DISCOVERY ESTREIA VERSÃO BRASILEIRA DE “DESAFIO EM DOSE DUPLA”

 
 Dois especialistas com formações distintas unem forças e conhecimentos para superar desafios em locais inóspitos
 
 
 
Léo e Leite - Foto: Paulo Fridman
 
Um militar especializado em resgates de alto risco e um especialista em técnicas indígenas que aos 11 anos de idade foi morar com uma tribo no Xingu: estes perfis, que determinam personalidades e visões de mundo muito distintas, são de Coronel Leite e de Léo, os protagonistas da versão brasileira de DESAFIO EM DOSE DUPLA (DUAL SURVIVAL), série lançada no Discovery Estados Unidos em junho de 2010 e, no Brasil, em agosto do mesmo ano.

Com estreia na terça-feira, 21 de agosto, às 21h, a versão local de DESAFIO EM DOSE DUPLA é uma produção do Discovery realizada pela Mixer, dividida em seis episódios. Seguindo o formato original, a cada semana Leite e Léo estarão em destinos que são ao mesmo tempo paradisíacos, remotos e perigosos: Pantanal, Serra da Capivara, Jalapão e Aparados da Serra (no Brasil), além de Chiloé (no Chile) e Patagônia (na Argentina).

Entretanto, sua visita a esses lugares não será nada turística. Leite e Léo são colocados na natureza selvagem de onde devem sobreviver fazendo uso de ferramentas escassas, como cantil, faca e lampião, e de seus conhecimentos sobre fauna e flora.

Ao passarem pelas diversas situações peculiares que os diferentes ecossistemas impõem, eles dividem suas experiências com os telespectadores, como em um guia de sobrevivência com informações curiosas e úteis.

Em função do treinamento militar, Leite usa métodos próprios que nem sempre condizem com a perspectiva de Léo, que prioriza a preservação do meio ambiente, mesmo que isso signifique passar fome ou ser menos ágil.

Mesmo que não concordem, eles não estão em uma competição e precisam entrar em consenso tendo em vista a necessidade de sair o quanto antes do ambiente selvagem. Para isso, terão de confiar no senso de direção e, sobretudo, na capacidade do outro.

Seguem abaixo uma breve descrição dos episódios e informações sobre os protagonistas:
 
1º episódio – Planíce Inundada – Terça-feira, 21 de agosto, 21h
O Pantanal é conhecido como a maior área alagada do mundo. Ficar perdido no pântano repleto de predadores é mais do que uma aventura: representa perigo legítimo. Léo e Leite irão enfrentar os desafios desta região belíssima e rica em biodiversidade, o que significa encontros repentinos com jacarés, cobras, onças e insetos.
 
2º episódio – Seca Verde (Serra da Capivara) – Terça-feira, 28 de agosto, 21h
A caatinga determina um ecossistema com características muito peculiares que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Sol quente e chuvas escassas predominam na área de aproximadamente 1000km². A primeira coisa que Léo e Leite precisam fazer para garantir a sobrevivência é achar água, mesmo que seja preciso procurá-la em locais pouco prováveis. Eles irão atravessar esta terra árida na luta para evitar um dos maiores desafios para a vida humana: a desidratação.
 
3º episódio – Terra de Fiordes – Terça-feira, 4 de setembro, 21h
Léo e Leite estão próximos à Ilha de Chiloé, no Chile, quando um passeio de caiaque acaba em acidente. Presos entre o mar e o rio, em uma região que nenhum dos dois conhece bem, eles precisam procurar abrigo e achar maneiras de aumentar as chances de serem resgatados.
 
4º episódio – Caminho das Águas (Jalapão) – Terça-feira, 11 de setembro, 21h
No coração do Brasil, há um lugar de incrível beleza e muitas armadilhas. Sob o sol forte e temperaturas altas, Léo e Leite caminham por áreas com cobras venenosas, escorpiões, onças e outros predadores espalhados em uma área de aproximadamente 50 mil km². Eles precisam usar suas habilidades de sobrevivência e a única ferramenta disponível é uma moto quebrada.
 
5º episódio – Terra dos Cânions – Terça-feira, 18 de setembro, 21h
Vales profundos compõem a paisagem de Aparados da Serra, região localizada no extremo sul do Brasil, que reúne os cinco maiores cânions do País. É neste entorno cheio de abismos que Léo e Leite mostram como usar os recursos que têm à mão para sobreviver. Deixados em um cânion de quase um quilômetro de profundidade, eles terão de correr contra o relógio para subir ao topo, lutando contra as intempéries e a hipotermia.
 
6º episódio – Montanha Abaixo – Terça-feira, 25 de setembro, 21h
Patagônia, Argentina. Um dos destinos certos para a prática de esportes radicais ao ar livre é também um local com alta incidência de acidentes – todos os anos, nas temporadas de inverno e verão, muitas pessoas se perdem nos rios, montanhas, lagos e florestas da região. Léo e Leite mostrarão como um acidente durante um voo duplo de parapente pode acabar bem, se utilizadas as técnicas adequadas.
 
SOBRE OS PROTAGONISTAS

Edmilson Leite Guimarães Filho (Leite)
50 anos
Coronel da Força Aérea, Leite é natural de Fortaleza (CE) e vive hoje em Manaus (AM). Ele sempre quis seguir carreira militar e, a exemplo de seu pai e a contragosto de sua mãe, se esforçou desde muito cedo para atingir este objetivo, que começou a se realizar quando ingressou no Colégio Militar de Fortaleza. Leite especializou-se em resgates e participou de casos emblemáticos como a busca pelas vítimas do acidente com o voo Gol 1907, que em setembro de 2006 colidiu no ar com um jato particular e caiu em meio à selva Amazônica. Leite é casado e tem duas filhas que vivem com a família, em Manaus.

Leonardo Marques Rocha (Léo)
36 anos
Natural de Belo Horizonte (MG), Léo mudou-se com a família para a Chapada dos Guimarães ainda criança. O primeiro contato com comunidades alternativas aconteceu por intermédio de sua mãe, que sempre incentivou a vida junto à natureza. Léo começou a trabalhar aos sete anos, como guia turístico. Em função de um encontro nacional de pajés, que aconteceu em um sítio próximo a sua casa, Léo foi, aos 11 anos de idade, convidado a morar em uma comunidade indígena no Xingu e lá passou seis meses aprendendo as técnicas e a cultura de seus anfitriões. Leó continua vivendo na Chapada dos Guimarães, ao lado da mulher e dos dois filhos.

SERVIÇO: DESAFIO EM DOSE DUPLA
Canal:
Discovery
Estreia: terça, 21 de agosto, às 21h
Classificação indicativa: 14 anos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado