Os segredos dos Vikings em série inédita, que estreia no canal BBC Earth dia 13 de maio



 

O apresentador e historiador Dan Snow acompanha a arqueóloga Sarah Parcak em 
pesquisas sobre a expansão dos Vikings pelo Atlântico do Norte


A série de dois episódios Vikings Uncovered (Segredos dos Vikings) apresenta pesquisas que podem alterar o entendimento sobre o descobrimento da América. O apresentador e historiador inglês Dan Snow (de várias produções da BBC, como Rome's Lost Empire) acompanha estudos que revelam como os Vikings estavam na América do Norte mais de 500 anos antes de Cristóvão Colombo. A produção tem cenas de reconstituição e efeitos especiais que ilustram a cultura destes povos originários da Península da Escandinávia, no extremo norte da Europa. Os dois programas da série vão ao ar na sequência no canal BBC Earth na sexta-feira, 13 de maio, às 23 horas e às 23h55, com reapresentação dia 14 de maio, às 15h30 e às 16h25. 

No primeiro episódio, especialistas abordam a expansão dos Vikings para novos territórios. Na cidade de York, na Inglaterra, o curador do York Museums Trust, Andrew Woods, mostra moedas e pedaços de metal usados pelos Vikings no comércio. Análises destas peças provaram que estes povos chegaram a locais como Irlanda, Rússia e Oriente Médio. A primeira parte do programa também apresenta a pesquisa da arqueóloga americana Sarah Parcak. Ela usa imagens de satélites de alta tecnologia que apontam possíveis vestígios soterrados de antigas civilizações. Sarah encontra uma estrutura comprida, que serviria de casa a diversas famílias Vikings ao mesmo tempo, em vários pontos do Atlântico Norte, como a Escócia e a Islândia.

No segundo episódio, Sarah usa as imagens de satélites para procurar resquícios dos Vikings na América do Norte, em Newfoundland, no Canadá. Ela concentra as buscas em um lugar chamado Point Roose. As imagens mostram que, no local, há uma estrutura similar à casa dos Vikings. Este fato encoraja a arqueóloga e o especialista em estudos de civilizações nórdicas, Doug Bolanger, a explorarem a região. Eles procuram objetos que possam comprovar que os Vikings não apenas visitaram a América, mas exploraram o Novo Mundo antes da data de chegada dos europeus no século XV, contada nos livros de História.

Ficha Técnica 
Vikings Uncovered
Duração: 2x50'
Apresentação: Dan Snow 
Produção-executiva: Eamon Hardy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado