Corações e mentes, escolas que transformam, estreia hoje no GNT e no Videocamp


Mercur é apoiadora da série que será exibida no mês dos professores e professoras

Estreia hoje, dia 5 de outubro, 'Corações e mentes, escolas que transformam', uma série que viaja os quatro cantos do Brasil em busca de escolas que protagonizam grandes transformações na educação. O primeiro episódio estará na íntegra no Videocamp – plataforma online que disponibiliza produções de cinema que buscam impacto e transformação –, e será exibido no canal GNT, às 23h59.

Dirigida por Cacau Rhoden, de "Nunca me Sonharam" e "Tarja Branca", o documentário exibe ações de escolas de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas. Todas elas se propõe a repensar seus processos de ensino e aprendizagem e percebem a escola como um espaço de potência para a transformação social. A produção é da Maria Farinha Filmes, com iniciativa do Instituto Alana, Ashoka e Itaú Social e apoio da Mercur e Gávea investimento.

Conexões para incluir na Educação valores como empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo

O lançamento da série para a rede que, de alguma forma, participou para que ela pudesse ser realizada, aconteceu no dia 04 de outubro, em São Paulo, com a exibição do primeiro episódio. A Mercur foi convidada pelo Instituto Alana a integrar o projeto e foi representada por alguns de seus colaboradores.

"Sou muito grata por poder representar a Mercur - nesta rede que se conecta por um grande propósito - enquanto uma indústria que está tentando fazer diferente. Todos que estão aqui são um pouquinho de luz neste momento que estamos vivendo. Poder ser um pouquinho de luz junto, faz com que possamos ser um holofote bem grande neste mundo que a gente quer construir e representar com essa série. A autenticidade de cada um, de tanta gente que é herói na sua escola, na sua comunidade, que atua pela transformação, são essas vozes que a gente quer levar adiante para inspirar a mudança", ressaltou Fabiane Lamaison, que atua na área de comunicação da empresa.

A Mercur tem procurado se reconstruir constantemente, buscando uma forma de atuar que tenha relevância para as pessoas, por isso assumiu o papel de unir pessoas e organizações para construir um outro mundo possível: o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Nesse contexto, o campo da Educação, do qual historicamente faz parte, recebeu um novo sentido, o da "Educação para a vida", um processo contínuo, no qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima através da interação com o outro e com o coletivo.

Essa intenção se conecta fortemente com o projeto Escolas Transformadoras, que representa a base para a inspiração e realização de 'Corações e mentes, escolas que transformam'. Fruto da crença de que todos podem ser transformadores da sociedade, o programa enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo: crianças e jovens aptos a assumir papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais e amparados por valores e ferramentas como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

Professores e alunos das escolas retratadas na série também estiveram presentes. A jovem Victoria Laguna, de 12 anos, que fez parte das gravações, deixou sua mensagem aos presentes: "Há quanto tempo a gente usa o mesmo modelo de Educação, sendo que tudo muda e todo mundo diz pra gente mudar sempre? Porque a gente não muda o começo? Na minha escola eu aprendo a conviver com quem é diferente e na verdade percebo que nem é tão diferente assim. E se for, e daí? A gente não é todo mundo humano? Não estamos compartilhando o mesmo mundo? Então porque a gente não pode aprender junto e se ajudar? Na minha escola eu aprendo que o diferente não é ruim, o diferente é lindo. E pretendo continuar aprendendo o máximo que eu conseguir, ajudando o máximo de pessoas que eu puder ajudar e aceitando ajuda do máximo de pessoas que quiser me ajudar", disse.

Os episódios

Episódio 1: O Universo dos Outros

Disponível para exibição no Videocamp a partir de 05.10 | Assista no canal GNT, no dia 05.10, às 23h59

Um mundo de sujeitos transformadores pressupõe que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. E é na escola que começamos a aprender como usar essa ferramenta.

Episódio 2: Eu, Você e o Mundo Todo

Disponível para exibição no Videocamp a partir do dia 12.10 | Assista no canal GNT, no dia 12.10,às 23h59

O trabalho em equipe é compreendido como uma inovadora e criativa ferramenta na resolução de conflitos e no alcance de resultados compartilhados. Ser capaz de liderar de forma colaborativa é fundamental para o exercício da cidadania.

Episódio 3: A Invenção Nossa de Cada Dia

Disponível para exibição no Videocamp a partir do dia 19.10 | Assista no canal GNT, no dia 19.10 às 23h59

Encontrar novos jeitos de ser, ocupar o mundo e resolver problemas complexos. A criatividade é uma competência que pode ser aprendida e cultivada nas escolas; compreende inúmeras linguagens humanas, não apenas as artísticas. Como as escolas têm fortalecido os processos de autoria individual e coletiva de cada estudante, educador e família? De que forma a criatividade transborda um fim e se torna um meio de realizar uma permanente reinvenção do fazer escolar?

Episódio 4: A Voz e a Vez

Disponível para exibição no Videocamp a partir do dia 26.10 | Assista no canal GNT, no dia 26.10 às 23h59

Cultivar o protagonismo na educação formal é fomentar o poder transformador que habita em cada estudante, educador, gestor e família. O resultado desse estímulo ultrapassa os muros da escola, ocupa as ruas, problematiza os paradigmas sociais vigentes e propõe formas de resolver novos e velhos problemas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado