A DOG CALLED MONEY: Documentário sobre inspiração criativa de PJ Harvey chega à MUBI

MUBI

O fotógrafo e cineasta Seamus Murphy registrou viagens pelo Afeganistão, Kosovo e Estados Unidos que deram origem ao álbum The Hope Six Demolition Project, lançado em 2016 pela cantora

 

 

28 de abril de 2021 – MUBI, distribuidora e plataforma de streaming de filmes com curadoria, anuncia a exibição no Brasil de A DOG CALLED MONEY, a partir do dia 7 de maio. Dirigido pelo premiado fotógrafo Seamus Murphy, o documentário acompanha as viagens que serviram como inspiração criativa para o ícone da música PJ Harvey compor o álbum The Hope Six Demolition Project, e também sua gravação em Londres.

A DOG CALLED MONEY, uma exploração da inspiração criativa e do processo por trás do trabalho de PJ Harvey, é um mix de documentário musical, diário de viagem e projeto de arte multimídia. Sonhador, elíptico e intimista, o filme oferece um acesso sem precedentes à enigmática artista.

Um ensaio caleidoscópico e cativante, o documentário mostra as viagens de Murphy e Harvey ao Afeganistão, Kosovo e EUA. Ao longo da jornada, Murphy coleta filmagens e imagens, enquanto Harvey anota trechos das letras, que mais tarde formaram seu álbum The Hope Six Demolition Project. De volta a Londres, Harvey convida o público a observar a gravação do álbum por trás de um vidro unilateral durante uma instalação de cinco semanas, na Somerset House de Londres.

Com estreia mundial no Festival de Berlim de 2019 e exibições em festivais em todo o mundo, A DOG CALLED MONEY investiga cada faixa do álbum, revelando as camadas do processo por trás de sua criação e as pessoas e lugares que os inspiraram.

Sobre PJ Harvey
Uma das mais respeitadas e premiadas artistas do mundo, conquistou atenção global desde o começo de sua carreira como compositora, multi-instrumentista, letrista e poetisa. Ela lançou nove álbuns aclamados pela crítica, foi indicada a seis prêmios Grammy, além de ser a única artista a ter recebido duas vezes o prestigioso Mercury Music Prize do Reino Unido.

Sobre Seamus Murphy
Premiado fotógrafo, cineasta e autor. Seu trabalho está nas coleções do Getty Museum de Los Angeles, do Imperial War Museum, da Stanford University, do FRAC Auvergne. Fez filmes para o Channel 4 Television no Reino Unido e para a The New Yorker nos Estados Unidos. Darkness Visible, um filme que fez sobre seu trabalho fotográfico no Afeganistão foi indicado ao Emmy.

PJ Harvey e Seamus Murphy começaram a trabalhar juntos em 2001, quando Murphy dedicou 12 curtas-metragens ao 8º álbum de estúdio da cantora, Let England Shake. Além do documentário A DOG CALLED MONEY, a colaboração mais recente deles deu origem também ao álbum The Hope Six Demolition Project e à primeira coletânea de poesia de PJ Harvey, ilustrada com fotos de Murphy, chamada The Hollow of the Hand.

 

A DOG CALLED MONEY
A partir de 7 de maio
mubi.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado