‘Jornal da Globo’ estreia a série ‘Água – Planeta em crise’ nesta segunda-feira, dia 17


 

Nova produção do telejornal destaca a atual situação da água no Brasil e no mundo

 

Neste ano foi impossível não falar sobre o tema. A seca que assolou diversas regiões no Brasil e no mundo alertou para um problema grave, que prova, a cada dia, que a água não é um recurso infinito. Para discutir o assunto, o 'Jornal da Globo' estreia nesta segunda-feira, dia 17, sua nova série em parceria com o Globo Natureza. Em cinco episódios, 'Água – Planeta em crise' mostra a atual situação da água em uma produção que esteve, durante 60 dias, em quatro países de três continentes diferentes. Com reportagem de Tonico Ferreira, a série destaca ainda exemplos bem sucedidos de recuperação e gerenciamento de água.

 

O Brasil tem cerca de 12% da reserva de água doce do mundo. Na maior parte do país, exceto no sertão nordestino, a oferta sempre foi farta, barata e fácil. Mas os brasileiros nunca param para pensar sobre a verdadeira origem da água, quando ligam a torneira ou lavam o carro no final de semana. "A série tem a preocupação de mostrar que não estamos sozinhos e que a crise atinge países ricos e pobres. Queremos enfatizar que a água é o bem mais precioso para a vida. E que o Brasil está muito atrasado em todos os processos de solução para a falta d'água", conta Tonico.

 

A crise hídrica que atinge o sudeste do Brasil e que, há décadas, assombra o nordeste jogou luz sobre o tema e fez muita gente perceber que o recurso pode sim acabar. Com a série, o 'Jornal da Globo' aborda os motivos que levaram à situação atual, o relacionamento entre estados, União e legislação, o retrato real da distribuição de água nos estados e como o clima e a poluição são agravantes.

 

Em estados do nordeste, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e em São Paulo, Tonico mostra onde estão os pontos mais críticos, as alternativas para contornar o problema e as situações criadas pela circunstância. Na cidade nordestina de São Miguel (RN), por exemplo, a prefeitura deixou de emitir conta porque a água simplesmente secou.

 

O retrato mundial da água não é muito diferente. Na Califórnia, Estados Unidos, a equipe do telejornal mostra que como o estado enfrenta o quarto ano consecutivo de seca, os bons exemplos de reuso da água, a conscientização da população e as obras que garantem o fornecimento. Na Austrália, que já enfrentou onze anos de seca, Tonico revela a volta do problema e a forma com que os australianos convivem com soluções que garantem água mesmo em tempos secos. Por ultimo, a Singapura, que não tem uma gota de água natural e passou décadas comprando água da Malásia, é hoje exemplo de autossuficiência, pois aprendeu a poupar água e a desenvolver as melhores tecnologias do mundo no segmento. Entre elas, está um projeto de reciclagem de água chamado Newater. 

 

A série ainda destaca o último relatório mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos, que aponta que, na medida em que cresce a demanda por recursos hídricos no mundo, diminui a probabilidade do fornecimento de água doce em muitas regiões. De acordo com estimativas da ONU, quase um bilhão de pessoas não têm acesso a fontes tratadas de água potável.

 

Com reportagem de Tonico Ferreira, a série 'Água – Planeta em crise' vai ao ar na semana que vem, dias 17 a 21 de agosto, no 'Jornal da Globo'.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado