Clássicos leva ao ar concerto da Osesp com obra inédita de Aylton Escobar


 

Duas sinfonias de Jean Sibelius completam o programa da TV Cultura deste sábado (15/8), às 21h30

 

 

São Paulo, 12 de agosto de 2015 – Neste sábado (15/8), às 21h30Clássicos exibe um concerto introspectivo, regido pelo maestro finlandês Osmo Vänska e com a participação do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O programa da TV Cultura vai ao ar às 21h30.

Por uma encomenda partilhada entre a Osesp e a Fundação Calouste Gulbekian, o compositor paulista Aylton Escobar inspirou-se no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, para escrever A Rua dos Douradores - Litania da Desesperança. Escobar explicou como aconteceu o processo de composição: "Com seus quebrados e desconexos pedaços, costurei o texto que, enfim, orientou minha viagem pessoal pelo mundo das opacidades. Encontrei o titulo da peça quase dramática que então compunha — A Rua Dos Douradores — no endereço onde viveu o personagem de Pessoa, certo Bernardo Soares, "aposentado em Lisboa"; o aposto ao titulo — Litania da Desesperança — teria sido um dos vários nomes pensados para o livro."

Completando o programa, a Osesp apresentou as duas últimas sinfonias escritas pelo finlandês Jean Sibelius. Na Sinfonia n. 6, o compositor já em idade avançada, começa a perceber que não consegue fazer tudo o que quer, e a música transmite certa dose de tristeza pela decadência física. Na última, a Sinfonia n. 7, o compositor adota uma postura mais positiva, ao procurar forças superiores e deixar o plano pessoal em busca do bem para a humanidade.

 

Clássicos – No ar dia 15/8/2015, às 21h30 – TV Cultura

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp)

Osmo Vänskä regente

Coro da Osesp

 

Aylton Escobar                    A Rua dos Douradores - Litania da Desesperança [Estreia Mundial] [Coencomenda Osesp e Fundação Calouste Gulbenkian (SP-LX - Música Contemporânea do Brasil e de Portugal)]

Jean Sibelius                      Sinfonia nº 6 em ré menor, Op.104

Jean Sibelius                      Sinfonia nº 7 em dó maior, Op.105






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado