Futura exibe documentários inéditos e atrações infantis em janeiro

No dia 1, o Canal lança a série documental "Os Negros na América Latina". O desenho "Caillou" estreia no dia 2

 

O Futura celebra a chegada de 2015 com várias novidades na programação. Já no dia 1, o "Mundo.doc", espaço dedicado a documentários, começa a exibir novas produções, às quintas-feiras, 22h. Em quatro capítulos, a aclamada série norte-americana"Os Negros na América Latina" é apresentada pelo professor da Universidade de Harvard, Henry Louis Gates Jr., e resgata a história da população africana no Novo Mundo. A narrativa começa com a "descoberta" do continente americano, o transporte de milhões de homens e mulheres trazidos da África, e vai até os dias atuais. Para Gates, séculos depois do fim da escravidão, a situação socioeconômica dos negros e de seus descendentes sofreu poucas alterações. Em pleno século XXI, eles ainda batalham para conquistar seus direitos de cidadãos plenos. O pesquisador enfoca as peculiaridades das relações raciais em seis países: Brasil, México, Peru, República Dominicana, Haiti e Cuba. Os episódios serão apresentados nos dias 1 (México e Peru), 8 (Haiti e República Dominicana), 15 (Cuba) e 22 (Brasil).

No dia 29/1, o documentário "Uma Questão de Cor", produzido pelo cineasta Vic Sarin, ressalta a discriminação dentro de uma etnia, com base nas diferenças do tom da pele. Sarin viaja o mundo para discutir essa questão social complexa e entrevista, por exemplo, uma empresária filipina, cujo negócio cresceu vertiginosamente por causa da bilionária indústria do clareamento de pele, e uma indiana que foi recusada pelo noivo por ser "negra" demais. O diretor conversa também com Renato Sorriso, gari que trabalha nas ruas do Rio de Janeiro, conhecido pelo bom humor e atitude positiva, para abordar a miscigenação no Brasil.

 

Para as crianças

Para animar as férias da criançada, o Canal estreia o desenho "Caillou" no dia 2. O público mirim vai acompanhar as descobertas de Caillou, um menino de quatro anos muito curioso e imaginativo. A animação mostra a relação do protagonista com seus pais e a irmã caçula Rosie, além de divertidas experiências vividas pelo pequeno, como o primeiro dia na escola e as brincadeiras em casa. A atração será exibida de segunda a domingo, dentro do programa infantil Paio & Dongo, a partir das 11h.

Ainda em janeiro, o Futura apresenta mais desenhos no "Cine Especial"às segundas-feiras, em dois horários (9h30 e 18h). No dia 5, vai ao ar a animação "Asterix e a Cleópatra", de René Goscinny e Albert Uderzo, que conta as aventuras de Asterix e Obelix no Egito. Cleópatra, desafiada por Júlio César, resolve construir um palácio em apenas três meses. A dupla de gauleses vai até Alexandria para ajudar a rainha egípcia.

No dia 12, o Canal exibe "Heidi", dirigido por Paul Marcus. A obra mostra uma menina órfã suíça que vive feliz com seu avô. A protagonista vai morar com uma família rica e conhece Klara, uma garota em cadeira de rodas que se torna sua grande amiga.

Na semana seguinte, dia 19, é a vez do filme "Os Contadores de Histórias", do diretor francês Jean-Christophe Roger. Criativo e divertido, o longa-metragem revela um mundo de imaginação por meio dos personagens – participantes de um concurso de TV para contadores de histórias.

A animação brasileira "Garoto Cósmico", de Alê Abreu, é o destaque do dia 26. A história se passa no ano 2973, em uma galáxia distante. O menino Cósmico mora no Planeta das Crianças, junto com seus amigos Maninho e Luna. O trio vive uma série de aventuras quando embarcam em um táxi galáctico, rumo a outros planetas. Já na primeira parada, eles conhecem o Giramundo, um palhaço visionário que mostra às crianças uma nova realidade, repleta de possibilidades criativas e livre de regras.

                                              

 

HORÁRIOS E SINOPSES

 

CAILLOU

Estreia: 2 de janeiro

De segunda a domingo, a partir das 11h

Duração: 10 min

Classificação: livre

 

MUNDO.DOC

Quintas-feiras, 22h

Reprise: sextas-feiras, 13h30; sábados, 4h30min e 17h; e domingos, 20h

Duração: 60 min

Classificação: livre

 

Ø  OS NEGROS NA AMERICA LATINA

A América Latina é frequentemente associada a muita música, aos pontos turísticos e ao sol, mas cada um dos seis países apresentados na série "Os Negros na América Latina", incluindo Haiti, República Dominicana, Cuba, Brasil, México e Peru, tem uma história secreta. Por trás das histórias do colonialismo e da escravidão, o professor Henry Louis Gates Jr. descobre relatos de pessoas marcadas pelas raízes africanas.

 

Dia 1 – Episódio: México e Peru

O episódio explora a história quase que desconhecida do número significativo de pessoas negras enviadas a esses países ainda nos séculos XVI e XVII e a diversidade de cultura que seus descendentes deixaram em Vera Cruz, no Golfo do México, região do Oceano Pacífico, e em Lima, capital do Peru.

 

Dia 8 – Episódio: Haiti e República Dominicana

O episódio fala sobre a origem da primeira república de negros da história. Na República Dominicana, o professor Gates analisa a forma como a história conturbada do país com o Haiti pode esclarecer algumas noções sobre classificação racial.

 

Dia 15 – Episódio: Cuba

O episódio estuda como a cultura, a religião, a política e a música desse país estão indissociáveis à enorme quantidade de trabalho de escravos importados para produzir uma enorme lucratividade durante o século XIX, com a indústria de açúcar. O episódio traz também como a questão de raça e de racismo tem sido tratada desde a Revolução Comunista de Fidel Castro, em 1959.

 

Dia 22 – Episódio: Brasil

O episódio mergulha na imagem do Carnaval para descobrir como essa "nação arco-íris" lida com o seu legado como a maior economia de trabalho escravo do mundo.

 

Dia 29

Ø  UMA QUESTÃO DE COR

Este documentário, produzido pelo diretor e cineasta Vic Sarin, é uma investigação pessoal e global sobre os aspectos históricos e atuais da discriminação dentro de uma etnia, com base nas diferenças do tom da pele. Sarin viaja o mundo para discutir essa questão social complexa, incluindo uma empresária filipina, cujo negócio cresceu vertiginosamente por causa da bilionária indústria do clareamento de pele. O filme leva os espectadores a uma viagem reflexiva e surpreendente até o ponto central dessa questão social dolorosa e profunda, que não envolve apenas a aparência, mas também classe, gênero e geografia.

 

 

CINE ESPECIAL

Segundas-feiras (5, 12, 19 e 26 de janeiro), 9h30 e 18h

Duração: 75 min

Classificação: livre

 

Dia 5, segunda-feira, 9h30 e 18h – ASTERIX E CLEÓPATRA

Direção: René Goscinny, Albert Uderzo

Duração: 75 min

Classificação: livre

No Egito, Júlio César insulta Cleópatra ao dizer que sua nação está condenada a viver sob o regime de semi-escravidão dos romanos. Decidida a provar que seu povo não está decadente, Cleópatra diz que construirá um magnífico palácio em Alexandria, em apenas 3 meses. Sem saber o que fazer, o engenheiro da obra decide contactar o druida Panoramix, para que ele possa ajudá-lo disponibilizando um pouco da poção mágica que dá força sobrehumana a quem a bebe. Panoramix decide ajudá-lo e envia Asterix e Obelix até o Egito.

 

Dia 12, segunda-feira, 9h30 e 18h – HEIDI

Direção: Paul Marcus

Duração: 75 min

Classificação: livre

Heidi é uma menina orfã que passa sua infância ao lado de seu avô nos Alpes Suíços. Apesar de ter uma vida simples, é uma criança feliz. Porém, é levada, contra sua vontade, para viver com uma família rica em Frankfurt. Em sua nova casa, Heidi terá que fazer amizade com Klara, uma menina com uma deficiência física. Apesar de se tornarem amigas instantaneamente, Heidi tem que voltar para a sua terra natal. Quando Klara tem a chance de visitar sua nova amiga, se envolve com um mundo que antes nem sonhava em conhecer. Em sua nova vida, Klara ganha força e coragem para superar sua paralisia.

 

Dia 19, segunda-feira, 9h30 e 18h - OS CONTADORES DE HISTÓRIAS

Direção: Jean-Christophe Roger

Duração: 75 min

Classificação: livre

Dotado de uma imaginação vívida, Laurent é tão bom em contar histórias que seus filhos decidem inscrevê-lo em um concurso na TV de pais que contam histórias. No concurso, surgem tópicos como criatividade, futuro e riqueza do idioma francês. Os pais contadores de histórias soltam a imaginação em uma avalancha de duendes, máquinas que matam heróis, princesas, dinossauros e alienígenas! Mas quem contará a melhor história? Momo, o pai que ama música? Hubert, o pai sabichão? Jean-Pierre, o pai que vive falando palavrão? Eric, o pai manipulador, mentiroso, trapaceiro e sem escrúpulos? E se esse último realmente ganhasse?

 

Dia 26, segunda-feira, 9h30 e 18h - GAROTO CÓSMICO

Direção: Alê Abreu

Duração: 75 min

Classificação: livre

O filme se passa no ano 2973, em uma galáxia distante. O menino Cósmico vive no Planeta das Crianças, junto com seus amigos Maninho e Luna. Nessa galáxia, cada planeta tem uma especificidade, sendo que em todos eles os habitantes precisam seguir as regras impostas pela chamada "Programação", espécie de manual do governo local. Um dia, o trio de amigos resolve quebrar uma das regras e decide fugir dos dormitórios à noite para estudar mais. Eles acabam indo parar em um táxi galáctico, que os leva para outros planetas. Na primeira parada, eles conhecem o Giramundo, um palhaço visionário, que mostra às crianças uma nova realidade, repleta de possibilidades criativas e livres de dogmas e regras. Eles acabam descobrindo que a galáxia em que vivem é dominada por um monstro ditador, que planeja destruir todos que saem do sistema.        


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado