Oi FUTURO APRESENTA O FRANCÊS FABIEN RIGOBERT EM “PREDICAMENT/SITUAÇÕES DIFÍCEIS” EM JULHO

 

  • Mostra de fotografia e vídeo de uma das maiores revelações em arte e tecnologia vai de 24 de julho a 16 de setembro no centro cultural do Flamengo

A mostra "PREDICAMENT/Situações Difíceis" leva ao Oi Futuro, no Flamengo, de 24 de julho a 16 de setembro, alguns dos mais emblemáticos trabalhos de uma das maiores revelações no campo da arte e tecnologia na França, Fabien Rigobert. A exposição será composta de vídeos e fotografias onde o artista pesquisa a perplexidade do homem europeu contemporâneo diante de um mundo em profunda mudança. Assinando a curadoria estão Yann Lorvo e Stéphanie Suffren. A exposição tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura/Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi, realização do Oi Futuro e da Aliança Francesa do Rio de Janeiro. O projeto compreende também a edição de um livro trilíngue (português, francês e inglês) sobre a obra do artista, a ser lançado após a exposição.

 

No Oi Futuro, serão apresentados trabalhos chamados por Rigobert de "programas fotográficos", que combinam imagens reais com imagens virtuais criadas em computador. Neles, atores profissionais, figurantes e o próprio artista jogam com o isolamento dos personagens e a complexidade das relações que se instala entre eles, em imagens de extrema ambivalência. A proposta é dizer o mínimo possível para fazer com que o espectador imagine a história pessoal dos personagens. Estarão lá Flanders (2009), inspirado nos mestres flamengos como Brueghel, Van Eyck e Bosch, cujas pinturas exploram os demônios e fantasmas dos homens; e Jaywick (2010), que remete às inundações devastadoras de uma cidade costeira da Inglaterra, em 1953. Na parede será projetado o vídeo Predicament 13 (2011), que retrata uma cena numa cachoeira onde o artista contracena com duas meninas, em um ritual de iniciação do Candomblé. Em fotografia, Rigobert expõe mais quatro obras da série Predicament, ampliadas em metacrilato, onde um chefe indígena de uma tribo norte-americana – vestido caricaturalmente como em filmes – divide a cena com o artista que veste roupas pretas.

 

Num trabalho de extrema sofisticação, as obras de Rigobert refletem momentos de tensão, decadência ou suspense. Nas cenas, não sabemos o que está acontecendo no momento, hesitando entre a proximidade e distância. As fotografias, assim como os vídeos, oferecem uma pluralidade de leituras, alterando a percepção de "banal" e questionando a noção de encenação ou realidade das cenas. Nas obras de Rigobert, não se vê improvisação e espontaneidade.

 

"Meu trabalho é sobre perplexidade"

 

O trabalho de Rigobert está em sintonia com as profundas mudanças no panorama político mundial do início do século XXI, onde os Estados Unidos e a Europa vivem sucessivas crises financeiras, enquanto surgem novas potências econômicas. Os paradigmas morais e teóricos do homem branco europeu são abalados, gerando uma crise ideológica e de identidade. Paralelamente, mudanças climáticas ameaçam a vida no planeta e põem em xeque seu modelo de desenvolvimento. A  obra de Rigobert explora essa tensão do homem branco europeu contemporâneo. "O que houve comigo e com o mundo? Quem somos? Para onde vamos? Meu trabalho é sobre essa perplexidade que vivemos hoje", explica o artista.

 

Obras em exposição:

 

   - Vídeo exibido em LCD: Flanders (2009)
   - Vídeo exibido em, LCD: Jaywick (2010)
   - Vídeo projetado sobre a parede: Predicament 13 (2011) 
   - 4 fotografias da série Predicament (2007), ampliadas em metacrilato

 

 

Link:http://www.francetv.fr/culturebox/photographies-et-videos-de-fabien-rigobert-a-cahors-30091

 

SOBRE O ARTISTA                                                                                       

 

Fabien Rigobert nasceu em Calais, em 1968, e vive e trabalha em Roubaix, na França. Desde 2000, participou de mais de 50 exposições em diversos continentes. Em 2000, após participar do Festival Transculturel, em Roubaix (França), exibiu no Congo e em diversas cidades da França. Em 2004, ganhou o prêmio Atadis, em Paris (França). No mesmo ano foi convidado para participar da Art 35 Basel 2004 (Suíça) e suas obras percorreram diversas cidades da Europa e América, como Londres (Inglaterra), Madri (Espanha) e Miami (EUA). Em 2005, exibiu em Londres, Nova York (EUA), Paris, Shangai (China) e Barcelona (Espanha), entre outras cidades. Neste ano, o artista participou também do Festival Némo, Arcadi (França). Em 2006, participou de importantes mostras em Bangkok (Tailândia), Barcelona, Nova York, entre outras. Entre 2007 e 2008, expôs em Paris, Bruxelas (Bélgica), Utrecht (Holanda), Londres, Vigo (Espanha) etc., com destaque para Incredible, Fabrica, Contemporary Art Center, em Brighton (Inglaterra). Em 2009, recebeu o Prix de La Biennale d'Art Contemporain, La Diagonale des Arts, em Cahors (França). Em 2010, expôs em Ekaterinbourg (Rússia), Cambridgeshire, Clacton-on-sea (Inglaterra), Taiwan e em diversas cidades da França.

 

SERVIÇO

 

Exposição PREDICAMENT/ Situações Difíceis de Fabien Rigobert
De 23 de julho a 16 de setembro
Oi Futuro no Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3131 3060
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação etária: Livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado