Com Alessandro Segato, Bandnews TV lança o primeiro programa "cross-media" do Brasil

  
O boletim "Você Chef" estará ao mesmo tempo na TV e outras quatro mídias

A proeza acontece nesta segunda-feira, dia 23 de julho, às 8h, quando o chef Alessandro Segato vai ensinar pelo Bandnews TV como se prepara Tortelli de Baterrabas com Macadâmias Carameladas, uma de suas mais famosas criações. Nesse instante, quando estrear o boletim diário "Você Chef", estará sendo lançado o primeiro programa cross media feito no Brasil. Ou seja, além de poder ser visto pela televisão, "Você Chef" estará em outras quatro mídias: no portal Band.com.br e nas redes sociais, nos monitores da TV Minuto instalados em trens do metrô paulistano, nas edições do jornal Metro, e em APPs de tablets e telefones celulares.

"Vai ser a democratização total da boa gastronomia. Há muito tempo sonhava fazer uma coisa desse tipo", comemora Segato. "Vamos mostrar que a culinária de qualidade pode ser praticada por qualquer pessoa, que ela necessariamente não é cara e pode ser até de simples execução", avisa, ressaltando que vai ensinar desde um prosaico macarrão ao alho e óleo até sofisticados pratos com lagosta.

No Bandnews TV, o boletim será apresentado oito vezes por dia, em horários alternados. Produzido em HD, os programas serão rápidos – no máximo, dois minutos de duração – e vão mostrar como se faz cada prato sem entrar em maiores detalhes, como, por exemplo, especificar a quantidade de cada ingrediente. Já no portal Band.com.br, os interessados em obter elogios preparando pratos criados por Segato, terão à disposição a receita completa e detalhada, além de um "passo-a-passo" destinado aos que estão se iniciando na arte da cozinha. Na TV Minuto – 5.232 monitores sem som instalados nos 109 trens do metrô de São Paulo – a mesma receita será mostrada com imagens e legendas, cerca de 40 vezes por dia.

Nos jornais Metro – editados pelo Grupo Bandeirantes em nove cidades, com distribuição gratuita – o "Você Chef" assumirá inicialmente o formato de uma coluna semanal, veiculada às quintas-feira. "Além de receitas, vou fazer comentários sobre novos produtos e equipamentos de cozinha, e até mesmo crítica de restaurantes", conta Segato. Ele acha que a crítica gastronômica será algo absolutamente inusitado. "Pela primeira vez os chefes de cozinha estarão sendo criticados por alguém como eles, que sabe e entende o dia-a-dia e todos os problemas que enfrentam", comenta.

Nos aplicativos APPs – disponíveis gratuitamente para tablets e telefones que utilizam sistemas da Apple e Andróide – o "Você Chef" também terá sua particularidades. Os vídeos, as receitas e os "passo-a-passo" estão em quatro línguas – português, inglês, espanhol e italiano. Além disso, há outros serviços, como um caderno de receitas para o usuário anotar e divulgar suas próprias criações e até um divertido jogo, aonde o prêmio maior é você se tornar um "chefe de cozinha consagrado".

"O que mais me entusiasma nesse projeto, é a possibilidade de me comunicar com milhões de pessoas ao mesmo tempo, utilizando todas as mídias. Acho que só o Grupo Bandeirantes teria condições de viabilizar essa idéia", diz Segato. Ele tem razão: só o Bandnews TV possui atualmente mais de 6 milhões de assinantes, o portal da Band tem nada menos que 50 milgões de acessos por mês, a TV Minuto atinge um público de 3 milhões de passageiros por dia e as edições do jornal Metro – em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Campinas, Santos e ABC – somam a mais de 2 milhões de leitores.

Apenas a mídia Rádio ainda está fora do programa cross media "Você Chef". "Mas vai ser por pouco tempo. Estamos acertando o formato ideal para que uma das redes de rádio da Band também veicule o programa", adianta Segato.


Quem é o Chef

Nem todos sabem, mas além de chef talentoso, Segato é um comunicador atento, um líder agregador, professor, analista P.I., amante da psicologia, antropologia, tecnologia e antiguidades, pesquisador voraz, autodidata, determinado, vendedor nato, trabalhador incansável, dedicado a família. "E sou apaixonado por tecnologia, o que certamente explica a proposta do Você Chef", ressalta.

Formou-se pela Escola de Hotelaria "Instituto Alberghiero" de Adria, nas cercanias de Veneza, em 1990. Durante os primeiros 5 anos de sua carreira, Segato passou por premiados e prestigiados restaurantes da Europa com "Chez Serge" e "La Gracienne", na França além de "Al Pino", "Ilborgo", "Casale", "Tantris" e "Aubergine" na Alemanha.
No Brasil fez sucesso imediato no comando da cozinha da segunda casa da família Fasano o "Gero", desde a inauguração da casa. Em seguida, desta vez a convite do restauranteur Giancarlo Bolla, passou a comandar a cozinha do tradicional e renomado "La Tambouille", trazendo ao restaurante a sua "segunda estrela", além do sofisticado piano bar "Pianoforte" e a casa de festas "O Leopoldo" da mesma rede;

Em 1998, inaugurou, a convite pessoal do saudoso comandante Rolim, os vôos internacionais da TAM para Miami, assinando os cardápios de todas as classes. Devido ao excelente retorno, Segato desenvolveu os cardápios para vôos internacionais à Paris e Frankfurt. Paralelamente, e desta vez a convite do tricampeão mundial Émerson Fittipaldi e do preparador de pilotos Gary Smith assinou, desenvolveu e lançou o primeiro sistema de regime 100% orgânico e metabólico do mundo o "7 Day Diet Italian", case de sucesso de vendas e de resultados, no Brasil e nos Estados Unidos.

Como empresário, em 1999, idealizou um projeto audacioso, batizado como "Alessandro Segato Alta Gastronomia", em parceria com grandes marcas como DCS/Viking (U.S), Brastemp, KitchenAid (U.S), WMF (Alemanha), Spyce, Chistofle (Paris), Illy (Italia), além dos grupos Expand. Alexander (Italia), Rogie (França), Colavita (Italia) entre outros do meio gastronômico, dedicado à difusão da alta gastronomia, promovendo, a nível institucional, cursos intensivos e confrarias ao público gourmet e clientes exigentes.

O sucesso de seus empreendimentos fez com que, em outubro de 2000, fosse inaugurado o restaurante La Risotteria Alessandro Segato, especializado no tradicional risotto italiano até então pouco conhecido pelo Brasileiros, e outras receitas sofisticadas. A casa virou referência da culinária clássica mediterrânea no país.

Sua trajetória empresarial estendeu-se ao desenvolvimento de produtos diferenciados para os canais supermercadistas catering e linhas exclusivas de sua grife. Segato assumiu de 2003 a 2006 a Food Factory. uma compacta e moderna fábrica responsável pela produção de produtos exclusivos, massas e risotos da grife Alessandro Segato. Nesse período, a fábrica tornou-se o maior fornecedor de produtos para as marcas próprias do Pão de Açúcar e Goodlight. Sempre neste período adquiriu mais uma unidade de negócios a pioneira Brasil Pepper fábrica especializada em pimentas naturais do Brasil e especiarias ardentes. Uma marca forte no mercado de exportação tanto para os canais supermercadistas e de decoração.

A organização e consolidação deste mix de negócios concretizou-se na holding "Gruppo Segato Soluzioni Alimentari D"Autore", com o objetivo de difundir a alta gastronomia e suas excelências em qualidade em todos os níveis de atuação.

Alinhada à missão da empresa, surgiu à parceria com a rede Pão de Açúcar e desafio de levar unidades expressas Alessandro Segato na implementação, da terceira geração de lojas rede, aliando qualidade de vida e praticidade ao consumidor, a parceria foi um sucesso e no lugar de durar 1 ano como era previsto estendeu-se por 4 anos;

Em 2009, a convite da Turner, teve a sua primeira experiência em televisão: aceitou o desafio de comandar um talk show de intrevistas a celebridades cozinhando juntos, "A Moda do Chef", A temporada, imaginada para durar 3 meses estendeu-se por 2 anos.

A partir de 2010 Segato entrou para valer na era digital e do ensino à distancia, inovando o mercado "Mobile" com seus produtos de Corporate &Sale Training. Entre eles, destaca-se o M.I.T.S (Mobile Intelligent Teaching System) sistema embarcado para smartphones e tablets, e, agora, APP "Você Chef".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado