No fim de semana das mães, GloboNews presta homenagem a quem bem representa esse papel

 

O próximo domingo, dia 8, é dia das mães e a GloboNews prepara uma programação especial para celebrar a data. A homenagem se estende a todas as pessoas que exercem esse papel no dia a dia. Diferente da configuração tradicional de família, em que o papel do pai é trabalhar fora para sustentar a casa enquanto a mãe cuida dos filhos e organiza a rotina da casa, nas novas famílias esses papéis se misturam.

 

No sábado, dia 7, a GloboNews exibe o documentário 'Meu Nome é Jacque', que promove uma reflexão sobre preconceito e homofobia ao abordar a diversidade com a história de vida de Jaqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que tem a vida marcada por lutas e conquistas. Casada e mãe de dois filhos, a ex-funcionária da ONU e do Governo Brasileiro, hoje mora em uma pequena cidade, onde leva uma vida focada na maternidade, na família e na espiritualidade. Convive com o vírus HIV há mais de 20 anos e é militante pelos direitos das pessoas que têm a mesma doença.

 

No domingo das mães, dia 8, o 'GloboNews Especial' conta a história de quatro superpais que acumulam funções antes conhecidas por serem apenas maternas. Uma pesquisa mostra que o número de pais que não trabalha fora quase dobrou nos últimos 25 anos e 21% deles afirmam que a maior razão é ficar com as crianças. É o caso do músico Rodrigo Ferraz, de 44 anos, pai de Lia (9 anos) e Patrick (2) que, por conta do horário flexível de seu trabalho, consegue cuidar das crianças enquanto a esposa trabalha fora. E do empresário Pedro Arraes, de 37 anos, que optou pela licença paternidade estendida para ajudar com os cuidados da pequena Sofia, de seis meses. O programa mostra ainda a rotina da família formada pelo casal Alexandre Louzada e Francisco David, pais de Patrick, Pablo e Gabriel.  Enquanto Francisco trabalha fora, Alexandre cuida das crianças, estuda com elas, leva para a escola e cuida da casa: faz faxina, comida, lava e passa roupa. "Tem um lado ruim de não estar trabalhando que é não ter a sua independência financeira, o dinheiro em casa fica mais curto. Mas o bom é poder estar com os filhos, acompanhar os estudos, participar mais da educação deles, checar se estão comendo e tomando banho direito", conta Alexandre.

 

É também o caso do blogueiro Lizandro Chagas, 39 anos, pai de Thomaz, de 5, que começou a escrever suas percepções sobre paternidade em um blog quando se separou. Hoje tem a guarda compartilhada do filho e acredita que está ajudando a criar uma nova geração de pais mais independentes. Em depoimento ao programa, o psicanalista Sócrates Nolasco tenta definir a situação desses superpais das novas famílias. "É como se pãe fosse aquele que cuida e mãe se transformasse num sinônimo de protetora, de cuidadora, do bem querer, do acolhimento, do colo. Mas eu acho que esse nome,  híbrido, tem muito mais a ver com a incapacidade de saber exatamente o que acontece com os homens quando eles passam a se constituir enquanto pai", explica.

 

A GloboNews exibe o documentário 'Meu Nome é Jacque' no sábado, dia 7, às 20h30, e o 'GloboNews Especial' sobre super pais no domingo, dia 8, às 20h30.

 

Foto 1: Jaqueline Rocha Côrtes com o marido no documentário 'Meu Nome é Jacque'. Crédito: Globo/ Divulgação

Foto 2: O empresário Pedro Arraes optou pela licença paternidade estendida para ajudar com os cuidados com a filha recém-nascida. Crédito: Globo/ Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado