Claro e Band realizam a primeira transmissão 5G de uma corrida no Brasil


Transmissão da Stock Car contará com drones e câmeras especiais que irão enviar o sinal utilizando o 5G instalado pela Claro no Autódromo de Goiânia

São Paulo, 23 de abril de 2020 - A Claro, em parceria com a Band, protagonizam um marco tecnológico nas transmissões esportivas realizadas no País. Durante a primeira etapa da temporada 2021 da Stock Car, programada para o dia 25 de abril, no Autódromo de Goiânia, será realizada a primeira transmissão ao vivo em 5G de uma corrida no Brasil. Para colocar em prática o caso de uso do 5G standalone, a Claro conta com apoio das empresas Huawei, Qualcomm, Motorola.

A transmissão contará com o apoio de um drone que irá captar todas as emoções da primeira etapa da corrida e enviar o sinal utilizando o 5G instalado pela Claro no Autódromo de Goiânia para a central de edição da Band. Ao acompanhar o evento, os espectadores ainda terão imagens exclusivas enviadas pelo "Mochilink" - uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão -, que também utilizará a rede de quinta geração para transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade. A ideia é que estes recursos sejam utilizados ao longo da transmissão, para uma experiência ágil e imersiva do telespectador.

"A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede de quinta geração em um setor tão relevante como é o de esportes e entretenimento no Brasil. Com o 5G, a Claro quer melhorar a experiência de como o telespectador se relaciona com a transmissão do seu esporte favorito. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país, caminho que a operadora já vem traçando de forma consistente, desde as demonstrações anteriores, como na primeira transmissão de conteúdo 8K via 5G, do Réveillon em Copacabana em 5G, no 5G voltado para Agro em Rio Verde e em muitos outros", comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

Para realizar a transmissão, a operadora instalou antenas compatíveis com a rede 5G e utilizou uma licença de uso temporário da frequência 3,5Ghz concedida à Claro pela Anatel - aplicando as frequências que serão utilizadas após o leilão previso para o segundo semestre deste ano. Tudo isso para aproveitar o melhor que a rede 5G pode proporcionar, como a menor latência possível e as altíssimas velocidades.

"O Grupo Bandeirantes está sempre atento às inovações tecnológicas. O 5G está batendo à porta e vamos andar sempre junto com o que tem de melhor em transmissão e tecnologia. Estamos felizes por estarmos trabalhando com parceiros como a Claro, que conta com uma visão inovadora. Buscamos juntos sempre levar experiências diferentes para o telespectador e clientes da Band e da Claro", afirma Caio Luiz de Carvalho, Diretor Geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes.

A Claro é uma das principais patrocinadoras do maior evento do esporte a motor da América Latina e trabalha em conjunto com a Stock Car e a TV Band para oferecer novos testes da rede e proporcionar novas experiências relacionadas ao 5G ao longo das próximas etapas do calendário da competição.

Rede 5G em Goiânia


A Claro já dispõe de cobertura 5G em Goiânia, que pode ser acessada por clientes que tenham smartphones compatíveis com a tecnologia disponíveis no mercado, como o Moto G100 5G, Motorola Edge, Moto G 5G, Moto G 5G Plus, sem pagar nada mais por isso. Presente em 12 bairros, a rede pôde ser implantada antes do leilão porque usa as frequências disponíveis para o 4G, com a tecnologia de compartilhamento de frequências (DSS, do inglês Dynamic Spectrum Sharing). A rede 5G da Claro já está disponível em 14 cidades, em todas as regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Saiba mais em claro.com.br/5g.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA