Especial inédito do HISTORY investiga a lenda de que os templários teriam trazido o Santo Graal para a América

 

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi uma das mais famosas ordens militares cristãs, fundada na França em 1118 por um grupo de nobres franceses. Seu nome provém do lugar onde originalmente se estabeleceram, o Monte do Templo, em Jerusalém, onde teria existido o Tempo de Salomão e onde atualmente está a Mesquita de Al-Aqsa.

 

Tinha como objetivo manter as conquistas das Terras Santas feitas na Primeira Cruzada e proteger os peregrinos europeus que iam para Jerusalém. Foi oficialmente outorgada pelo Papa Honório II em 1127, concedendo um hábito branco com uma cruz vermelha no peito, e tendo como símbolo um cavalo montado por dois soldados. Em pouco tempo, os templários conquistaram apoio e grandes doações financeiras de reis e da nobreza europeia. A Ordem existiu oficialmente por cerca de 200 anos.

 

A Ordem tornou-se tão poderosa que, em 1139, o papa Inocêncio II determinou que os templários não deviam obediência a nenhum poder secular ou eclesiástico, apenas ao próprio papa. No auge de sua formação, os cavaleiros, que haviam acumulado uma grande fortuna, desenvolveram um sistema de empréstimos, linhas de crédito e depósitos de riquezas, sendo considerados os precursores do desenvolvimento do que viria a ser o sistema bancário.

 

Eles também teriam tido a missão de proteger o Santo Graal, o cálice que Jesus utilizou em sua última ceia, e que também teria guardado o Seu sangue depois de morrer na cruz.

 

O HISTORY se debruça em um aspecto curioso e pouco conhecido sobre o assunto, no especial de duas horas Ordem dos Cavaleiros Templários, que estreia dia 16/7, segunda-feira, às 22h. Nele, é investigada a teoria de que o Santo Graal teria sido trazido para o Novo Mundo pelos templários, muito antes da chegada de Colombo. Esta hipótese também ganha consistência em relatos dos nazistas, que supostamente conheciam essa história, e teriam procurado essa relíquia tão cobiçada na América Latina. O programa vai atrás das pistas dos templários, do México à Patagônia para tentar desvendar essa teoria, com a ajuda de historiadores, arqueólogos e especialistas no tema.

 

Ordem dos Cavaleiros Templários

Estreia 16/7, segunda-feira, às 22h

Produção original HISTORY

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado