BandNews FM comemora aniversário com fóruns sobre saúde, economia e educação



Emissora completa 16 anos no dia 20 de maio; participação ativa dos ouvintes continua sendo um dos pilares da programação


 

 

A BandNews FM completa 16 anos nesta quinta-feira, dia 20 de maio. Pelo segundo ano consecutivo, a comemoração não poderá ser feita presencialmente ao lado dos ouvintes por conta da pandemia. No entanto, como vem fazendo ao longo dos últimos tempos, essa é a hora de a emissora pautar ainda mais os assuntos que fazem diferença na vida de todos os brasileiros. Na semana do aniversário da rádio serão realizados três fóruns com temas fundamentais: saúde, economia e educação, todos com a pandemia do coronavírus como pano de fundo das discussões.

No dia 20, entre 12h e 14h, acontecem os encontros sobre saúde e educação com transmissão ao vivo no dial e nas plataformas digitais da emissora. O Fórum BandNews FM: Vem, vacina, no ar das 12h às 13h com apresentação de Sheila Magalhães e Luiz Megale, vai discutir a imunização da população, única esperança diante de hospitais lotados, novas variantes e aumento de casos e mortes. A fila por vagas em leitos de UTI chegou a 6 mil pacientes. Sem remédio eficaz, o tratamento, nos casos mais graves, se resume ao uso de respiradores. Mas até oxigênio faltou. Até agora, o Brasil contabiliza mais de 15 milhões de casos de coronavírus e ultrapassa a marca de 430 mil mortos. Ao mesmo tempo, a vacinação avança, com 38,7 milhões de pessoas que tomaram pelo menos uma dose. O debate contará com a participação do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas; da diretora-geral assistente da Organização Mundial da Saúde responsável pela área de medicamentos e vacinas, Mariângela Simão; e da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Em seguida, das 13h às 14h, Thaís Dias e Gabriela Mayer comandam o Fórum BandNews FM: Educação, os desafios impostos pela pandemia. Desde março de 2020, a população teve de aprender a lidar com escolas fechadas, aulas online, falta de convívio com os colegas enquanto professores se desdobram para dar conta do recado. Na educação, a pandemia mostrou que o Brasil não estava preparado para a crise sanitária. O ensino remoto expôs, mais uma vez, a desigualdade social e privilegiou aqueles que tinham acesso à tecnologia. Um estudo feito pela Fundação Lemann apontou que o ensino fundamental brasileiro pode regredir ao mesmo patamar de 2015, mas há uma saída: a vacinação. Participam da conversa Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, filósofo e professor da USP; Rossieli Soares, secretário estadual de Educação de São Paulo e ex-ministro da Educação; Rosely Sayão, psicóloga e colunista da BandNews FM; Priscila Cruz, presidente da ONG Todos pela Educação; e Mozart Ramos, educador, catedrático da USP e ex-diretor de articulação do Instituto Ayrton Senna.

Fórum BandNews FM: Economia, os desafios impostos pela pandemia será realizado na sexta-feira (21). Assim como no resto do mundo, a economia brasileira ainda sente os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Muitas atividades sequer conseguiram se recuperar da primeira onda. Novas medidas de restrição para conter o avanço da doença tiveram que ser adotadas, fechando comércios e permitindo o funcionamento apenas de serviços essenciais. A escalada da inflação reduziu o poder de compra da população e, se não bastasse, o preço dos alimentos ainda foi influenciado pela alta do dólar. A nova rodada do auxílio emergencial, esperada desde janeiro, só veio em abril, e com parcelas menores. O desemprego se mantém na casa dos 14%, apesar do aumento na criação de vagas formais de trabalho. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a saída é uma só: a vacinação em massa. E, por isso, ele mesmo defende que a iniciativa privada participe do Plano Nacional de Imunizações, contribuindo, assim, para a retomada do crescimento. Eduardo Oinegue e Débora Alfano mediam as discussões sobre o assunto em duas mesas. A primeira, das 12h às 13h, terá participação do CEO da B3, Gilson Finkelsztain; do CEO da Salesforce, Fábio Costa; e do presidente e fundador da OdontoCompany, Paulo Zahr. A segunda mesa, das 13h às 14h, contará com as participações da presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; da presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano; e de José Roberto Mendonça de Barros, economista, ex-secretário de política econômica do Ministério da Fazenda e colunista da BandNews FM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA