BBC Earth apresenta especial inédito sobre grandes pássaros na homenagem aos 90 anos de Sir David Attenborough, dia 10 de maio



 

Naturalista mostra as curiosidades das aves que não voam em "Attenborough's Big Birds" 
e dá voz a tensas perseguições de caçada em "The Hunt"

 

Nesta terça-feira, 10 de maio, às 22 horas, o BBC Earth segue com a programação especial em homenagem ao naturalista britânico Sir David Attenborough, que completa 90 anos dia 8 de maio. Durante todo mês, o canal exibe os principais trabalhos dele que, há mais de 60 anos, apresenta a vida selvagem em produções originais da BBC.

A programação especial do dia 10 de maio começa às 22 horas, com Attenborough's Big Birds. As aves que não voam, como avestruzes, são o tema desta produção que conta como elas conseguiram escapar da extinção mesmo sem o domínio da principal característica dos pássaros. Às 23 horas, Sir David Attenborough narra a superprodução The Hunt, que apresenta cenas de caçada nunca antes vistas, capturadas com as mais modernas tecnologias de filmagem. Às 23h55, vão ao ar dois episódios de Attenborough's Natural Curiosities. No primeiro programa, ratos-topeira mostram as vantagens de suas rugas na pele. O segundo episódio apresenta o narval, espécie de baleia com o dente da frente em forma de espiral.

Nas próximas semanas, os fãs das séries clássicas e das superproduções recentes poderão rever seus programas favoritos, como Zoo Quest in Colour, Attenborough and the Giant Dinosaur, Attenborough's Ark, Attenborough's Fabulous Frogse Attenborough's Natural Curiosities.

A programação especial termina na terça-feira, dia 31 de maio, às 22 horas, com o especial inédito Attenborough at 90. Conduzido pela apresentadora Kirsty Young, o programa é uma grande entrevista com o naturalista, que conta para uma plateia sobre os bastidores dos programas e relembra momentos importantes de sua carreira.

Sinopses da programação do dia 10 de maio:

Às 22 horas
Attenborough's Big Birds (2015)  ­

Por que algumas aves não voam? Como emas e avestruzes, por exemplo, conseguiram evoluir a escapar da extinção mesmo sem o domínio da principal característica dos pássaros? Os segredos destes animais pertencentes a um grupo denominado "ratitas" são revelados por Sir David Attenborough neste programa inédito.

O naturalista mostra que estes seres possuem características únicas que permitiram seu desenvolvimento. Alguns deles, como os kiwis lutadores, têm uma personalidade agressiva que faz parte de suas estratégias de sobrevivência. Outros apresentam grandes velocidades para fugir de predadores. Muitos se reproduzem por meio de ovos enormes e dedicam boa parte da vida para proteger os filhotes a fim de garantir a existência de suas espécies. 

Attenborough mostra que as aves que não voam estão presentes em diversos lugares do planeta, como na África, na América do Sul e na Oceania. Em Madagascar, ele mostra detalhes do extinto pássaro-elefante, um gigante que chegava a ultrapassar os três metros de altura. 

Às 23 horas
The Hunt (2015) - Primeiro episódio da série

Esta superprodução, narrada pela voz inconfundível de Sir David Attenborough, mostra com detalhes as estratégias de predadores e presas durante a caça na natureza. Cada movimento, cada reação dos animais neste momento decisivo foram registrados com uma proximidade impressionante. A edição traz uma dinâmica que leva os espectadores para dentro da ação em instantes de tensão, tanto para o caçador quanto para a caça.

A produção investiu em equipamentos altamente tecnológicos. Foram usadas câmeras 4K, tecnologia com quatro vezes mais resolução que a Full HD; uma câmera infravermelha em 6K; e câmeras giroestáveis, que permitem gravações em 360 graus com estabilidade. O investimento fez com que The Hunt capturasse cenas e animais nunca antes vistos, como as orcas caçando baleias-jubarte em águas tropicais.  

O episódio que será exibido mostra uma fêmea de leopardo atrás de um grupo de impalas. Ela usa um pequeno desfiladeiro para se esconder e chegar perto das presas, um trabalho de paciência. Uma perseguição eletrizante de uma matilha de cachorros selvagens a uma manada de gnus, aparece registrada em vários ângulos.

Às 23h55
Attenborough's Natural Curiosities- Primeira temporada - Episódios 3 e 4 

Com uma carreira de mais 60 anos apresentando os programas de história natural da BBC, Sir David Attenborough já conheceu as mais extraordinárias criaturas da natureza. Algumas, porém, continuam a intrigá-lo por sua biologia curiosa e aspectos de seu comportamento. A série Attenborough's Natural Curiosities é focada nestes animais.

O terceiro episódio desta temporada vai abordar uma característica que é essencial para dois tipos de animais, mas que os humanos evitam: a presença de rugas na pele. Enquanto nos homens este é um sinal de envelhecimento, para os elefantes e os ratos-topeira é uma característica que pode explicar seus modos de vida e sua evolução. As rugas ajudam os elefantes a suportarem o peso do corpo e permitem que os ratos-topeira (seres que vive em túneis) absorvam calor da terra para manterem seus corpos aquecidos.

O misterioso narval é o personagem do quarto episódio. Attenborough mostra detalhes desta espécie de baleia, encontrada tipicamente nas águas do Ártico, e que, por causa de sua presa em forma de espiral, inspirou lendas ao redor do mundo. Uma das histórias conta que a rainha Elizabeth I, no século XVI, comprou o dente de um narval acreditando tratar-se do chifre de um unicórnio.

Sir David Attenborough 

Nascido em 8 de maio de 1926, o naturalista britânico é o principal representante dos programas de história natural da BBC há mais de 60 anos. Com sua voz calma, ensina os espectadores a admirarem os animais, trazendo informações precisas sobre cada espécie e a vida na natureza selvagem.

Sir David Attenborough formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge. Desde 1952, trabalha para a BBC, e foi com o programa Zoo Quest, de 1954, que lançou o formato de viagem nos programas de natureza. O sucesso de Zoo Quest foi tamanho que influenciou a criação da Unidade de História Natural da BBC, em 1957.

Conheça a programação completa de homenagens:

●Terça-feira, 17 de maio
22:00- Attenborough's Ark- Primeiro episódio
Sir David escolhe dez dos animais mais importantes e menos conhecidos que ele gostaria de salvar de uma possível extinção.

23:00- Attenborough's Fabulous Frogs- Primeiro episódio
O naturalista nos apresenta os aspectos principais da vida de um sapo, tudo demonstrado por meio de filmagens especiais e imagens dos arquivos da BBC.

23:55- Attenborough's Natural Curiosities- Primeira temporada - Episódio 5- último da primeira temporada

●Terça-feira, 24 de maio
22:00- Zoo Quest in Colour – Primeiro episódio 
23:00- Zoo Quest in Colour – Segundo e último episódio
Programa pioneiro em que Sir David Attenborough lançou o formato de viagem nos programas de natureza em 1954

23:55- Attenborough's Natural Curiosities- Terceira temporada - Episódios 3 e 4

●Terça-feira, 31 de maio
22:00- Attenborough at 90 
Especial inédito uma retrospectiva da carreira de Sir Attenborough, com imagens das principais produções e curiosidades que ele conta sobre os bastidores dos programas.

23:00- Attenborough and the Giant Dinosaur- Primeiro episódio 
Dois anos de pesquisas em ossadas encontradas na Argentina, confirmaram a descoberta do maior dinossauro que já existiu na Terra.

23:55- Attenborough's Natural Curiosities- Terceira temporada - Episódios 5 e 6 (último da série)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado