A poética de Mário Quintana e de Cruz de Sousa, no SescTV

Obras desses poetas permeiam dois documentários de episódio inédito da série CurtaDoc

 

No dia 13 de março, terça, um dia antes do Dia Nacional da Poesia, às 21h30, o SescTV estreia o episódio Dois Poetas, na série CurtaDoc, que tem direção geral de Kátia Klock. O programa mostra obras dos poetas Mário Quintana (1906 – 1994) e Cruz de Sousa (1861 – 1898) ao exibir os curtas-documentários Pequenos Tormentos da Vida (2006), de Gustavo Spolidoro, e Cruz e Sousa, a Volta do Desterrado (1998), de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting.

No curta Pequenos Tormentos da Vida, a obra de Mário Quintana é estudada por crianças de um colégio de Porto Alegre – RS, que tentam compreender o trabalho do poeta gaúcho. Entre outras atividades, a professora pede aos alunos para lerem poema homônimo ao curta, e, na sequencia, que falem sobre seus pequenos tormentos, um jeito transportar as crianças ao universo do poeta. Durante o documentário, a infância e a poesia retratada na poética de Quintana também se revelam na vida dessas crianças, seja na sala de aula, nos intervalos, nos estudos dos poemas ou na visita que elas fazem à Casa de Cultura Mário Quintana.

O segundo curta, Cruz e Sousa, a Volta do Desterrado, acompanha o cortejo dos restos mortais desse poeta, que chega a Florianópolis, antiga Desterro, nove anos após a sua morte, a pedido do governo do estado. A produção mostra a chegada da urna ao Palácio Cruz e Sousa, no Museu Histórico de Santa Catarina, e a cerimônia com a presença do governador, autoridades e público. Dois poemas de Cruz de Sousa, Marche Aux Flambeau e Emparedado, são declamados em off durante o trajeto.

Para comentar os curtas, o programa convidou o professor de cinema Fernando Vergman, que fala sobre as linguagens cinematográficas dos curtas, que ajudam a destacar a poesia de Quintana e Cruz de Sousa; a reprodução, em Pequenos Tormentos da Vida, da alegria das crianças, da poesia de Quintana e do próprio escritor; e no Cruz e Sousa, a Volta do Desterrado, a sensação que este curta passa de que é o próprio poeta que está narrando o que acontece à sua volta.

 

SERVIÇO:

CurtaDoc
Dois Poetas
Estreia: 13/03, terça, às 21h
Reapresentações: 15/03, às 09h00, e 17/03, às 22h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção geral: Kátia Klock
Produtora: Contraponto Multimeios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado