PROGRAMA BALANÇO GERAL CURITIBA CRIA BLOG MANTIDO PELA COMUNIDADE

César Pereira, membro do Conseg Juvevê, colaborador do blog do BG

Iniciativa pioneira na televisão brasileira, o Blog do BG é mantido com informações postadas diretamente por líderes comunitários cadastrados e treinados pela RICTV Record
 

O Balanço Geral é um programa que buscar estar cada vez mais perto da comunidade. Apresentado pelo comunicador Gilberto Ribeiro vem se consolidando na preferência do telespectador da Grande Curitiba. E agora apresenta um projeto inovador. É o Blog do BG <www.ricmais.com.br/blogdobg> mantido pela própria comunidade. "Com o avanço das redes sociais e a popularização dos equipamentos como celulares e tablets, cada cidadão virou um produtor de notícia. Temos que canalizar este esforço em nome da liberdade de informação", diz o idealizador do Blog, o escritor e jornalista Luiz Andrioli, gestor de conteúdo on line do Grupo RIC Paraná.

Dezenas de líderes comunitários foram identificados em toda a grande Curitiba. Estes representantes participaram de um curso promovido pela RICTV, no qual aprenderam noções de texto para web, fotografia, filmagem e funcionamento do Blog. Após assinarem um termo de compromisso, os "Agentes do BG" ganharam uma senha e um login para postar as notícias da comunidade diretamente no Blog. Além de expressar os assuntos que interessam para as suas regiões, os novos blogueiros podem também ter as postagens exibidas no Balanço Geral. "A RICTV, que sempre esteve próxima da população nas comunidades onde atua, com o Blog do BG está ainda mais antenada quanto às necessidades do paranaense", afirma o diretor de conteúdo do Grupo, José Nascimento.

Os "Agentes do BG" são, em sua maioria, líderes comunitários de bairros ou representantes de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg´s). Membro do Conseg Juvevê, César Pereira é um colaborador assíduo do Blog do BG. Para ele tem sido gratificante atuar como um agente de jornalismo colaborativo: "Essa é uma ótima oportunidade que recebemos. O Blog nos possibilita sermos uma caixa de ressonância de várias pessoas que não têm voz nos noticiários", diz.

Para ser um agente, o candidato precisa passar por um treinamento presencial na emissora. A RICTV já habilitou 30 colaboradores e há mais duas datas de treinamento agendadas (27/07/2012 e 01/08/2012). Os interessados podem entrar em contato pelo Blog (www.ricmais.com.br/blogdobg).
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado