João Donato em show inédito no SescTV



O pianista executa músicas de sua autoria e de expoentes do jazz, dia 25/03, quarta, às 22h

 Donato
Foto: Laura Rosenthal.

Pianista, arranjador, compositor e um dos criadores da bossa nova, João Donato é atração de show inédito, que o SescTV exibe no dia 25/03, quarta, às 22h. O repertório traz composições autorais e de importantes nomes do jazz, como o norte-americano Duke Ellington.

Natural de Rio Branco - Acre, Donato mudou-se com a família para o Rio de Janeiro ainda na adolescência, quando a música já fazia parte de sua vida. Começou a tocar acordeon ainda na infância e depois, piano.  Tornou-se músico profissional aos 15 anos de idade e sua primeira gravação em disco aconteceu quando entrou para a banda do flautista Altamiro Carilho.

No final dos anos 1950, Donato se uniu a Tom Jobim, João Gilberto, Maysa, Roberto Menescal, Johnny Alf, Nara Leão, entre outros, e juntos criaram a bossa nova, movimento que revolucionou a música brasileira, misturando samba ao jazz norte-americano.

Em busca de maior mercado para seu trabalho, Donato se mudou para os Estados Unidos, onde morou durante 10 anos. “Convivi com a maioria dos músicos que eu admirava através das gravações”, recorda. Os norte-americanos Tito Puentes - de procedência porto-riquenha, conhecido mundialmente por sua contribuição para a música latina - e Chet Baker são algumas de suas referências do jazz.

Donato conta ainda que, naquele país, conheceu expoentes desse gênero musical oriundos de diversas partes do mundo. Com eles, o pianista aprendeu muito e pode escolher que caminho seguir em sua carreira.

Neste show - que integra o projeto Jazz na Fábrica, gravado no Sesc Pompeia, na capital paulista - Donato toca piano e se apresenta ao lado de Luiz Alves, no baixo; Robertinho Silva, na bateria; e Ricardo Pontes, na flauta e saxofone. Eles executamBluchangeParadise FoundTake the a TrainAndré de Sapato NovoSong for my FatherSurpresaCafé com PãoMalandro eBananeira / A Rã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado