LEVADA Oi FUTURO APRESENTA NOVIDADES DO PARÁ, ESPÍRITO SANTO E RIO GRANDE DO SUL EM JULHO

Já consolidado como espaço para música inovadora no Rio de Janeiro, o Oi Futuro em Ipanema traz para seu palco, neste mês de julho, Felipe Cordeiro (dias 13 e 14), Silva (dias 20 e 21) e Filipe Catto (dias 27 e 28)

O Levada Oi Futuro apresenta em julho Felipe Cordeiro (dias 13 e 14), Silva (20 e 21) e Filipe Catto (27 e 28), em shows que serão realizados no Oi Futuro em Ipanema. O projeto, que começou em maio, trará 20 artistas nacionais, que farão 40 shows, sempre às sextas e sábados, até o final de 2012, com patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O Levada Oi Futuro revela ao público artistas novos de várias regiões do país, além de apresentar novos trabalhos de nomes já estabelecidos dos mais variados gêneros musicais brasileiros. Nesta etapa, o projeto reforça sua vocação inovadora, trazendo novos talentos de três cantos diferentes do Brasil: do Pará (Felipe Cordeiro), do Espírito Santo (Silva) e do Rio Grande do Sul (Filipe Catto).

Produzido pela Zucca, o projeto tem curadoria de Jorge LZ (DJ, produtor e apresentador do programa "Geleia Moderna", da rádio Roquette Pinto FM) ede Roberto Guimarães, curador do Oi Futuro, atuando como uma vitrine do gosto diversificado e original daqueles que buscam novidades na web. Oline-up é uma prova da versatilidade e diversidade da atual cena brasileira.

As atrações de julho

 

O Pará não para de exportar talentos. Felipe Cordeiro é um dos principais expoentes da nova geração do estado. Cantor, compositor e instrumentista, Felipe vai da lambada ao carimbó, da guitarrada ao tecnomelody, sempre embalados pela ironia do brega e do pop retrô, que o artista batiza de "pró-kitsch" ou Kitsch Pop Cult, nome de seu primeiro disco. Com a produção de André Abujamra, o álbum teve boa receptividade da crítica e ótima repercussão na cena independente nacional, em festivais no Pará, Amapá, Recife e São Paulo. Sua apresentação no Levada Oi Futuro será nos dias13 e 14 de julho (sexta e sábado).

 

A segunda atração do mês vem do Espírito Santo: Silva mostrará nos dias 20 e 21 o repertório de seu EP, homônimo, lançado em 2011. Lúcio Silva, conhecido apenas como Silva, é um capixaba que se tornou a nova sensação do indie nacional, tendo lançado um dos trabalhos mais comentados de 2011, no Brasil, e um dos shows mais falados do festival Sónar. Com cinco faixas, o EP foi coproduzido por Matt Colton, que tem no currículo James Blake e Coldplay. O som recombinando referências do pop inglês e norte-americanas com a MPB clássica é complementado com um toque erudito, por conta de violinos – instrumento no qual o artista é formado – e pianos, misturados a suaves batidas eletrônicas. Segundo o próprio Silva, sua música é uma "ode à juventude, inocência, entusiasmo e, acima de tudo, independência".

 

O gaúcho Filipe Catto desembarca no Oi Futuro Ipanema na sexta e sábado, 27 e 28 de julho, com boa parte de seu repertório já conhecido do público, que pode fazer download gratuito de seu álbum de estreia, "Fôlego", lançado pela Universal em 2011. Suas leituras de Hilda Hilst ou Caio Fernando Abreu misturam-se às crônicas de um cotidiano romântico, compondo um repertório cheio de charme e crueza. Filipe gosta de falar de amor e para isso se serve do tango, do samba-canção e do blues. Neste show, Filipe cantará músicas de sua autoria, além de uma parceria de Dadi com Arnaldo Antunes e composições de Reginaldo Rossi e Zé Ramalho.

 

Grande panorâmica da música de vanguarda é no Oi Futuro Ipanema

 

Inaugurado em setembro de 2009, o Oi Futuro em Ipanema tem sua programação voltada para a música e o audiovisual, já tendo sido palco de apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais. O teatro de 120 lugares vem recebendo o que há de mais contemporâneo e inovador na música, colocando o centro cultural como radar de tendências em diversos gêneros e estilos, atuando em três frentes.

A primeira delas é a apresentação de novos nomes, por meio do Mapa Oi Novo Som – panorâmica de bandas e artistas com diferentes sotaques – e do Ouve.aí, programação que prestigia a nova cena da música instrumental brasileira. Uma segunda frente, a partir de 2012, é o lançamento de artistas e bandas que estão despontando e de novos álbuns, com o Levada Oi Futuro. Uma terceira iniciativa é abrir espaço àqueles que estão se firmando como os mais inventivos de suas cenas, por meio de festivais como o Novas Frequências, mais voltado para a música internacional de vanguarda, e o Sonoridades, que celebra misturas inusitadas de gêneros e estilos, sob a batuta de Nelson Motta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado