SÉRIE SONORA BRASIL EXIBE ÚLTIMO PROGRAMA DO ESPECIAL DEDICADO AO COMPOSITOR EDINO KRIEGER E À CULTURA POPULAR






Último episódio do especial Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira
Contemporânea traz o Octeto Polyphonia Khoros, grupo vocal de Santa Catarina,
e será exibido no SescTV, neste sábado, dia 30/01, às 21h; a série documental,
disponível on demand, apresenta a produção musical erudita brasileira e ritmos
da tradição oral


Fotos do episódio em alta resolução para a imprensaclique aqui

São Paulo, 28 de janeiro de 2021 - A série documental Sonora Brasil, cuja proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no país, e exibida no SescTV, traz no dia 30/01 (sábado), às 21h, o último episódio do especial Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, com a participação do grupo vocal de Santa Catarina, Octeto Polyphonia Khoros .

O programa apresenta o registro do concerto do Octeto Polyphonia Khoros, com o repertório de Edino Krieger e de outros compositores, em obras para canto coral, regido pela maestrina Mercia Ferreira, e com depoimentos do maestro, da regente e do grupo. Krieger comenta que quando se escreve para um instrumento, é preciso ter conhecimento de suas características e particularidades. Ele recorda ainda o período em que esteve em Londres, entre 1955 e 1956, e aprendeu a tocar violão sozinho, ficando conhecido na colônia brasileira por interpretações de canções brasileiras de nomes como Dorival Caymmi e Noel Rosa.

O especial Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporâneacomposto de quatro episódios, mostra o registro documental de concertos dos grupos Quinteto Brasília, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias, que percorreram os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, interpretando músicas de Edino Krieger e obras de outros compositores, dentro do circuito Sonora Brasil. O programa foi gravado durante a circulação do projeto no biênio 2013-2014. A série está disponível em operadoras de TV (a consultar) e em sesctv.org.br/noarOs episódios também estão disponíveis on demand no site sesctv.org.br . Classificação indicativa: livre.

Compositor, crítico musical e produtor cultural, Edino Krieger é um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui diversas obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, peças para coro, vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. Suas composições têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior. Krieger é ainda criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA