EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA DA Oi KABUM!, PROGRAMA DO Oi FUTURO, SOBRE FESTAS POPULARES DE SALVADOR CHEGA À ESPANHA

 ·    Mostra "Festas Populares de Salvador" ficará aberta até 10 de março, no Centre Civic Pati Llimona em Barcelona, Espanha

·         Fotografias e vídeos da exposição são do Núcleo de Produção, etapa complementar da Oi Kabum! – Escola de Arte & Tecnologia do Oi Futuro, que tem parceria com a ONG CIPÓ – Comunicação Interativa

 

A exposição multimídia "Festas Populares de Salvador" estará em cartaz no Centre Civic Pati Llimona, em Barcelona, até 10 de março. Com 58 fotografias e vídeos assinados pelo coletivo de jovens e profissionais do Núcleo de Produção, etapa complementar da Oi Kabum! - Escola de Arte & Tecnologia de Salvador, em parceria com a ONG CIPÓ – Comunicação Interativa, a mostra, que esteve em cartaz em Salvador, há dois anos, foi para a Espanha a convite da ONG Diversia, criada por brasileiros para desenvolver projetos de integração entre Brasil e Espanha.

 

Durante um ano de trabalho, foram documentadas em fotografia e vídeo 17 festas do calendário da capital baiana. Ao mesmo tempo em que a mostra resgatou a importância das manifestações populares, propôs uma nova leitura sobre as festividades, a partir da visão de jovens voltados para a mistura de arte e tecnologia.

 

"É uma honra para a Oi Kabum! mostrar à Europa uma releitura contemporânea de representações tão expressivas da cultura brasileira. Além de difundir nossa identidade, esta exposição também evidencia as conquistas do Oi Futuro na educação, ao revelar o talento de diversos jovens preparados por nós, no exterior", afirma Paola Scampini, diretora de Educação do instituto de responsabilidade social da Oi.  

 

O novo olhar sobre as "festas de Largo", como também são conhecidas, esteve em três importantes espaços expositivos de Salvador, atingindo um público de cerca de 11.300 visitantes, em 2010. Agora, os espanhóis também poderão vivenciar as histórias e as personagens que mantêm vivas estas celebrações, que juntas, compõem um movimentado calendário de festas iniciado por Santa Bárbara. O calendário ainda inclui: Conceição da Praia, Santa Luzia, Boa Viagem, Lapinha, Bonfim, Ribeira, São Lázaro, Iemanjá, o Carnaval – com a saída dos afoxés e blocos afro como o Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi e Olodum –, os festejos juninos, o Cortejo de 2 de Julho, São Roque e, por fim, Cosme e Damião.

"Este projeto constrói pontes e aproxima gerações a partir do resgate do que elas têm em comum: suas raízes identitárias", afirma Isabel Gouvêa, fotógrafa e responsável pela Coordenação Geral da Oi Kabum! Salvador, que também coordena o projeto, além de ser reconhecida por suas exposições sobre a Festa de Iemanjá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado