FESTIVAL REMASTER

LUZ_DEL_FUEGO_01 copy


Mostra reúne filmes históricos do cinema brasileiro remasterizados

Canal Brasil preza, há 20 anos, pela memória do cinema brasileiro. Para isso, durante duas décadas, o canal recuperou negativos de grandes pérolas da história cultural do país, permitindo levar ao espectador filmes gravados há décadas com tecnologia atual, em alta definição, além de garantir a existência longeva de obras que poderiam estar perdidas pelas dificuldades de manutenção de antigos rolos. Nesse tempo, mais de 500 obras-primas ganharam novos tratamentos, nas mais diversas técnicas, e permitiram mostrar os melhores sons e imagens das nossas telonas. Em outubro, sete desses filmes chegam à grade como se hoje tivessem sido registradas, no Festival Remaster. A partir do dia 8, sempre às segundas e terças, à 0h15, o Canal Brasil exibe: O Homem da Capa Preta (1986)Carmen Miranda – Banana Is My Business (1995)Luz del Fuego (1981) e República dos Assassinos (1979).
 

FESTIVAL REMASTER
Início: Segunda, dia 8/10, à 0h15
Horário: Segundas e terças, à 0h15

O Homem da Capa Preta (1986) (117')
Horário: Segunda, dia 8, à 0h15
Classificação: 14 anos
Direção: Sergio Rezende
Sinopse: Expoente de um tempo onde política e violência muitas vezes andavam lado a lado, Natalício Tenório Cavalcanti – conhecido como o Homem da Capa Preta – foi deputado federal na Baixada Fluminense dos anos 1950 e 60. Com José Wilker no papel principal, o filme traça um painel das relações políticas e sociais no Rio de Janeiro. Sempre acompanhado de Lourdinha, a metralhadora com que ameaçava seus adversários, Tenório acabou encarnando a exacerbação de um período de violência institucionalizada. A produção foi a grande vencedora do festival de Gramado de 1986, faturando os troféus de melhor filme, ator (José Wilker), atriz (Marieta Severo) e música.
 
Carmen Miranda – Banana Is My Business (1995) (92')
Horário: Terça, dia 9, à 0h15
Classificação: Livre
Direção: Helena Solberg
Sinopse: O documentário remonta a vida e a carreira de sucessos da "pequena notável", como era carinhosamente conhecida. Dirigido por Helena Solberg, o filme reúne um precioso material de pesquisa: imagens da cidade portuguesa em que nasceu e dos lugares que trabalhou no Brasil e nos Estados Unidos, cenas de seus filmes e depoimentos de profissionais e amigos que conviveram com Carmem Miranda.
 
Luz del Fuego (1981) (101')
Horário: Segunda, dia 15, à 0h15
Classificação: 18 anos
Direção: David Neves
Sinopse: A trajetória da vedete que escandalizou o país entre os anos 1950 e 60 é o foco do longa-metragem de David Neves. No elenco, Lucélia Santos, Walmor Chagas, Helber Rangel, Ivan Cândido, Marco Soares, Joel Barcellos, Wilson Grey, Maria Silvia, José de Abreu, Tamara Taxman, Fábio Sabag e Cecil Thiré. Em 1982, a produção ganhou os troféus de melhor ator (Walmor Chagas), atriz (Lucélia Santos), fotografia (Fernando Duarte) e cenografia (Fausto Balloni) no Festival de Gramado. A bordo de sua luxuosa lancha, o senador João Gaspar (Walmor Chagas) relembra o envolvimento com a dançarina Dora Vivacqua (Lucélia Santos), mais conhecida como Luz del Fuego. As memórias remontam a biografia da vedete – famosa por dançar nua com cobras sobre o corpo –, marcada por escândalos no cenário político.
 
República dos Assassinos (1979) (106')
Horário: Terça, dia 16, à 0h15
Classificação: 18 anos
Direção: Miguel Faria
Sinopse: Drama policial premiado nas categorias de melhor filme, ator e diretor no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia. A produção narra a história de Matheus Romeiro, líder de uma das facções mais temidas da cidade do Rio de Janeiro. No elenco, estão Tarcísio Meira, Sandra Bréa, Anselmo Vasconcelos, Tonico Pereira, Ítalo Rossi, Sylvia Bandeira, Elba Ramalho, Luiz Carlos Lacerda, dentre outros. Na década de 1970, um grupo de policiais atua como "esquadrão da morte". Seus crimes provocaram uma onda de indignação por todo o país. A aliança entre os corruptos foi formada pelo próprio governador do estado, com o apoio do senador Gilberto Martins (José Lewgoy), que deu cobertura às ações de Matheus Romeiro (Tarcísio Meira). As execuções sumárias da milícia levantaram forte suspeita de um promotor público (vivido por Rogério Fróes), que descobriu o envolvimento do bando com extorsão, narcotráfico e roubo. O longa-metragem é baseado no romance homônimo de Aguinaldo Silva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado