Espetáculo de dança "Rêverie", inspirado em imagens da fotógrafa Grete Stern, estreia no SescTV

Com coreografia e interpretação da bailarina Morena Nascimento, a dança estreia no dia 27/03, sexta, às 21h



Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico


 

 

Após criar espetáculos para espaços atípicos, a bailarina Morena Nascimento, ex-integrante do grupo da coreógrafa alemã Pina Bausch - sentiu vontade de produzir uma obra para palco mais convencional da dança. Inspirou-se nas imagens da fotógrafa alemã Grete Stern (1904 – 1999), naturalizada argentina, e concebeu Rêverie, coreografia interpretada por ela, com direção, criação e dramaturgia de Carolina Bianchi.  A atração estreia no SescTV, no dia 27/03, sexta, às 21h, na série Dança Contemporânea, que tem direção para TV de Antonio Carlos Rebesco.

 

Morena passeava pela capital da Argentina, quando se deparou com uma exposição da Grete no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - Malba. "Encantei-me com aquelas imagens. Resolvi juntá-las à vontade que eu sempre tive de trabalhar com Carolina Bianchi", fala.  Carolina, que também é atriz, é parceira de Morena na idealização de Rêverie.

 

A dança possui textos ditos em três idiomas: alemão, inglês e português e não tem legendas por conta de escolhas estéticas do trabalho, esclarece Carolina.  Mas o feito não impede que o público entenda a mensagem, já que na sequência de um texto em um idioma que não seja o português, vem outro reconhecível pelo público, pondera. Os escritos demonstram uma crise de linguagem vivida pela personagem ao sentir necessidade de se comunicar, explica Morena.

 

Oriunda da criação em sala de ensaio, a dramaturgia desse espetáculo também é pautada nos desejos, nas conversas e nas músicas que acompanharam as duas artistas durante a concepção da obra, comenta Carolina.

 

Para Morena, Rêverie mostra um pouco do momento no qual uma pessoa precisa aprender algo do início. "É uma persona que está sempre tentando falar, fazer alguma coisa, mas cai, erra e tenta novamente". E completa: "Ela usa de recursos outros, como idiomas, para tentar se expressar. É meio caótico, meio colagem, imagens que subvertem um pouco o sentido das coisas".

 

O espetáculo foi gravado no Sesc Belenzinho, na capital paulista, em agosto de 2014. Traz em off a voz do músico baiano Letieres Leite e, na trilha sonora, músicas como: Besame Mucho, It Ain't Necessarily So (Jamie Cullum), Tardei (Rodrigo Amarante), Le Courage Des Oiseaux (Dominique A) e a canção mexicana La Llorona.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado