Nova temporada da série Original Globoplay ‘Segunda Chamada’ estreia nesta sexta-feira, dia 10

GLOBOPLAY
Neste ano, o cenário do curso noturno para jovens e adultos da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus é ainda mais preocupante do que o habitual e coloca em risco a própria existência do turno, na nova temporada da série Original Globoplay 'Segunda Chamada'. Escrita por Carla Faour e Júlia Spadaccini e com direção artística de Joana Jabace, a obra estreia nesta sexta-feira, dia 10.  
  
As poucas matrículas não são suficientes para manter os portões abertos e é preciso um milagre para que os estudantes não voltem para casa sem o tão sonhado diploma. O diretor Jaci (Paulo Gorgulho) não encontra solução para o problema e se vê obrigado a comunicar aos colegas que não há mais nada a ser feito, deixando silenciosa a pequena sala dos professores. Angustiados com a notícia, os educadores parecem não acreditar que foram em vão os anos de luta contra a péssima infraestrutura, a falta de reconhecimento e o cansaço extremo, tudo em prol da educação. Como desistir quando o objetivo de educar jovens e adultos ainda está longe de terminar?  
  
Para Lúcia (Debora Bloch), todavia, a possibilidade de que o curso noturno deixe de existir é inimaginável. Se na temporada passada a professora já tomava para si a responsabilidade de não perder um aluno sequer, agora, ela não terá sossego até encher as salas de aula, nem que isso signifique buscar estudantes além das redondezas da comunidade. A volta às aulas tem um gostinho de renovação para a professora de Português, após o divórcio de Alberto e o fim do mistério envolvendo a morte de seu filho, Marcelo. O amor pela profissão volta mais forte do que nunca e possui a mesma intensidade do desafio que a educadora enfrentará. Apesar de estar determinada a provar que Jaci está errado, Lúcia sabe que manter a escola aberta não será uma tarefa fácil. A realidade dos fatos parece esmagar qualquer esperança de sucesso. Mas é em seu caminho para casa, quando tudo parece perdido, que ela avista o que pode ser um feixe de luz em sua grande missão de vida.  
  
Na imagem de pessoas que vivem nas ruas, com pouco conforto e pertences, voluntariamente ignoradas por grande parte da população, Lucia enxerga além das aparências. A professora reconhece que cada um ali tem uma história, sonhos e sentimentos. Lembrar a estes indivíduos sem lar que todos têm direito a uma educação digna é uma questão de honra e, quem sabe, uma possível solução para salvar o curso noturno da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. Lúcia respira fundo e se aproxima de um grupo, pronta a fazer um convite aos homens e mulheres que a observam com olhares curiosos e incrédulos: "Quem aqui gostaria de voltar a estudar?"  
  
Mesmo após as incertezas iniciais, os professores Marco André (Silvio Guindane), Eliete (Thalita Carauta), Sônia (Hermila Guedes) e o diretor Jaci decidem acolher a ideia de Lúcia. Ainda que não tenham claro o efeito que a chegada do novo grupo pode provocar na vida dos poucos estudantes já matriculados – Walace (Elzio Vieira), Expedita (Vilma Melo), Seu Gilsinho (Moacyr Franco), Anuiá (Adanilo), Jackson (Ariclenes Barroso), Antonia (Jennifer Dias), Jociane (Fabiana Pimenta), Chico (Dinho Lima Flor) e Vander (Rui Ricardo Diaz) -, os professores estão decididos a seguir em frente. 
 
Juntos, eles se posicionam para distribuir os uniformes e dar as boas-vindas aos novos alunos deste ano: Hélio (Angelo Antonio), Valdinei (Pedro Wagner), Néia (Rejane Faria), Leandro (Tamirys O'Hanna), Palito (Gustavo Luz), Sandro (Flávio Bauraqui), Dona Carmem (Nena Inoue) e Evelyn (Nataly Rocha). Para os novos personagens de 'Segunda Chamada', que representam o universo à beira da estrada, a missão é mostrar o que há por trás dessas escolhas e realidades pouco conhecidas. Longe de se colocarem em papeis de vítimas, os alunos em situação de rua apresentam seu lado mais humano e sua garra para sobreviver e mudar de vida.  
  
Original Globoplay, 'Segunda Chamada' é uma série da Globo em parceria com a O2, criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. A segunda temporada de 'Segunda Chamada' é escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Dino Cantelli, Gionana Moraes, Maira Motta e Marcos Borges. A direção é de Joana Jabace, Henrique Sauer e Pedro Amorim; com direção artística de Joana Jabace, e direção geral de Pedro Amorim. A produção na TV Globo é de Isabela Bellenzani e na O2, de Bel Berlinck.  
 
Perfil dos personagens    
 
Lúcia (Debora Bloch) – Professora de Português da Escola Carolina Maria de Jesus. Após o divórcio do marido e o fim do mistério envolvendo a morte do filho, volta à escola decidida a evitar a suspensão do curso noturno.  
  
Jaci (Paulo Gorgulho) – O diretor do colégio se vê obrigado a enfrentar novos problemas este ano, inclusive para impedir o fechamento da escola. Além dos deveres profissionais, ele precisa equilibrar as suas preocupações com o relacionamento com Eliete e o fantasma de sua história com Lúcia.  
  
Eliete (Thalita Carauta) – Além do namoro com Jaci, a professora de Matemática lida com a volta de sua filha, Michele, e as mudanças de vida da garota. Continua uma grande amiga de Sônia.  
  
Sônia (Hermila Guedes) – A professora de História e Geografia se divorcia de Carlos e está decidida a mudar de vida, permitindo-se um relacionamento com Marco André  
  
Marco André (Silvio Guindane) – O professor de Artes não sabe o que sentir após a descoberta da identidade de sua mãe biológica. Encontra em Sônia um grande ponto de apoio e amor.  
  
Walace (Elzio Vieira) – Estudante do ano anterior, foi reprovado após uma série de problemas e quase abandonou os estudos. Decide voltar à Escola Carolina Maria de Jesus a pedido da professora Lúcia, mas se vê obrigado a encarar uma nova realidade, após um acidente que o deixa paraplégico.  
 
Expedita (Vilma Melo) – Mãe de Gero e Cleiton, ex-alunos da escola, decide se matricular na escola onde os filhos estudaram. É a mãe biológica de Marco André, mas não sabe que o filho abandonado conhece o seu segredo.  
 
Seu Gilsinho (Moacyr Franco) – Sofre de Alzheimer, mas tem o sonho de se formar, antes de perder totalmente a memória. Em sua vida, conta apenas com o neto Levi, que vai precisar socorrer os professores da escola nas crises do avô.  
 
Anuiá (Adanilo) – Jovem indígena que se matricula no curso noturno com o sonho de se tornar advogado e lutar pelos direitos de seu povo. Vende artesanato na rua e entrará em conflito com Jackson, outro aluno da escola.  
 
Jackson (Ariclenes Barroso) – De origem nordestina, decide se matricular na escola contra a vontade do pai, que acredita que nordestino não pode escolher o próprio destino. Faz amizade com Vander e se desentende com Anuiá, por conta da origem indígena do colega.  
 
Antonia (Jennifer Dias) – Moradora da comunidade, volta a estudar por acreditar ser merecedora de uma vida melhor. Tem como objetivo ser a primeira mulher de sua família a conseguir o diploma. A nova estudante odeia injustiças e defende o amigo Anuiá das agressões dos colegas. Também é amiga de Jojoia.  
 
Jociane (Fabiana Pimenta) – Aspirante a blogueira. É leve e descontraída, apesar da rotina pesada de trabalhar de dia e estudar à noite. É amiga de Antonia.  
 
Chico (Dinho Lima Flor) – É o mais estudioso dos colegas. Trabalha em uma fábrica, mas não consegue ser gerente porque não tem diploma. Foi obrigado a abandonar os estudos para ajudar em casa, mas decide voltar a estudar para alcançar os seus objetivos, custe o que custar.  
 
Vander (Rui Ricardo Diaz) – Durante o dia, trabalha como segurança em um shopping e tem o sonho de ter um negócio próprio. Se define como 'machão' e tem conflitos com o professor Marco André. 
   
Hélio (Angelo Antonio) – Sofre com uma tragédia familiar que o leva a morar na rua. Tem grande talento para o desenho e, inicialmente, não confia nas boas intenções da professora Lúcia.  
 
Néia (Rejane Faria) – Vende livros usados para ganhar uns trocados, mas não consegue ler as obras alegando ter a vista cansada. Na verdade, é analfabeta e por isso aceita ter aulas particulares com a professora Lúcia.  
 
Dona Carmen (Nena Inoue) – Tem mania de grandeza e vive de suas memórias. Vai morar nas ruas, mas não consegue se desfazer de seus pertences, que a levam para uma realidade paralela.  
 
Leandro (Tamirys O'Hanna) – Tímido, o jovem guarda um grande segredo. Encontra na professora Lúcia um ponto de apoio e conforto. Os amigos da rua são a sua família, especialmente Palito, de quem é muito amigo.  
 
Palito (Gustavo Luz) – Desconfiado e de personalidade forte. Na rua sempre encontrou uma maneira de sobreviver, contando com a ajuda e o carinho dos amigos. Amigo de Leandro.  
 
Evelyn (Nataly Rocha) – Vende balas na rua e, apesar do jeito arisco e individualista, é muito leal aos 'parças' da rua. No fundo, apenas tenta sobreviver, pois sabe que a realidade para as mulheres em situação de rua não é fácil. Muito próxima de Sandro.  
 
Sandro (Flávio Bauraqui) – Trabalha em São Paulo durante a semana, mas volta para casa depois do serviço pesado. Como mora longe e a passagem de ônibus não cabe em seu orçamento, prefere economizar morando na rua de segunda-feira a quinta-feira.  
 
Valdinei (Pedro Wagner) – Pai de Tatu, faz de tudo para ser um exemplo para o menino. Apesar das dificuldades, não reclama de ter que morar na rua, já que foi graças a ela que conseguiu ter uma família. Decide voltar para a escola para garantir um futuro melhor ao filho.  
 
Tatu (Matheus de Jesus) – Filho de Valdinei, o garoto nunca desgruda do pai. Chega à Escola Carolina Maria de Jesus com os outros moradores de rua, mesmo criança. 
    
Michele (Mariana Sena) – Filha de Eliete.  
 
Carlos (Otávio Muller) – Ex-marido de Sônia.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado