Zita Carvalhosa fala sobre sua trajetória no mundo do cinema em entrevista inédita no SescTV


A conversa com a produtora, criadora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo e da Associação Cultural Kinoforum vai ao ar no dia 26/07, quinta-feira, às 22h

 
 
Zita Carvalhosa está entre os principais divulgadores de curtas-metragens no Brasil. Fundadora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 1990, que tem o Sesc São Paulo como correalizador desde 1996, a produtora também criou a Associação Cultural Kinoforum, em 1995. Em novo episódio da série Sala de Cinema, dirigida por Luiz R. Cabral, Zita relembra sua carreira dedicada em grande parte ao curta-metragem. O programa, que vai ao ar no dia 26 de julho, quinta-feira, às 22h, no SescTV, tem apresentação do jornalista Miguel de Almeida.
 
Na entrevista, Zita lembra o início de sua carreira nos anos 1980, numa época que foi considerada como Primavera dos Curtas, em que os curtas-metragens tiveram mais espaço para exibição. O cineasta Francisco Cesar Filho comenta sobre essa revolução na produção de curtas, que teve início com a criação da Lei do Curta em 1975. A lei previa a exibição de curtas nacionais antes de cada sessão de longas estrangeiros em salas comerciais, resultando num aumento de produção de curtas para esse público.
 
Zita conta que nesse período despontaram cineastas talentosos como Jorge Furtado e que "a Primavera do Curta foi consequência da Lei de Obrigatoriedade, que permitiu um espaço glamoroso aos curtas e eles corresponderam às expectativas", e completa: "Foi um momento auspicioso que acabou junto com a Embrafilme". Francisco Cesar Filho recorda que foi durante a Primavera do Curta que Zita assume a área de cinema do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e este cria um projeto para difundir o curta-metragem.  
 
Além de curtas, Zita também produziu dezenas de longas. Ela acredita que teve sorte quando, aos 23 anos, foi uma das fundadoras da Cinematográfica Super Filmes, onde produziu Como Fazer um Filme de Amor, dirigido por José Roberto Torero; Tônica Dominante, primeiro longa dirigido por Lina Chamie; e Anjos da Noite, por Andre Klotzel.
 
Na entrevista, Zita aborda a produção de curtas, obra que não requer custo alto e propicia liberdade aos produtores e cineastas, além de abrir espaço para a diversidade e experimentação. Ela também fala sobre o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, criado em 1990; a criação da Associação Cultural Kinoforum; o Festival É Tudo Verdade; as oficinas da Kinoforum; a produção de Anjos da Noite (1987), filme dirigido por Wilson Barros e ganhador de diversos prêmios; a mudança acentuada nos trabalhos dos produtores brasileiros nos últimos anos; sua parceria com o diretor Ricardo Dias; e a produção de filmes para iniciantes.
 
Sobre Sala de Cinema:
 
Programa de entrevistas com diretores, produtores e atores do cinema nacional. Os convidados abordam suas obras; falam sobre as influências presentes em seus trabalhos; e analisam as produções cinematográficas do país.
 
Sobre o SescTV:
 
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
 
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e idéias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
 
SERVIÇO:
 
Sala de Cinema
Zita Carvalhosa
Estreia: 26/07, quinta-feira, às 22h
Reapresentação: 28/07, às 20h.
Classificação Indicativa: 14 anos
Direção: Luiz R. Cabral
Produtora: Plateau Produções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado