Curta!:? DESTAQUES DE 16 A 20 DE MARÇO
SEGUNDAS DA MÚSICA – 16/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“VISCERAL BRASIL: O SOM E A COR DA MINHA TERRA” (série)
Dia 16 de março, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 19h/ domingo, às 6h
A série “Visceral Brasil”, dirigida por Marcia Paraiso, fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens. No episódio desta segunda, Pedro Ortaça é o personagem da vez. O cantor missioneiro exibe o som que está na raiz do povo das Missões.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: BANDE DESSINÉE” (série)
Dia 16 de março, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / sábado, às 12h15 / domingo, às 19h15
A atração apresenta novos grupos musicais do estado de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock. No episódio desta semana, a série fala da Bande Dessinée. Com uma proposta dançante e um som cheio de balanço, o grupo vem construindo uma identidade original a partir das diversas influências de cada um dos seus integrantes.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“WHAT ARE YOU LOOKING FOR?” (filme)
Dia 16 de março, segunda, às 20h45
Horários alternativos: terça, à 0h45 e às 14h45 / quarta, às 8h45
O curta-metragem “What Are You Looking For?” aborda os caminhos, os passos e a trajetória do músico e compositor norte-americano Philip Glass. Com direção de Camila Gonzatto, o filme reflete sobre a origem da música e das ideias que se transformam em cada nota de seu piano. Figura lendária da cultura, Glass colaborou com artistas como Allen Ginsberg, Woody Allen e David Bowie.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CARMEN MIRANDA - BANANAS IS MY BUSINESS” (documentário)
Dia 16 de março, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h / sábado, às 20h30 / domingo, às 7h30
O documentário dirigido por Helena Solberg conta a história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo. A talentosa Carmen Miranda, nascida em Portugal e criada no Brasil, já era famosa na América do Sul quando foi descoberta por Lee Schubert, que a levou para os EUA em 1939, onde se tornou “The Brazilian Bombshell”. Carmen Miranda permanece como a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema, mas para os norte-americanos era mais conhecida como uma figura caricata que carregava uma enorme pilha de frutas na cabeça. O filme exibido nesta Segunda da Música tenta resgatar o brilho desta artista, devolvendo-lhe seu merecido valor.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“NINA SIMONE” (documentário)
Dia 16 de março, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / domingo, à 0h e às 17h
O documentário “Nina Simone” estreia nas Segundas da Música do Curta!. Com direção de Frank Lords, a produção homenageia a estrela do jazz e relembra sua trajetória musical. Voz do movimento negro americano ao lado de Malcom X e Martin Luther King JR, a artista é lembrada por seu ativismo a favor dos direitos civis norte-americanos e pela luta incessante contra o racismo.
TERÇAS DAS ARTES – 17/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ENSAIO ABERTO BRASIL: GRUPO GALPÃO” (série)
Dia 17 de março, terça, às 20h
Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h / sábado, às 7h30 / domingo, às 12h30
O programa "Ensaio Aberto Brasil" é uma série composta por seis episódios de 26 minutos, cada um retratando uma região diferente do Brasil e sua cultura regional, tendo como fio condutor grupos brasileiros de teatro. Nesta terça, aequipe do programa passa por Minas Gerais e acompanha de perto o trabalho do Grupo Galpão, que tem 30 anos de carreira e é uma das mais importantes companhias do cenário teatral brasileiro.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DESIGNERS BRASILEIROS: “OVO” e “RODRIGO ALMEIDA” (série)
Dia 17 de março, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 9h15 / domingo, às 14h
Por meio de 14 episódios de cinco minutos cada, a produção de Leonardo Domingues mostra curiosidades e histórias de designers brasileiros. Em “Ovo”, é a vez das entrevistas com os designers de móveis e objetos Gerson Oliveira e Luciana Martins. Do mesmo segmento, Rodrigo Almeida explica seu processo de criação, que contém materiais inusitados.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CONTATOS FOTOGRÁFICOS: HELMUT NEWTON” (série)
Dia 17 de março, terça, às 20h45
Horários alternativos: quarta, à 0h45 e às 14h45 / quinta, às 8h45
A série “Contatos Fotográficos” mostra a abordagem artística dos maiores fotógrafos contemporâneos. Por meio de uma série de imagens, o telespectador mergulha no mundo secreto da criação do artista. Na terça o protagonista é Helmut Newton. Mundialmente famoso por suas fotografias de moda desde os anos 70, Helmut é reconhecido como um mestre no seu gênero particular - meticulosamente encenado e glamouroso em cenários luxuosos que combinam sexo, dinheiro e poder.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“FIGURAS DA DANÇA: CÉLIA GOUVÊA” (série)
Dia 17 de março, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / domingo, às 21h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Célia Gouvêa. Nascida em Campinas (SP), ela é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt. Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil, coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão (SP), Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança (SP), Teatro Guaíra (PR) e outras. Célia Gouvêa é membro-fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“ENTRENÓS: FABIO ZIMBRES” (série)
Dia 17 de março, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30
A série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, investiga o processo criativo de artistas brasileiros. Neste episódio, o programa fala de Fabio Zimbres, um ilustrador, designer e pintor, que prefere ser chamado de desenhista. Dono de um trabalho espontâneo e que acumula uma vasta produção, o artista se revela uma pessoa com senso de humor inteligente. Para produzir este episódio, o artista permitiu que a equipe da série praticamente morasse em seu apartamento, em Porto Alegre, por uma semana. Dessa forma, a produção se tornou espectadora privilegiada do seu processo criativo. O telespectador confere uma narrativa da intimidade e reclusão: do trabalho solitário de Fabio Zimbres em sua casa, às partidas de sinuca e churrasco com os amigos.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“SONHOS EM MOVIMENTO” (documentário)
Dia 17 de março, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, às 22h15
Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontakthof. Desta vez ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco. O documentário, com direção de Rainer Hoffmann, fala sobre a história destes jovens e sobre o poder de transformação operado pela arte da coreógrafa em suas vidas.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: O RITO DE ISMAEL IVO” (documentário)
Dia 17 de março, terça, às 23h45
Horários alternativos: quarta, às 3h45 e às 17h45 / quinta, às 11h45
O filme “O Rito Ismael Ivo”, de Ari Cândido Fernandes, gira em torno da vida do bailarino negro Ismael Ivo. Por meio de depoimentos, a produção exibe as dificuldades profissionais e os preconceitos que ele sofreu até ficar famoso. No filme há também um trecho de uma apresentação do Bolero de Ravel no Theatro Municipal de São Paulo, na década de 1980.
QUARTAS DO CINEMA – 18/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! – “CONVERSA DE BOTEQUIM”, “NO TEMPO DE MILTINHO” e “MARTINHO DA VILA, PARIS 77” (filme)
Dia 18 de março, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / domingo, à 1h
A faixa “A Vida é Curta” esta semana entra no ritmo de samba! Com direção de Luiz Carlos Lacerda, o curta-metragem “Conversa de Botequim” estreia no Curta! e ressalta a figura de João da Baiana, o pioneiro sambista brasileiro que conta a história do samba desde o seu início. Do lado de Donga e Pixinguinha, ele vai descrevendo trechos pitorescos de sua vida ao lado de figuras importantes como Pinheiro Machado, Santos Dumont e dos primórdios de nossa música popular. Este é o único registro em imagem e som originais dos três juntos. Em seguida, “No Tempo de Miltinho”, de André Weller, faz uma homenagem ao cantor Milton Santos de Almeida, mais conhecido como Miltinho. Ele é lembrado como um dos maiores intérpretes de samba do Brasil, na década de 60, com os clássicos “Mulher de Trinta”, “Leva Meu Samba” e “Meu Nome é Ninguém”. O curta conta com depoimentos de Elza Soares, Zeca Pagodinho, Pery Ribeiro, entre outros. Para encerrar a faixa, é a vez de “Martinho da Vila, Paris 77”, de Ari Cândido Fernandes, filme que traz o sambista Martinho da Vila em momentos extrovertidos, andando pelos bairros e bares parisienses. A montagem do filme é assinada pelo crítico de cinema Inácio Araújo.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“CABRA-CEGA” (filme)
Dia 18 de março, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 12h45 / domingo, às 19h30
O filme de Toni Venturi é um thriller político centrado na história de Tiago, Rosa e Pedro, jovens militantes que vivem o sonho e o pesadelo da revolução armada. O longa-metragem faturou cinco Candangos de Ouro no Festival de Brasília nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo Medeiros), Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. No Festival de Campo Grande, recebeu o Prêmio Especial pela Pesquisa Histórica. O pano de fundo do enredo é um Brasil amordaçado, sem liberdades democráticas. O elenco conta com nomes como Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch, Michel Bercovitch, Milhem Cortaz, Odara Carvalho e Bri Fiocca.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“OS DIRETORES: MARTIN SCORSESE” (série)
Dia 18 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 11h / domingo, às 23h
Martin Scorsese nasceu em 1942 e cresceu no conturbado bairro de Little Italy, em Nova York, que serviu de inspiração para vários de seus filmes. Nos anos 70, após terminar a faculdade e dirigir filmes universitários que ganharam projeção, Scorsese se mudou para Hollywood, um grande passo para sua carreira.
QUINTAS DO PENSAMENTO – 19/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ” (documentário)
Dia 19 de março, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / segunda, às 8h
O documentário, que traz a última entrevista do conceituado geógrafo Milton Santos, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias, procurando explicar, ou até mesmo elucidar, os seus efeitos, as crises que promove e o papel da mídia neste contexto. A direção é de Silvio Tendler.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ESCRITORES TESTEMUNHAS DE SEU TEMPO: JJ ROUSSEAU” (série)
Dia 19 de março, quinta, às 21h45
Horários alternativos: sexta, à 1h45 e às 15h45 / segunda, às 9h45
A série “Escritores Testemunhas de seu Tempo” mostra como a história, as tendências e as ideias influenciam os escritores e como esses, consequentemente, se tornam testemunhas e personagens de sua época. Com muitas ilustrações, fotografias e até mesmo manuscritos originais, a série tenta resgatar o prazer da leitura nos espectadores.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“ENCONTRO COM LACAN” (documentário)
Dia 19 de março, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / domingo, às 16h / segunda, à 1h45 e às 10h
O documentário sobre o psicanalista e psiquiatra Lacan mostra sua vida cotidiana através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos próximos e família. Nascido na virada do século XX, numa família burguesa católica, Lacan tinha um conhecimento enciclopédico e treinado como psiquiatra. Ele era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Atualmente, Lacan é considerado o mais moderno, estimulante e até mesmo o mais controverso dos psicanalistas. A direção é de Gerard Miller.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O BRASIL DE DARCY RIBEIRO: OS IDOS DE MARÇO” (série)
Dia 19 de março, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 15h / domingo, às 22h / segunda, às 11h
O programa traça a trajetória do antropólogo Darcy Ribeiro. O telespectador confere as etapas de sua vida, desde Montes Claros e o ambiente familiar, passando pela influência da II Guerra em sua definição política no meio universitário, e o despertar para a literatura em Belo Horizonte. Neste episódio, Darcy enfrenta os temas que motivaram o golpe de 64: Reforma Agrária e a regulamentação do capital estrangeiro. Com o apoio da classe média após intensa campanha publicitária contra o governo, Jango é derrubado. No exílio uruguaio, Darcy produz grande parte de sua obra em busca de entender o Brasil sob a visão externa e histórica. Confinado em Montevidéu por pressão da ditadura brasileira, entusiasma-se com as manifestações de 68 e desembarca no Brasil logo antes do AI-5. É preso durante nove meses até conseguir partir para Caracas, seu segundo exílio.
SEXTAS DA SOCIEDADE – 20/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“DOUTORES DA ALEGRIA” (documentário)
Dia 20 de março, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 16h / domingo, às 3h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
Com sua versão TV indicada ao Emmy Award 2005 e versão para cinema premiada em diversos festivais nacionais e internacionais, o documentário registra o trabalho que o grupo Doutores da Alegria desenvolve com milhares de crianças hospitalizadas em todo o Brasil. O objetivo central do filme de Mara Mourão é transmitir a importância do papel social da arte, destacando o triunfo da alegria em meio à adversidade, alegria essa que é gerada pelos encontros de crianças e palhaços dentro do hospital.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
”MEMÓRIA PRA USO DIÁRIO” (documentário)
Dia 20 de março, sexta, às 21h45
Horários alternativos: sábado, à 2h15 / domingo, às 9h15 / segunda, às 0h e às 15h15 / terça, às 9h15
O documentário de 2007 dirigido por Beth Formaggini conta a história de Ivanilda, que durante 31 anos procurou seu marido desaparecido. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vítimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Juntos, eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais /RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. O documentário recebeu o prêmio de melhor filme segundo o júri popular do Festival do Rio 2007.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ADEUS CAMARADAS!: APOGEU ” (documentário)
Dia 20 de março, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 20h / domingo, às 2h /segunda, à 5h e às 17h/ terça, às 11h
O astronauta Alexej Leonow, do voo espacial soviético americano "Soyuz-Apollo", observa o planeta Terra, onde o ideal comunista alcançou sua mais alta extensão. Contudo, as primeiras rachaduras na fachada imperial já começam a aparecer: a erosão começa na periferia, onde a cultura pop e as crescentes necessidades consumistas acentuam a insatisfação e o papa polonês é a única figura real de autoridade.
Comentários