica”. No programa é possível perceber também como Wilder trouxe à tona uma América moralista e próspera, combinada ao fim da Guerra Fria e ao começo da luta contra a segregação racial no país.

        
Film&Arts exibe Delirium uma apresentação singular do Cirque du Soleil

Seus espetáculos são vibrantes e criativos e foram responsáveis pelo movimento que deu nova roupagem ao circo. Trata-se da companhia canadense Cirque du Soleil, criada em 1984 por Daniel Gauthier e Guy Laliberté, cujas montagens percorrem o planeta, além de apresentar espetáculos fixos em várias cidades do mundo. Sempre reunindo música, dança, acrobacia e a arte do clown, cada espetáculo conta uma história diferente, que também encanta pelas maquiagens e figurinos.
               
Delirium, que o Film&Arts apresenta no dia 16/12, terça-feira, às 23h, é diferente do que se costuma ver dos espetáculos desse grupo canadense. Trata-se de uma apresentação de músicas remixadas de outras produções da trupe, comoAlegría, Varekai, Dralion e Saltimbanco, além de uma atuação única de cantores, dançarinos e acrobatas, juntamente com projeções que ajudam a trazer a magia dos palcos para os espectadores.



Produção aborda o resgate de obras de arte roubadas durante a II Guerra Mundial
O documentário O Saqueio da Europa (The Rape Of Europa) retrata a épica história do roubo sistemático, da destruição deliberada e da milagrosa sobrevivência de tesouros da arte europeia durante o Terceiro Reich e a II Guerra Mundial. OFilm&Arts exibe a segunda parte desta produção indicada ao Emmy, no dia 17/12, quarta-feira, às 21h. Com narração da atriz norte-americana Joan Allen (NixonA Conspiração), o filme, rodado em sete países, foi dirigido a seis mãos pelos documentaristas Richard Berge, Bonni Cohen e Nicole Newnham.
Por doze longos anos os nazistas saquearam e destruíram obras de arte através da Europa em uma escala sem precedentes na história. Porém, muitos profissionais da arte e cidadãos comuns, como caminhoneiros e empregados de grandes lojas, lutaram para resguardar, resgatar e devolver as várias obras perdidas, ocultadas e roubadas de seus locais de origem. Graças a essas pessoas, grande parte desses tesouros se encontra hoje de volta a museus, galerias e coleções particulares, a maioria deles ao alcance do público.


Sensação do violoncelo revelada por Elton John, 2 Cellos é destaque no Film&Arts
No dia 18/12, quinta-feira, às 18h, o Film&Arts apresenta o espetáculo 2 Cellos – Live in Zagreb. São dois jovens violoncelistas, Luka Sulic e Stjepan Hauser, que fizeram sucesso levando o violoncelo a um novo nível e quebrando os limites entre os diferentes gêneros musicais. Sua incrível versão para cello do hit de Michael Jackson Smooth Criminalpegou o mundo de surpresa. Em apenas uma semana, o vídeo dessa performance se tornou uma enorme sensação viral, que valeu o convite para a dupla se unir a Elton John em sua turnê pelo mundo.
Segundo o próprio Elton John, todos devem ver, ao menos uma vez, o 2 Cellos tocando ao vivo. “São deslumbrantes! Não me lembro de ter visto nada tão emocionante como eles desde a época em que vi Jimi Hendrix ao vivo, lá pelos anos 60”, afirmou o astro britânico.



A banda Bon Jovi fala sobre seus álbuns e histórias em atração exclusiva do Film&Arts

Direto do Actors Studio é um talk-show que existe desde 1994, apresentado por James Lipton e já indicado ao Emmydiversas vezes. A cada edição, o programa traz um convidado diferente para seu prestigioso palco. E o Film&Arts abre as cortinas do teatro onde ele é gravado, na Madison Avenue, em Nova York, e embarca em mais um episódio do programa no dia 19/12, sexta-feira, às 20h.

Conhecido por seus hits do rock e da música romântica ao lado da banda que carrega seu nome, Jon Bon Jovi vai ao palco do Actor’s Studio falar sobre sua carreira no mundo musical e seus filmes, mas sem deixar de fora os demais integrantes - Richie Sambora (guitarra), Tico Torres (baterista) e David Bryan (tecladista) -, deixando claro que não se cria uma banda legendária e com uma carreira de sucesso com um único músico.



Film&Arts apresenta Alegría, uma das mais celebradas produções do Cirque du Soleil

Um dos mais belos e aclamados espetáculos circenses chega ao Film&Arts; trata-se do inspirado Alegría, da trupe canadense Cirque du Soleil, no dia 20/12, sábado, às 21hAlegría conta a história de um reino distante que sofre com a falta de um rei, e que dá início a uma batalha pelo controle do poder local em que trovadores, pícaros, mendigos, nobres decadentes, crianças e palhaços se unem e se enfrentam, sempre com o grito de guerra: “ALEGRÍA!”.

Uma das apresentações mais populares do grupo, que já passou por grandes cidades ao redor do planeta, Alegríatransmite esperança e perseverança para o público. O espetáculo foca a união do povo para alcançar um governo melhor, e demonstra como o poder político pode influenciar as pessoas, tanto para o bem quanto para o mal delas.

O grupo canadense, que reinventou a maneira de se fazer circo, foi criado em 1984 por Daniel Gauthier e Guy Laliberté, e já foi visto por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo.



Diretora de Mamma Mia! transporta a comédia musical dos palcos para as telonas

Film&Arts traz no dia 21/12, domingo, às 22h o divertido musical Mamma Mia! – O Filme, que conta história de Sophie, interpretada por Amanda Seyfried (Os Miseráveis), uma jovem que está para se casar, mas que nunca soube quem era seu pai, já que sua mãe nunca revelou a identidade dele.

No entanto, ela suspeita de três homens, que se relacionaram com a sua mãe, a independente Donna (Meryl Streep), e os convida para o casamento. O problema é que os três, que vivem em diferentes partes do mundo, ainda nutrem uma paixão por Donna, que faz de tudo para não revelar a identidade do pai.

Filmada na estonteante ilha grega de Kalokairi, esta comédia musical é baseada na peça homônima – inspirada nas músicas da banda escocesa ABBA –, que, assim como o filme, também foi dirigida pela britânica Phyllida Lloyd. O longa traz um elenco de peso: além de Amanda e Meryl, destaque para Stellan Skarsgard (de Ninfomaníaca), Pierce Brosnan (de007 Contra Golden Eye) e Colin Firth (de O Discurso do Rei). E trouxe para Meryl Streep o prêmio de Melhor Atriz no National Movie Awards de 2008, além de uma indicação ao Globo de Ouro em 2009.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado